domingo , 22 dezembro , 2024

‘Duro de Matar’, ‘Velocidade Máxima’ e os filmes de AÇÃO que se passam num único cenário

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Trem-Bala já está disponível nas plataformas digitais e foca grande parte de sua ação dentro de um trem-bala, quando um grupo de exímios assassinos se encontra a bordo e percebe que seus destinos estão interligados. O trem do filme é uma versão fictícia do trem real Shinkansen – um dos mais rápidos do mundo.

Essa é a primeira vez que um filme de ação usa como cenário o veículo incrivelmente veloz – ao menos em grande parte de sua narrativa (já que no passado longas como o primeiro Missão: Impossível e Wolverine Imortal realizaram uma cena específica utilizando o veículo).



Pensando nisso e pegando como gancho esse novo longa que vem sendo muito elogiado, resolvemos relembrar com você alguns dos icônicos filmes de ação do passado que usaram um único cenário, seja um veículo ou outro local, o usaram como centro de sua narrativa e o venderam em cima disso. Confira abaixo.

Duro de Matar (1988)

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Não dá para falar de filme de ação sem pensar em Duro de Matar. Ainda hoje o filme estrelado por Bruce Willis e dirigido por John McTiernan (o mesmo de O Predador) é sinônimo de excelência quando o assunto é o gênero. Muitos podem não saber, mas o filme responsável por transformar Willis num astro e nome associado ao cinema policial é baseado num livro também. Aqui, obviamente, a história se desenrola toda dentro de um prédio de Los Angeles, o fictício Nakatomi Plaza (na verdade o Fox Plaza, o prédio que continha os escritórios de um dos maiores estúdios de Hollywood e produtor do filme).

Duro de Matar 2 (1990)

O primeiro Duro de Matar foi um sucesso unânime, assim seria muito difícil o estúdio não dar sinal verde para uma continuação, mesmo que ele não pedisse necessariamente. Mais difícil ainda, previa os pessimistas, seria realizar um filme tão bom quanto o original. Bem, podemos dizer que os pessimistas estavam errados de novo. Bruce Willis retornava e a trama era novamente baseada num livro (talvez aí esteja o segredo da franquia). A ação agora era movida para Washington, para o aeroporto internacional Dulles. O local se mostrou um cenário tão eficiente quanto o prédio original, numa trama talvez ainda mais repleta de reviravoltas e ação mirabolante.

A Força em Alerta (1992)

Hoje, Steven Seagal pode até ser uma piada para muitos, mas no fim dos anos 80 e início de 90, ele galgava ao posto de astro da ação com filmes que eram sucesso de crítica e público. Esse aqui foi seu maior e mais ambicioso projeto: uma superprodução de US$35 milhões bancada pela Warner e com direção de Andrew Davis, que no ano seguinte faria o indicado ao Oscar O Fugitivo, com Harrison Ford. Aqui, Seagal vivia um cozinheiro militar condecorado, que vê o navio encouraçado no qual está a bordo ser tomado como refém por terroristas – assim como toda a tripulação -, restando apenas ele para salvar o dia. E sim, é um “Duro de Matar no navio”.

 

Passageiro 57 (1992)

Tudo que faz sucesso e vira fenômeno em Hollywood logo cria sua própria tendência. Por lá o número de “imitadores” é sempre maior do que as ideias originais. A verdade é que no mundo real as coisas também não são diferentes disso. Seja como for, Duro de Matar se tornou uma febre e logo alastrava suas influências no cinema de ação para outros filmes. A Warner foi uma das que agiu mais rápido e sem perder muito tempo gerou seus próprios “filhotes” de Duro de Matar. É muito fácil imaginar que este veículo protagonizado por Wesley Snipes (então um dos reis do gênero) foi vendido para os executivos como um “Duro de Matar passado num avião”. E é exatamente isso que ele é.

A Força em Alerta 2 (1995)

A Força em Alerta pode ser considerado o maior e mais ambicioso filme da carreira de Steven Seagal. E foi também o mais bem sucedido de crítica e bilheteria. Naturalmente, a Warner viu não uma janela, mas uma porta escancarada para uma sequência. Afinal, a rival Fox já tinha um carismático herói nas formas do John McClane de Bruce Willis, e Casey Ryback de Steven Seagal parecia ser uma ótima pedida para a Warner também. Assim, três anos depois, o estúdio tirava do papel a continuação que colocava o protagonista desta vez dentro de um trem em alta velocidade, onde terroristas ameaçavam o mundo. Isso que é estar no lugar errado, na hora errada. Bem, não chegava a ser um trem-bala, mas fez estrago.

Velocidade Máxima (1994)

Muito antes de John Wick e antes mesmo de Matrix, o gente-boa Keanu Reeves se tornava um herói de ação ainda no início dos anos 90. Muitos podem apontar Caçadores de Emoção (1991) como sua entrada com pé direito no gênero, mas foi Velocidade Máxima que atingiria novos níveis de sucesso para o estrelato do ator. Velocidade Máxima foi sensação em sua época, e de forma surpresa roubou grande parte dos holofotes de outros blockbusters, vide True Lies e Os Flintstones – O Filme. A trama começa dentro de um elevador e segue claustrofóbica dentro de um ônibus, que não pode diminuir sua velocidade caso contrário uma bomba o explode. Reeves vive Jack Traven, e o filme ainda nos apresentaria uma Sandra Bullock novinha em sua virada na carreira.

Con Air – A Rota da Fuga (1997)

A geração mais nova pode até não acreditar, mas Nicolas Cage era um dos maiores heróis de ação no fim dos anos 90, após ter vencido o Oscar de melhor ator. Tá bem, pode ser informação demais para os mais novos assimilarem, então iremos nos concentrar no filme. Após ter se saído muito bem em A Rocha (1996), diversos roteiros do gênero chegavam à porta do ator, que na época tinha sim renome. O primeiro que ele aceitou foi esse Con Air, que o colocava como herói trágico, um presidiário cumprindo pena por ter matado um sujeito numa briga defendendo a esposa. O tal Con Air do título se refere ao avião que transporta os condenados e que curiosamente o coloca ao lado dos piores criminosos do país. Quando os bandidos tomam conta da aeronave, cabe a Cameron Poe (Cage) fazer o que é certo.

 

Velocidade Máxima 2 (1997)

Não existe nada tão bom que não possa ser estragado. E nem sempre a continuação de um filme de sucesso chega aos pés de seu original. Nem todos podem ser Duro de Matar 2. E Velocidade Máxima 2 definitivamente não é. Embora o mesmo Jan de Bont tenha retornado para dirigir, o astro Keanu Reeves decidiu seguir seu próprio caminho, não querendo nada com essa continuação, que trocava o ônibus por um cruzeiro transatlântico. E sim, se você acha que um cruzeiro é um veículo lento demais para um filme de ação chamado Velocidade Máxima, você está completamente certo. Sandra Bullock retornou e ganhou os holofotes como protagonista. E na ausência de Reeves, entrou em cena o insosso Jason Patric. A melhor coisa é o sempre ótimo Willem Dafoe vivendo o caricato vilão.

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‘Duro de Matar’, ‘Velocidade Máxima’ e os filmes de AÇÃO que se passam num único cenário

Trem-Bala já está disponível nas plataformas digitais e foca grande parte de sua ação dentro de um trem-bala, quando um grupo de exímios assassinos se encontra a bordo e percebe que seus destinos estão interligados. O trem do filme é uma versão fictícia do trem real Shinkansen – um dos mais rápidos do mundo.

Essa é a primeira vez que um filme de ação usa como cenário o veículo incrivelmente veloz – ao menos em grande parte de sua narrativa (já que no passado longas como o primeiro Missão: Impossível e Wolverine Imortal realizaram uma cena específica utilizando o veículo).

Pensando nisso e pegando como gancho esse novo longa que vem sendo muito elogiado, resolvemos relembrar com você alguns dos icônicos filmes de ação do passado que usaram um único cenário, seja um veículo ou outro local, o usaram como centro de sua narrativa e o venderam em cima disso. Confira abaixo.

Duro de Matar (1988)

Não dá para falar de filme de ação sem pensar em Duro de Matar. Ainda hoje o filme estrelado por Bruce Willis e dirigido por John McTiernan (o mesmo de O Predador) é sinônimo de excelência quando o assunto é o gênero. Muitos podem não saber, mas o filme responsável por transformar Willis num astro e nome associado ao cinema policial é baseado num livro também. Aqui, obviamente, a história se desenrola toda dentro de um prédio de Los Angeles, o fictício Nakatomi Plaza (na verdade o Fox Plaza, o prédio que continha os escritórios de um dos maiores estúdios de Hollywood e produtor do filme).

Duro de Matar 2 (1990)

O primeiro Duro de Matar foi um sucesso unânime, assim seria muito difícil o estúdio não dar sinal verde para uma continuação, mesmo que ele não pedisse necessariamente. Mais difícil ainda, previa os pessimistas, seria realizar um filme tão bom quanto o original. Bem, podemos dizer que os pessimistas estavam errados de novo. Bruce Willis retornava e a trama era novamente baseada num livro (talvez aí esteja o segredo da franquia). A ação agora era movida para Washington, para o aeroporto internacional Dulles. O local se mostrou um cenário tão eficiente quanto o prédio original, numa trama talvez ainda mais repleta de reviravoltas e ação mirabolante.

A Força em Alerta (1992)

Hoje, Steven Seagal pode até ser uma piada para muitos, mas no fim dos anos 80 e início de 90, ele galgava ao posto de astro da ação com filmes que eram sucesso de crítica e público. Esse aqui foi seu maior e mais ambicioso projeto: uma superprodução de US$35 milhões bancada pela Warner e com direção de Andrew Davis, que no ano seguinte faria o indicado ao Oscar O Fugitivo, com Harrison Ford. Aqui, Seagal vivia um cozinheiro militar condecorado, que vê o navio encouraçado no qual está a bordo ser tomado como refém por terroristas – assim como toda a tripulação -, restando apenas ele para salvar o dia. E sim, é um “Duro de Matar no navio”.

 

Passageiro 57 (1992)

Tudo que faz sucesso e vira fenômeno em Hollywood logo cria sua própria tendência. Por lá o número de “imitadores” é sempre maior do que as ideias originais. A verdade é que no mundo real as coisas também não são diferentes disso. Seja como for, Duro de Matar se tornou uma febre e logo alastrava suas influências no cinema de ação para outros filmes. A Warner foi uma das que agiu mais rápido e sem perder muito tempo gerou seus próprios “filhotes” de Duro de Matar. É muito fácil imaginar que este veículo protagonizado por Wesley Snipes (então um dos reis do gênero) foi vendido para os executivos como um “Duro de Matar passado num avião”. E é exatamente isso que ele é.

A Força em Alerta 2 (1995)

A Força em Alerta pode ser considerado o maior e mais ambicioso filme da carreira de Steven Seagal. E foi também o mais bem sucedido de crítica e bilheteria. Naturalmente, a Warner viu não uma janela, mas uma porta escancarada para uma sequência. Afinal, a rival Fox já tinha um carismático herói nas formas do John McClane de Bruce Willis, e Casey Ryback de Steven Seagal parecia ser uma ótima pedida para a Warner também. Assim, três anos depois, o estúdio tirava do papel a continuação que colocava o protagonista desta vez dentro de um trem em alta velocidade, onde terroristas ameaçavam o mundo. Isso que é estar no lugar errado, na hora errada. Bem, não chegava a ser um trem-bala, mas fez estrago.

Velocidade Máxima (1994)

Muito antes de John Wick e antes mesmo de Matrix, o gente-boa Keanu Reeves se tornava um herói de ação ainda no início dos anos 90. Muitos podem apontar Caçadores de Emoção (1991) como sua entrada com pé direito no gênero, mas foi Velocidade Máxima que atingiria novos níveis de sucesso para o estrelato do ator. Velocidade Máxima foi sensação em sua época, e de forma surpresa roubou grande parte dos holofotes de outros blockbusters, vide True Lies e Os Flintstones – O Filme. A trama começa dentro de um elevador e segue claustrofóbica dentro de um ônibus, que não pode diminuir sua velocidade caso contrário uma bomba o explode. Reeves vive Jack Traven, e o filme ainda nos apresentaria uma Sandra Bullock novinha em sua virada na carreira.

Con Air – A Rota da Fuga (1997)

A geração mais nova pode até não acreditar, mas Nicolas Cage era um dos maiores heróis de ação no fim dos anos 90, após ter vencido o Oscar de melhor ator. Tá bem, pode ser informação demais para os mais novos assimilarem, então iremos nos concentrar no filme. Após ter se saído muito bem em A Rocha (1996), diversos roteiros do gênero chegavam à porta do ator, que na época tinha sim renome. O primeiro que ele aceitou foi esse Con Air, que o colocava como herói trágico, um presidiário cumprindo pena por ter matado um sujeito numa briga defendendo a esposa. O tal Con Air do título se refere ao avião que transporta os condenados e que curiosamente o coloca ao lado dos piores criminosos do país. Quando os bandidos tomam conta da aeronave, cabe a Cameron Poe (Cage) fazer o que é certo.

 

Velocidade Máxima 2 (1997)

Não existe nada tão bom que não possa ser estragado. E nem sempre a continuação de um filme de sucesso chega aos pés de seu original. Nem todos podem ser Duro de Matar 2. E Velocidade Máxima 2 definitivamente não é. Embora o mesmo Jan de Bont tenha retornado para dirigir, o astro Keanu Reeves decidiu seguir seu próprio caminho, não querendo nada com essa continuação, que trocava o ônibus por um cruzeiro transatlântico. E sim, se você acha que um cruzeiro é um veículo lento demais para um filme de ação chamado Velocidade Máxima, você está completamente certo. Sandra Bullock retornou e ganhou os holofotes como protagonista. E na ausência de Reeves, entrou em cena o insosso Jason Patric. A melhor coisa é o sempre ótimo Willem Dafoe vivendo o caricato vilão.

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