sexta-feira, abril 19, 2024

Do Pior ao Melhor | Todos os Filmes Cults Românticos de Matheus Souza

Premiado no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2008 pelo seu primeiríssimo filme, Matheus Souza é uma promessa que se cumpriu. De lá para cá, o cineasta de 33 anos trabalhou com diligência em seus projetos, dirigiu e escreveu cinco longa-metragens. Um deles, Me Sinto Bem Com Você, estreou com exclusividade no catálogo da Amazon Prime Video no dia 20 de maio de 2021. Ainda este ano, o cineasta lança pela Globo Filmes, A Última Festa, rodado em Portugal. 

Caso você ainda não conheça o trabalho do jovem diretor, roteirista, ator, compositor e produtor brasileiro, a gente criou um ranking para te ajudar. Além da direção de cinco filmes, Matheus Souza também é responsável pelo roteiro de Confissões de Adolescente (2013), de Daniel Filho; Intimidade Entre Estranhos (2018), de José Alvarenga; e Eduardo e Mônica, de René Sampaio, ainda sem previsão de estreia. Ele ainda colaborou na série Onde Está Meu Coração (2020), da Globoplay; Vendemos Cadeiras (2010), da Multishow, e no programa Amor e Sexo, da Globo

Apesar de importantes trabalhos apenas como roteirista, decidimos deixá-los fora do ranking neste momento, já que estamos avaliando a direção do jovem profissional. Embora a lista siga ao julgamento da autora deste artigo, vamos compartilhar as notas dadas pelo público nas plataformas agregadoras de opiniões: IMDB (nota máxima 10) e Filmow (nota máxima 5). Vamos à lista?

5. Tamo Junto (2016)

IMDB: 5.7 (131 votos) – Filmow: 2.7 (397 votos)

Mesmo as participações especiais de Fábio Porchat, Antonio Tabet e Augusto Madeira não salvam a comédia romântica. Com uma mescla de tentativa de homenagem aos clássicos do cinema estadunidense, somado a um personagem introspectivo irritante, mais péssimas atuações, Tamo Junto é um tiro que saiu pela culatra. Com a premissa de um rapaz a fim de aproveitar a vida de solteiro, o filme torna-se um romance atrapalhado entre amigos com direito a uma cena de interrupção de casamento, numa vergonhosa mistura de A Primeira Noite de Um Homem (1967) e Tudo Para Ficar com Ele (2002). 

4. Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida (2012)

IMDB: 5.6 (405 votos) – Filmow: 3.0 (6.419 votos)

Em seu segundo longa-metragem, Matheus Souza apresenta Clara (Clarice Falcão), uma jovem em crise com os seus próximos passos. Ela tem um namorado pelo qual não tem grande apreço, cursa a faculdade de Medicina por pressão da família, mas tem faltado às aulas para refletir em uma pista de boliche e ter encontros com pessoas da sua família em busca de respostas. O título enorme assusta, a atuação dramática de Clarice Falcão deixa a desejar, mas a trilha sonora composta por Tiê, Silva, Rodrigo Amarante, Marcelo Camelo e própria Clarice é um acalento e as reflexões tocam mansamente a alma. 

3. Me Sinto Bem Com Você (2021)

IMDB: 8.0 (9 votos) – Filmow: 3.2 (18 votos)

Lançado há pouquíssimos dias na Amazon Prime Video, o filme já ganhou o pódio com cinco simpáticas histórias de relacionamento durante a quarentena. O grande destaque da produção está na estética, na iluminação e na composição artística, claro, que o roteiro e a direção são bons, assim como as atuações, destaque para Manu Gavassi e Richard Abelha. É impossível não sorrir em algum momento e não se deixar levar pelas conversas e dramas de confinamento da jovem classe média brasileira. 

Leia também: Crítica | Me Sinto Bem Com Você – Comédia Dramática sobre Confinamento, Confiança e Caráter na Juventude

2. Ana e Vitória (2018)

IMDB: 6.5 (545 votos) – Filmow: 3.2 (3.360 votos)

Era uma cinebiografia ou pré-lançamento de disco? Na dúvida, a produção ficcionaliza a história do encontro entre as cantoras Ana Caetano e Vitória Falcão, na sua cidade natal Araguaína, no Tocantins, e o sucesso estrondoso da dupla pelo Brasil. No entanto, o Rio de Janeiro é o palco dos maiores casos e descasos amorosos das duas amigas e artistas. Enquanto se apaixonam, elas compõem, cantam e nos encantam com a voz melódica, destaque para as canções Ai, amor e Outrória

Leia também: [Exclusivo] “A Ana é um gênio e a Vitória é uma explosão de carisma”, diz diretor de ‘Ana e Vitória’

1. Apenas o Fim (2008)

IMDB: 6.9 (870 votos) – Filmow: 3.7 (7.338 votos)


Comparado com Antes do Amanhecer (1995), de Richard Linklater, pelos longos diálogos entre dois personagens, com apenas alguns extras, como Marcelo Adnet, Apenas o Fim é um pequena obra-prima. Na trama, uma garota (Erika Mader) resolve abandonar o namorado Tom (Gregório Duvivier) e fugir para um lugar desconhecido. Antes de partir, ela decide encontrá-lo, porém eles têm apenas uma hora para fazer um balanço divertido do seu relacionamento. Simples, bonito, poético e com Los Hermanos na trilha sonora.

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS