domingo, abril 28, 2024

‘Drácula de Bram Stoker’, clássico terror com Gary Oldman, completa 30 anos; Veja curiosidades!

Drácula é, de longe, um dos personagens mais icônicos do imaginário popular e, desde sua concepção no século XIX, foi revisitado e remodelado de diversas maneiras. Uma das adaptações mais conhecidas e elogiadas de sua história é o clássico longa-metragem ‘Drácula de Bram Stoker’, de 1992.

Na trama, o jovem advogado inglês Jonathan Harker aceita um trabalho em uma vila sombria nas brumas da Transilvânia, na Romênia. Ele é capturado e aprisionado pelo vampiro Drácula, que viaja para Londres inspirado por uma fotografia da noiva de Harker, Mina Murray. Na Grã-Bretanha, Drácula começa um reinado de sedução e horror, drenando a vida da amiga mais próxima de Mina, Lucy Westenra. Os amigos de Lucy unem forças com o professor Abraham Van Helsing para tentar afastar Drácula de uma vez por todas.

Trazendo nomes como Gary OldmanWinona RyderAnthony HopkinsKeanu Reeves, o filme conquistou vários elogios por parte da crítica especializada, além de ter arrecadado mais de US$215 milhões mundialmente e ter conquistado três estatuetas do Oscar – Melhor FigurinoMelhor Edição de SomMelhor Maquiagem.

Para celebrar seu 30º aniversário e seu legado, o CinePOP preparou uma breve lista trazendo algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:

  • O grito do Príncipe Vlad depois que ele crava sua espada na cruz não é a voz de Oldman. Lux Interior, vocalista da banda punk The Cramps, dublou Oldman e gravou o grito.
  • Na primeira reunião do elenco, o diretor e produtor Francis Ford Coppola, ele fez com que todos os atores e atrizes principais lessem todo o romance de Bram Stoker em voz alta, para ter uma ideia da história. De acordo com Hopkins, a sessão de leitura levou dois dias inteiros para ser finalizada.

  • Oldman contratou um treinador de canto para ajudá-lo a diminuir a voz em uma oitava, para ajudá-lo a dar a Drácula uma qualidade mais sinistra.
  • Coppola revela nos comentários de áudio do DVD que, durante a cena de barbear, as paredes do set gradualmente se movem para dentro para criar uma sensação subliminar e crescente de claustrofobia.
  • Quando Mina (Ryder) relembra sua vida anterior como Elisabeta, ela diz que se recorda de uma terra além de uma grande floresta. “Terra além da floresta” é o significado literal de Transilvânia, local onde a narrativa é ambientada.

  • Oldman disse que, quando leu o roteiro pela primeira vez, decidiu que valeria a pena fazer o filme apenas para sentir como seria dizer “eu cruzei oceanos de tempo para encontrar você” para alguém.
  • Coppola e a equipe de efeitos especiais consultaram um mágico profissional para obter o efeito das noivas de Drácula levantando-se da cama.
  • Coppola criticou abertamente os próprios motivos para escalar Reeves como Jonathan Harker. Segundo o diretor, ele precisava de uma estrela jovem e quente que se conectasse com o público feminino.

  • A chama azul é o único efeito óptico neste filme. Todos os outros efeitos foram obtidos completamente “na câmera” no set, sem qualquer trabalho na pós-produção.
  • Liam Neeson foi cogitado e muito desejado para o papel do professor Abraham Van Helsing, mas depois que Hopkins, ainda aproveitando o sucesso de O Silêncio dos Inocentes’, mostrou interesse no papel, Neeson acabou sendo recusado.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS