Uma nova campanha está em andamento para que proprietários e exibidores de cinemas sejam incluídos como votantes nas indicações e vencedores do Oscar. Fontes ouvidas pela Variety indicam uma movimentação significativa para que mais representantes do setor de exibição façam parte da próxima turma de membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
“O Oscar tem uma nova exigência para os eleitores assistirem a todos os filmes, certo? Então, por que você não incluiria o grupo que certamente assiste a tudo?” diz um expositor anônimo. “Nós assistimos tudo… É óbvio”.
A Academia deve enviar convites para uma nova turma de membros no final de junho. Tradicionalmente, os membros são profissionais criativos como diretores, roteiristas, atores, produtores e técnicos, além de executivos de estúdios.
Atualmente, apenas cinco exibidores estão entre os cerca de 11.000 membros da Academia:
- Richard Gelfond, CEO da IMAX Corporation (Ramo Executivo);
- Tim League, fundador do Alamo Drafthouse Cinema (Ramo Executivo);
- Greg Laemmle, CEO da Laemmle Theaters (Ramo Associado);
- David e Patricia Keighley, ambos com cargos executivos na IMAX e membros do Ramo de Produção e Tecnologia.
É importante ressaltar que a adesão à Academia ocorre apenas por convite, não por inscrição. A maioria dos candidatos precisa de indicação de dois membros existentes do mesmo ramo que desejam integrar. Mas decisão final cabe ao Conselho de Governadores da Academia.
A Academia não quis comentar o assunto.