Do Pior ao Melhor | Todos os Filmes Cults Românticos de Matheus Souza

NotíciasDo Pior ao Melhor | Todos os Filmes Cults Românticos de Matheus Souza

Premiado no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2008 pelo seu primeiríssimo filme, Matheus Souza é uma promessa que se cumpriu. De lá para cá, o cineasta de 33 anos trabalhou com diligência em seus projetos, dirigiu e escreveu cinco longa-metragens. Um deles, Me Sinto Bem Com Você, estreou com exclusividade no catálogo da Amazon Prime Video no dia 20 de maio de 2021. Ainda este ano, o cineasta lança pela Globo Filmes, A Última Festa, rodado em Portugal. 

Caso você ainda não conheça o trabalho do jovem diretor, roteirista, ator, compositor e produtor brasileiro, a gente criou um ranking para te ajudar. Além da direção de cinco filmes, Matheus Souza também é responsável pelo roteiro de Confissões de Adolescente (2013), de Daniel Filho; Intimidade Entre Estranhos (2018), de José Alvarenga; e Eduardo e Mônica, de René Sampaio, ainda sem previsão de estreia. Ele ainda colaborou na série Onde Está Meu Coração (2020), da Globoplay; Vendemos Cadeiras (2010), da Multishow, e no programa Amor e Sexo, da Globo

Apesar de importantes trabalhos apenas como roteirista, decidimos deixá-los fora do ranking neste momento, já que estamos avaliando a direção do jovem profissional. Embora a lista siga ao julgamento da autora deste artigo, vamos compartilhar as notas dadas pelo público nas plataformas agregadoras de opiniões: IMDB (nota máxima 10) e Filmow (nota máxima 5). Vamos à lista?

5. Tamo Junto (2016)

IMDB: 5.7 (131 votos) – Filmow: 2.7 (397 votos)

Mesmo as participações especiais de Fábio Porchat, Antonio Tabet e Augusto Madeira não salvam a comédia romântica. Com uma mescla de tentativa de homenagem aos clássicos do cinema estadunidense, somado a um personagem introspectivo irritante, mais péssimas atuações, Tamo Junto é um tiro que saiu pela culatra. Com a premissa de um rapaz a fim de aproveitar a vida de solteiro, o filme torna-se um romance atrapalhado entre amigos com direito a uma cena de interrupção de casamento, numa vergonhosa mistura de A Primeira Noite de Um Homem (1967) e Tudo Para Ficar com Ele (2002). 

4. Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida (2012)

IMDB: 5.6 (405 votos) – Filmow: 3.0 (6.419 votos)

Em seu segundo longa-metragem, Matheus Souza apresenta Clara (Clarice Falcão), uma jovem em crise com os seus próximos passos. Ela tem um namorado pelo qual não tem grande apreço, cursa a faculdade de Medicina por pressão da família, mas tem faltado às aulas para refletir em uma pista de boliche e ter encontros com pessoas da sua família em busca de respostas. O título enorme assusta, a atuação dramática de Clarice Falcão deixa a desejar, mas a trilha sonora composta por Tiê, Silva, Rodrigo Amarante, Marcelo Camelo e própria Clarice é um acalento e as reflexões tocam mansamente a alma. 

3. Me Sinto Bem Com Você (2021)

IMDB: 8.0 (9 votos) – Filmow: 3.2 (18 votos)

Lançado há pouquíssimos dias na Amazon Prime Video, o filme já ganhou o pódio com cinco simpáticas histórias de relacionamento durante a quarentena. O grande destaque da produção está na estética, na iluminação e na composição artística, claro, que o roteiro e a direção são bons, assim como as atuações, destaque para Manu Gavassi e Richard Abelha. É impossível não sorrir em algum momento e não se deixar levar pelas conversas e dramas de confinamento da jovem classe média brasileira. 

Leia também: Crítica | Me Sinto Bem Com Você – Comédia Dramática sobre Confinamento, Confiança e Caráter na Juventude

2. Ana e Vitória (2018)

IMDB: 6.5 (545 votos) – Filmow: 3.2 (3.360 votos)

Era uma cinebiografia ou pré-lançamento de disco? Na dúvida, a produção ficcionaliza a história do encontro entre as cantoras Ana Caetano e Vitória Falcão, na sua cidade natal Araguaína, no Tocantins, e o sucesso estrondoso da dupla pelo Brasil. No entanto, o Rio de Janeiro é o palco dos maiores casos e descasos amorosos das duas amigas e artistas. Enquanto se apaixonam, elas compõem, cantam e nos encantam com a voz melódica, destaque para as canções Ai, amor e Outrória

Leia também: [Exclusivo] “A Ana é um gênio e a Vitória é uma explosão de carisma”, diz diretor de ‘Ana e Vitória’

1. Apenas o Fim (2008)

IMDB: 6.9 (870 votos) – Filmow: 3.7 (7.338 votos)


Comparado com Antes do Amanhecer (1995), de Richard Linklater, pelos longos diálogos entre dois personagens, com apenas alguns extras, como Marcelo Adnet, Apenas o Fim é um pequena obra-prima. Na trama, uma garota (Erika Mader) resolve abandonar o namorado Tom (Gregório Duvivier) e fugir para um lugar desconhecido. Antes de partir, ela decide encontrá-lo, porém eles têm apenas uma hora para fazer um balanço divertido do seu relacionamento. Simples, bonito, poético e com Los Hermanos na trilha sonora.

Letícia Alassë
Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Abraccine, Fipresci e votante internacional do Globo de Ouro. Nascida no Rio de Janeiro, mas desde 2019, residente em Paris, é apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Inscrever-se

Notícias

Liga a TV e aproveita: Essas 10 séries vão te surpreender!

Sabe aquela série que damos play sem conhecer muito...

10 filmes encantadores na NETFLIX para assistir hoje

Através do cinema, chegamos em algumas histórias encantadoras que...