Não satisfeito apenas com estrondoso sucesso do filme que narrou a tragédia do ‘Titanic‘, o renomado diretor James Cameron apresentou a história através de uma nova ótica com o documentário ‘Fantasmas do Abismo‘.
Lançada em 2003, seis anos após a estreia do longa-metragem que conquistou o mundo, a produção se tornou um dos títulos mais mais assistidos da Netflix nos últimos dias, ocupando atualmente a 6ª posição no TOP 10 da semana.
Cameron se une ao ator Bill Paxton, que interpretou o explorador Brock Lovett no filme ‘Titanic‘, para explorar os destroços reais do navio que repousam no fundo do oceano. A sinopse oficial do documentário na Netflix descreve-o como uma imersão completa nos escombros do Titanic, acompanhando Cameron e sua equipe de cientistas, cineastas e historiadores em uma jornada inédita pela história e pelos detalhes do naufrágio.
O objetivo do projeto é levar o público a uma experiência virtual sem precedentes, revelando aspectos jamais explorados do trágico episódio. Além disso, ‘Fantasmas do Abismo‘ aborda como o impacto social e cultural do Titanic perdura até os dias de hoje.
Para alcançar os destroços, Cameron e Paxton utilizaram um navio de pesquisa russo e dois submersíveis, que os guiaram até o local do naufrágio. A expedição ocorreu entre agosto e setembro de 2001, e o documentário levou cerca de dois anos para ser concluído, considerando as filmagens e a edição.
A dedicação de Cameron também se refletiu na aceitação da crítica, já que a produção acumulou 80% de aprovação no Rotten Tomatoes, com a análise argumentando que:
“Cameron reconstrói a vida a bordo na forma de quadros vivos de passageiros e tripulantes, vistos em modo espectral, comendo, bebendo, dançando ou passeando entre os restos aquáticos de sua embarcação. ‘Fantasmas do Abismo‘ é feito com delicadeza e, estranhamente, é profundamente tocante.”
Meu Deus assistindo aqui “Fantasmas do abismo”, e que loucura ver o Titanic nesses mini submarinos mesmo com tanta tecnologia.
O cara do documentário está aqui quase morrendo de medo e eu estou aqui agoniada por ele. Kkk
— Bichu (@iambichu) June 26, 2023
assisti ‘fantasmas do abismo’ e essa parte aqui me causou arrepios pic.twitter.com/l4vDfKElhk
— ؘ (@bwrkem) June 23, 2023
Impressionante cada detalhe do titanic que conseguiram mostrar no documentário fantasmas do abismo, que trabalho foda!!
— Maria Alice (@mraalc__) June 23, 2023
Assistindo Fantasmas do Abismo, os caras tinham dois Submarinos, uma estrutura com luz, um monte de cientistas, engenheiros, teve todo um processo e meses de pesquisa pra fazer a descida e os bilionários acharam uma boa ideia descer naquela lata de sardinha pic.twitter.com/ctDx5WWTzX
— Mr. Ribeiro (@viniknoxville) June 22, 2023
Descobri que tem um documentário na Netflix do James Cameron chamado “Fantasmas do Abismo” que mostra ele e um dos atores que participa do filme Titanic indo de submersível até o bendito navio. Antes de entrar o cara diz… pic.twitter.com/QRSJK23Rcl
— Nicoli Jadão | Sola fide & Sola mentos (@Nicolijadao) June 21, 2023
As 1500 vidas que se perderam aqui ainda tem voz. E lembram a gente, que o inimaginável sempre pode acontecer se não tivermos atenção, humildade e compaixão.
Adeus!
Bill Paxton – Fantasmas do Abismo.
Placa deixada na popa do Titanic em 2001. pic.twitter.com/vkToCV1lZy— Mene (@mirianmeneguett) June 22, 2023
Depois dessa infeliz notícia sobre a implosão do submarino que estava indo ao encontro do titanic, ontem, ao abrir a Netflix me deparo com um filme chamado “Fantasmas do abismo” em destaque. Filme de 2003 que eu tinha ouvido falar. Mas é bem interessante pic.twitter.com/Faqd8Iv8Mu
— Su-codefruta (@anesusie) June 25, 2023
Com os eventos recentes e implosão do submersível indo ao Titanic, alguém recomendou esse Documentário de 2003 – “Fantasmas do Abismo” – do James Cameron (q fez várias descidas). Assisti ontem pela Netflix, mas entendi q está no YouTube tb, curti, outro nível. Repassando a dica. pic.twitter.com/jySgmhVRfX
— Gabriela️ (@gabrieladreher) June 25, 2023
Pra quem quer entender o que tá acontecendo com o submarino, documentário “Fantasmas do abismo” na Netflix. pic.twitter.com/MwL1OdUNca
— Vivian Coutinho (@aviviancoutinho) June 20, 2023
acabei de assistir fantasmas do abismo e decidi acreditar em absolutamente tudo o que james cameron disser sobre o submarino da oceangate porque o homem é uma MÁQUINA e praticamente já morou de aluguel no titanic em 2001, ele manja das coisas
— lua (@luasvr) June 26, 2023
Além de imagens reais dos destroços, o longa utiliza recursos de CGI para recriar partes do navio e sua estrutura original, permitindo ao público visualizar como era a embarcação antes do fatídico acidente que resultou na perda de aproximadamente 1.500 vidas em 15 de abril de 1912.
Em uma entrevista à rede norte-americana CBS, James Cameron expressou sua profunda conexão com a história do Titanic após ter mergulhado diversas vezes nos destroços:
“Me sinto muito ligado à história [do Titanic], depois de ter mergulhado 33 vezes no naufrágio. Quanto mais você estuda, mais contagiado pela história do Titanic você fica. Digo sempre como é frágil. Você acha que o entende até se aproximar e ver que tem muito mais complexidade na história”