Filmes de animação sempre nos transportam para universos mágicos onde a imaginação ganha vida — e, muitas vezes, também nos fazem refletir sobre questões profundas da sociedade. Seja em comédias leves ou dramas comoventes, é impossível não se encantar com as inúmeras obras incríveis que surgiram ao longo dos anos. Pensando nisso, preparamos uma lista especial para quem, assim como a gente, é apaixonado por animação.

Emocionante curta-metragem iraniano, vencedor do Oscar de Melhor Curta de Animação. No exílio de suas ações, tendo a distância como elemento agregador das emoções, e trazendo questões que atingem o estresse pós-traumático, conhecemos pai e filha em uma crise nessa relação. Quando a filha chega em seu limite e está prestes a ir embora, uma baleia encalha bem na frente da casa deles.
Röckët Stähr’s Death of a Rockstar
Na trama, vemos o início de uma nova revolução no mundo. Estamos no ano de 2164 e movimento rock and roll não existe e ainda é calado por autoridades de personalidades duvidosas. Mas um excêntrico cientista imerso em suas ideias e loucuras resolve criar um rockstar clonado para fazer uma enorme turnê global e assim buscar resgatar a voz individual de cada um de nós. Mas nem todo o plano feito com boas intenções acaba dando 100% certo e obstáculos vão aparecer nessa jornada.
Em uma época de afirmação militar buscada por todas as grandes potências do planeta, toda a esperança da aviação japonesa se encontra nas mãos do sonhador engenheiro Jirô Horikoshi. O jovem míope sempre sonhou em ser um grande piloto mas por não ter todas as qualidades para tal se forma na universidade entre os primeiros da turma e se torna uma referência como designer de aviões. Quando consegue uma chance para trabalhar em uma grande fábrica, Jirô precisará sonhar cada vez mais para realizar seu feito mais marcante. Ao mesmo tempo, encontra o grande amor que sofre com uma doença maligna.
Na trama, voltamos em uma extensa linha temporal, até a Primavera de 1925 onde conhecemos Aurora, uma jovem até então com 14 anos que travou uma enorme luta para fugir dos horrores do genocídio armênio e anos depois conseguiu chegar em Nova York onde conheceu as várias facetas da fama em meio a uma Hollywood na era do cinema mudo. Contando sua história ao mundo, no forte mercado de cinema, interpretou a si mesma no filme Auction of Souls (Leilão de Almas, 1919), um filme que se perdeu com o tempo, caindo no esquecimento.
Uma das mais aclamadas animações japonesas, lançada há 20 anos atrás no Brasil, com direção do genial Hayao Miyazaki nos mostra a saga de uma jovem que precisa buscar soluções quando em uma viagem de mudanças certas situações acontecem.
Explorando o universo dos sonhos, o filme lançado em 2017 no Brasil nos mostra a história de dois estudantes do ensino médio, um jovem e uma jovem, que se conectam de uma forma inusitada, um deles com o desejo de se mudar da cidade do interior onde mora o outro que mora na capital japonesa e tem sonhos que busca realizar.
Papillon
O curta-metragem francês Papillon conta a incrível história de um homem, suas memórias e a forte ligação com a água. Esse personagem é baseado no nadador Alfred Nakache, um dos únicos atletas judeus a competirem nos Jogos Olímpicos depois de passar os horrores do Holocausto. Um filmaço!
Lançado no final da década de 80 e considerado por muitos um dos maiores sucessos de Hayao Miyazaki, Meu Amigo Totoro nos mostra as aventuras de duas irmãs, que após se mudarem para uma nova casa acaba tendo seus destinos cruzados com seres de uma floresta.
Na trama, conhecemos o jovem Ben, um menino meio tristonho que mora com seu deprimido pai e sua irmã Saoirse, em uma região isolada, cercada por águas para tudo que é lado. Ben sente muita falta de sua mãe que certo dia, nãos atrás, foi embora e nunca mais voltou. Certo dia, após uma série de acontecimentos se envolve em uma aventura com sua irmã para salvar o mundo dos espíritos e outros seres mágicos.
Anacleto, o Balão
Nesse filme paranaense, acompanhamos a saga de um jovenzinho que um dia se vê de frente com um balão vermelho. Esse artefato de papel fino e com formatos variados passa a fazer parte da família, interagindo no café da manhã e até acompanhando jogos de futebol com toda a família. Após um tempo, algumas situações inusitadas começam a fazer parte das percepções do jovem e os sustos se tornam algo constante.
