Doutor Estranho no Multiverso da Loucura já é o novo sucesso da Marvel. A superprodução que estreou no fim de semana passado arrecadou quase US$200 milhões, somente nos EUA, apenas em seus primeiros dias em cartaz. Mundialmente, a nova aventura do mago interpretado por Benedict Cumberbatch já é o terceiro filme mais rentável de 2022 com quase US$500 milhões arrecadados em bilheteria, atrás somente do chinês Water Gate Bridge e do primeiro colocado, The Batman. Dirigido pelo veterano Sam Raimi, o segundo Doutor Estranho usa elementos do cinema de terror, especialidade do cineasta, para fazer o protagonista viajar nos mais variados universos, onde podemos encontrar novas versões de nós mesmos. Esse conceito não é novidade e é estudado pela física. Aqui, nesta nova matéria, no entanto, não iremos estudar o multiverso de forma aprofundada, ou sequer comentar sobre a nova aventura do Doutor Estranho. A ideia aqui é voltar um pouco no tempo para 2016, para o primeiro filme, e apresentar para você quais atores quase viveram o personagem nas telonas no filme original antes de Benedict Cumberbatch. Confira abaixo.

Joaquin Phoenix


O ator que chegou mais próximo de viver o Doutor Estranho nos cinemas, antes de Benedict Cumberbatch, foi Joaquin Phoenix. Os fãs devem lembrar das notícias dadas em todos os lugares que falavam sobre a negociação do ator com a Marvel, ainda em 2015. É dito, no entanto, que Cumberbatch sempre foi a primeira opção do estúdio, mas a data original de lançamento, em julho de 2016, conflitava com a agenda do ator em um espetáculo dos palcos, onde encenava Shakespeare. Assim, as portas ficaram abertas para as negociações com Phoenix, que terminou não aceitando os termos da Marvel por não querer ficar preso a um contrato de múltiplos filmes. Assim, Doutor Estranho foi empurrado para novembro de 2016, e Cumberbatch pôde ficar com o papel. Já Phoenix, é claro, ganharia seu Oscar pelo papel não de um herói, mas do vilão Coringa.

Johnny Depp


Foi no ano de 2015 que as primeiras acusações de Amber Heard contra o então marido Johnny Depp, sobre sua possível violência doméstica, vieram a público. O que de fato poderia ter manchado a superprodução da Marvel caso Depp fosse escolhido para ser o Doutor Estranho no cinema – o astro era um dos atores visados para o papel. E talvez isso tenha feito o estúdio não optar por ele. Na época, Depp apareceu como vilão da franquia Animais Fantásticos, reprisou o papel em 2018, até ser definitivamente substituído esse ano por Mads Mikkelsen.

Aproveite para assistir:



Colin Farrell

O irlandês Colin Farrell foi outro ator visado pela Marvel para o papel do Doutor Estranho no cinema. Farrell não é estranho às superproduções de super-heróis no cinema, tendo estreado no subgênero no sucesso Demolidor – O Homem Sem Medo (2003), vivendo o vilão Mercenário. Depois disso, o ator só voltaria a um filme do tipo com o recente The Batman, onde de forma irreconhecível interpreta outro vilão: o Pinguim. Curiosamente, Farrell e Johnny Depp dividiram seus personagens em dois filmes: O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (2009) e Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016).

Oscar Isaac


O guatemalteco Oscar Isaac recentemente chamou atenção em outro projeto da Marvel, a série da Disney Plus Cavaleiro da Lua, onde interpreta o complexo protagonista, dono de múltiplas personalidades. Bem antes disso, porém, Isaac era visado para o cargo de protagonista em Doutor Estranho, outro personagem complexo do estúdio. Nessa época, Isaac lançava nos cinemas o primeiro episódio da nova trilogia de Star Wars, com O Despertar da Força (2015). E participaria de todos os três novos filmes. Antes de Cavaleiro da Lua, o ator já havia interpretado o vilão Apocalipse em X-Men: Apocalypse (2016), filme da Marvel/Fox.

Ethan Hawke

Por falar em Cavaleiro da Lua, Ethan Hawke – ator quatro vezes indicado ao Oscar – foi outro cotado para viver o mago da Marvel no cinema, no primeiro filme do Doutor Estranho. Hawke, que nunca havia trabalhado dentro do subgênero, foi convencido pelo colega Oscar Isaac a aceitar o projeto e interpretar o vilão da história: o ardiloso Arthur Harrow. No mesmo ano em que Doutor Estranho estreava nos cinemas mundiais, Hawke lançava sua reunião com os colegas de Dia de Treinamento, com o remake do faroeste Sete Homens e um Destino.

Jared Leto

O mundo dá voltas. Atualmente, o astro Jared Leto não parece dar muita sorte no que diz respeito a filmes baseados em personagens de quadrinhos. Mas voltando para 2016 o caso não era bem assim. Leto acabara então de sair de sua vitória do Oscar por Clube de Compras Dallas e estava no topo do mundo, podendo escolher qualquer projeto que quisesse. Um dos que surgiu em sua mesa foi Doutor Estranho, para o qual foi cogitado. Porém, no fim das contas, o ator optou por dar vida ao vilão Coringa em Esquadrão Suicida, lançado no mesmo ano. E sabemos bem como isso terminou. Esse ano, Leto lançou Morbius, e bem… você sabe o resultado.


Matthew McConaughey

Companheiro de Jared Leto em Clube de Compras Dallas, o ator texano Matthew McConaughey também saiu com sua estatueta do Oscar da produção, ele como ator principal. O astro já participou dos mais diversos tipos de filme, inclusive tendo começado sua carreira no terror, com o tosco O Massacre da Serra Elétrica 4 (1994). Mas se tem algo que ele nunca fez foi participar de um filme de super-heróis, embora fosse um dos nomes mais cotados para ser o Capitão América, ainda no fim dos anos 90. Em meados dos anos 2010, McConaughey também foi cotado para ser o Doutor Estranho, porém, terminou protagonizando dramas como Um Estado de Liberdade e Ouro e Cobiça no mesmo ano.

Tom Hardy

O ator britânico Tom Hardy tem em seu currículo diversos personagens memoráveis, como Mad Max – onde substituiu o astro Mel Gibson no quarto filme de 2015. Ele também não é estranho às produções de quadrinhos, tendo adentrado ao subgênero em 2012, ao interpretar o vilão musculoso Bane, de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Em 2016, ao mesmo tempo em que foi cotado para ser o Doutor Estranho, terminou também optando em se desligar de Esquadrão Suicida, onde interpretaria Rick Flag – papel que terminou com Joel Kinnaman. Atualmente, Hardy vive outro vilão/anti-herói fortão dos quadrinhos no cinema, o viscoso Venom.

Ewan McGregor


Muito conhecido da cultura pop, o escocês Ewan McGregor se tornou verdadeiramente um astro ao dar vida ao jovem Obi-Wan Kenobi na trilogia prequel (1999-2005) de Star Wars – papel que irá reprisar este ano na série que leva o nome de seu personagem na Disney Plus. Em 2016, McGregor foi um dos mais cotados pela Marvel para ser o Doutor Estranho, mas terminou não vingando e indo estrear como diretor no drama indie Pastoral Americana. Em 2020, o ator finalmente faria um filme de super-heróis, como o vilão Máscara Negra no “filme da Arlequina”, Aves de Rapina.

Jake Gyllenhaal

No auge de sua carreira e seu alcance performático em meados da década passada, Jake Gyllenhaal dava show em filmes como Marcados para Morrer, Os Suspeitos, O Homem Duplicado e, principalmente, em O Abutre (com direito à esnobada do Oscar e tudo). Nesta fase, é claro, o ator atraiu a atenção da Marvel e se viu na seleta lista do estúdio para o papel (embora fosse muito jovem para o personagem). Três anos depois, Gyllenhaal estaria num filme da Marvel, não como o herói, mas como o vilão, no papel de Mysterio em Homem-Aranha: Longe de Casa. Uma curiosidade é que Gyllenhall quase substituiu Tobey Maguire em Homem-Aranha 2, de Sam Raimi.

Keanu Reeves

O muso da internet Keanu Reeves é um dos poucos astros de Hollywood que nunca se aventuraram por um filme de super-heróis – a fonte mais rentável do cinema entretenimento na atualidade. É claro que Reeves já protagonizou sua cota de filmes que parecem extraídos de quadrinhos, vide Johnny Mnemonic – O Cyborg do Futuro (1995) e a franquia Matrix (1999-2021), mas sendo elas produções originais. O astro foi outro dos cotados para ser o Doutor Estranho no cinema, mas ao invés, na época, seguiu para filmes que quase ninguém viu, como Amores Canibais, Demônio de Neon e Versões de um Crime.


Joseph Gordon-Levitt

Nossa realidade é feita de altos e baixos. Uma hora estamos por cima e outra, meio sumidos. É o caso com Joseph Gordon-Levitt, jovem ator que estava na crista da onda no início dos anos 2010, com filmes como A Origem, 50%, Looper – Assassinos do Futuro, Lincoln, e até arriscando na direção com Como Não Perder Essa Mulher. Nessa época também, o ator viveu o policial Blake em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, depois revelado como o Robin, o sucessor do vigilante de Gotham. Por isso, mesmo sendo muito novo para o papel, Gordon-Levitt foi considerado pela Marvel para a vaga como o Doutor Estranho. Como não conseguiu, partiu para estrelar Snowden – Herói ou Traidor.

Jon Hamm

Jon Hamm é um destes atores que os fãs achavam perfeitos para interpretar o Batman ou o Superman no cinema, é só procurar os memes na internet. De fato, o ator que fez fama com a série Mad Men – Inventando Verdades possui a aparência certa para tais personagens, porém, nunca conseguiu se tornar um verdadeiro astro e ter força em seu nome – sem dúvida ser um super-herói no cinema ajudaria. Em meados da década passada, Hamm foi mais um dentre os considerados pela Marvel para viver o Doutor Estranho. Curiosamente, na época ele estrelou Vizinhos Nada Secretos ao lado da Mulher-Maravilha em pessoa, Gal Gadot, e depois faria um de seus filmes mais famosos, Em Ritmo de Fuga.


Jack Huston

Agora chegamos na parte dos atores menos conhecidos da lista. É claro que muitos atores que viveram super-heróis no cinema eram desconhecidos ou pouco conhecidos até colocarem os uniformes do Superman, Homem-Aranha ou Thor, por exemplo, e depois explodiram como o mais novo astro do pedaço. Esses blockbusters possuem tal poder. Assim, essa mágica poderia ter ocorrido para o jovem Jack Huston, visado pela Marvel para o papel do Doutor Estranho. Jack é parte de um dos clãs mais tradicionais de Hollywood, a família Huston, sendo sobrinho de Anjelica Huston e Danny Huston, e neto do grande diretor John Huston. O ator viveu seu papel mais famoso até então como protagonista no remake Ben-Hur, também em 2016, e ano passado viveu Domenico em Casa Gucci.

Justin Theroux


Conhecido pelos fãs de quadrinhos por ter escrito o roteiro de Homem de Ferro 2 para a própria Marvel, Justin Theroux tem em seu currículo como ator participações em filmes pop como As Panteras Detonando, Miami Vice, Bumblebee, Coringa e A Dama e o Vagabundo. O ator, roteirista e diretor foi outro cogitado pelo estúdio para dar vida ao personagem místico do MCU. Na época, no entanto, Theroux estrelava em filmes como Zoolander 2 e A Garota no Trem.

Patrick Dempsey

Fechando a lista temos um caso especial, de um ator que não foi considerado pela Marvel para ser o Doutor Estranho. Astro de comédias adolescentes dos anos 80, Patrick Dempsey ficou muito conhecido na época por estrelar filmes como Namorada de Aluguel (1987) e Loverboy – Garoto de Programa (1989). Mais velho, alguns dos papeis mais conhecidos do ator foram em filmes famosos como Pânico 3, Doce Lar, O Melhor Amigo da Noiva e, principalmente, Encantada, no qual vive o “príncipe da vida real” de Amy Adams, e cuja sequência já gravou para a estreia este ano. Acontece que na época, Dempsey chamou atenção por fazer uma das campanhas mais intensas para viver o papel. Pena que não funcionou.

Não deixe de assistir: