quinta-feira, março 28, 2024

É Muita Nostalgia! Clássicos da Ação dos Anos 90 para curtir na Star Plus!

Quem cresceu na década de 1980 acompanhou de perto o surgimento e consolidação do cinema entretenimento de larga escala – carinhosamente chamados blockbusters hoje. E se a década de 1970 os viu surgir (especificamente Tubarão e Star Wars) e os anos 1980 os consolidaram, a década seguinte mudava novamente o jogo, elevando o patamar com a adição dos efeitos visuais gerados por computadores. Foi nesta década, os anos 90, que o céu se tornava o limite para a imaginação dos cineastas e produtores. Para aqueles mesmos citados que cresciam nos anos 80, na década de 90 entravam na adolescência e podiam degustar em primeira mão esta mudança revolucionária que ocorria em suas queridas produções. Só quem foi criança ou adolescente na época sabe, por exemplo, o que foi presenciar Jurassic Park (1993) na tela grande e ver os dinossauros ganharem vida. Era estar vivo no meio de uma revolução técnica que trouxe que o temos hoje nos filmes do tipo. O cinema de ação também recebia nova roupagem e grandes doses de adrenalina na mudança dos anos 80 para os 90. E é justamente este gênero que iremos abordar nesta nova matéria nostálgica. Aqui iremos lembrar com você alguns dos mais inesquecíveis filmes de ação dos anos 90 – e o melhor: todos disponíveis na plataforma Star Plus para você degustar. Confira abaixo.

Missão: Impossível

Tudo começou aqui, neste filme que mistura ação e suspense de 1996. Ou quase, já que Missão: Impossível surgiu originalmente como uma série de TV dos anos 1960 e depois ganhou reboot na década de 1980. Na década seguinte, o astro Tom Cruise comprava os direitos da marca e, ao lado da Paramount, trazia a primeira versão cinematográfica da premissa. E realmente, este primeiro filme dirigido pelo mestre Brian De Palma foi o que manteve mais vivo o espírito da série, sendo tanto um thriller, quanto um blockbuster de ação. Coisa que mudaria com as continuações, todas mais inclinadas para o espetáculo visual de cenas verdadeiramente deslumbrantes. A Star Plus conta com todos os seis filmes da franquia, protagonizados por Cruise, disponíveis em sua plataforma. Lembrando que o sétimo filme será lançado ano que vem.

Velocidade Máxima

Antes de John Wick e antes mesmo de Matrix, o astro Keanu Reeves já havia demonstrado que sabia comandar muito bem a ação em filmes eletrizantes. Tudo começou na verdade, podemos dizer, em 1991 com o cult Caçadores de Emoção, quando o ator tinha 27 aninhos. Mas o que o consolidou mesmo como astro foi o sucesso estrondoso de Velocidade Máxima – filme de ação que igualmente adicionava elementos de thriller em sua trama, lançado em 1994. O filme roubou os holofotes em seu respectivo ano, se mostrando o mais bem-vindo sucesso surpresa daquela época. E de quebra serviu para apresentar ao mundo a beleza e o talento de Sandra Bullock, igualmente fazendo da atriz uma estrela. Na trama, um maníaco (papel do saudoso Dennis Hopper) coloca uma bomba num ônibus, que não pode diminuir sua velocidade ou ela explode. Três anos depois, os realizadores tiraram da cartola uma sequência, trocando o ônibus por um cruzeiro. Reeves se recusou a voltar, mas Bullock está lá comandando o show. Ambos estão disponíveis no Star Plus, mas veja o segundo por sua conta e risco.

Na Linha de Fogo

Clint Eastwood é um verdadeiro tesouro mundial da sétima arte, e foi também um dos responsáveis pela consolidação do gênero da ação e policial como os temos hoje. Foi graças aos seus faroestes e também em especial à série Dirty Harry, na qual interpreta um policial incorreto, que produções icônicas dos anos 80 e 90 se espelhariam e tirariam muitas de suas influências. Assim, nada mais natural que Eastwood também tirasse proveito do gênero que ajudou a moldar. Aqui, temos um dos poucos trabalhos no período em que o veterano atua e não dirige. Quem comanda é o alemão Wolfgang Petersen, de (O Barco: Inferno no Mar). Esse foi o primeiro filme que Clint lançou após a vitória arrebatadora no Oscar por Os Imperdoáveis. Na trama, o ator vive um agente do serviço secreto, designado a proteger o presidente dos EUA. Ele possui um grande trauma em sua vida, já que era o segurança do presidente assassinado Kennedy. Agora, um psicopata ameaça a vida do líder da nação e ele precisa impedi-lo.

Fogo Contra Fogo

Todo filme sempre fica melhor quando conta com bons atores. E isso é verdade seja qual for o gênero, até mesmo em filmes de ação. E aqui contamos não com um, mas dois grandes atores, considerados dois dos melhores de suas gerações: Al Pacino e Robert De Niro. A dupla havia participado de O Poderoso Chefão 2 (1974), mas não havia dividido uma cena sequer. Considerados “rivais”, aqui os astros dividem uma pequena cena, nesse filme que é um verdadeiro colosso. Dirigido por Michael Mann (um especialista em ação), a trama traz De Niro à frente de uma quadrilha de criminosos altamente treinados, que realizam assaltos a bancos cinematográficos. Em sua cola, o detetive obstinado vivido por Pacino. Além da ação frenética, o elogiado longa é um excelente estudo de personagem, mostrando como a obsessão de ambos acaba afetando suas vidas pessoais. No elenco, as presenças de Val Kilmer e uma pequena Natalie Portman em um de seus primeiros trabalhos da carreira.

A Última Ameaça

Não deixe de assistir:

Mestre do cinema de ação na China, o diretor John Woo entrou pela porta da frente em Hollywood trazido por Jean-Claude Van Damme em O Alvo (1993). Seu trabalho seguinte nos EUA foi este Broken Arrow (no título original), no qual demonstrava que poderia transformar qualquer ator em astro da ação. Foi o que Woo fez com John Travolta e Christian Slater neste longa eletrizante. Na trama, a dupla interpreta pilotos de aviões super sônicos em missão secreta do governo. Acontece que Travolta trai a missão por dinheiro, rouba ogivas nucleares e deixa o ex-parceiro para morrer. Agora o sujeito está na cola do traíra. Depois que Quentin Tarantino remodelou a carreira de Travolta com um personagem mafioso e drogado, que não necessariamente era o herói que o ator sempre interpretou, muitos outros papeis do tipo foram aparecendo para ele. Aqui, ele interpreta seu primeiro vilão declarado.

A Outra Face

Por falar em John Travolta e o diretor John Woo, a dupla repetia a parceria logo no ano seguinte, trazendo consigo Nicolas Cage à tiracolo. A Última Ameaça foi lançado em 1996, e em 1997, Woo e Travolta entregavam um blockbuster de ação ainda maior e melhor com A Outra Face. E o que o faz melhor é que além das cenas de ação mais elaboradas e de deixar na beira da poltrona, a história do filme é muito atraente e bem trabalhada. A ideia brinca com uma questão universal – e primordial de qualquer filme de mocinho e bandido – que é: “e se o herói e o vilão trocassem de lugar?”. Na trama, Travolta desta vez começa como o herói, um policial obcecado em capturar o terrorista vivido por Cage. Através de uma trama complexa, mas muito bem detalhada, os dois terminam trocando de rosto, assumindo a identidade do outro. É ver para crer, ou rever para se divertir.

A Rocha

E se apresentamos dois filmes repletos de adrenalina com John Travolta dando uma de herói de ação acima, agora é vez de recomendar mais uma produção com seu colega de A Outra Face para equilibrar as coisas. E o escolhido foi este A Rocha, o primeiro filme do gênero que Nicolas Cage participou e que igualmente serviu para moldar sua carreira neste tipo de filme – hoje algo comum para o ator. Até então, Cage estava acostumado a fazer comédias, dramas e até romances, mas foi o diretor Michael Bay que o transformaria num astro de ação – como o próprio afirmou numa premiação. Em A Rocha, Nicolas Cage vive um agente do FBI especialista em química, que trabalha muito mais com a parte técnica e burocrática do que em campo. Mesmo assim ele é recrutado para uma missão quase impossível, de parar um militar de alta patente renegado que tomou a ilha de Alcatraz como refém. Para a tarefa ele contará com a parceria de ninguém menos do que James Bond em pessoa – o astro veterano Sean Connery – que realmente interpreta uma versão mais velha do espião 007 aqui.

Daylight

Não dá para falar em filmes de ação da década de 1990 sem falar num de seus verdadeiros reis. Nos anos 90, ganhamos outros atores se arriscando em filmes de ação, e até se dando muito bem, como Tom Cruise, Keanu Reeves, John Travolta e Nicolas Cage – todos apresentados na lista. Mas não dá para vencer o especialista Sylvester Stallone. O ator ajudou a redefinir o cinema do gênero nos anos 80, e na década seguinte seguia a toda. Aqui selecionamos um filme já mais para o fim dos anos 90, de 1996, onde Stallone resolvia mesclar sua costumeira ação com o cinema catástrofe que havia voltado à popularidade. Na trama, o túnel que liga Nova Jérsei à Manhattan colide e começa a inundar, colocando uma contagem regressiva para os que lá ficaram presos. Mas se tem uma pessoa que poderá salva-los, ou ao menos tentar, esse alguém é Kit Latura (Stallone), um dos personagens mais humanos e trágicos da carreira do ator.

Força Aérea Um

Muitos podem achar que não dá para fazer uma boa lista de recomendação de filmes de ação sem o brucutu Sylvester Stallone. Outros tantos, que mesmo na ação gostam de encontrar, digamos, mais substância, dirão que o posto do imperdível fica com o astro Harrison Ford. Seja como for, aqui temos para todos os gostos e recomendo ambos. Imagine um Duro de Matar passado dentro do avião presidencial dos EUA, conhecido como Força Aérea Um, e se pode ter uma ideia do que é este longa que leva o nome do avião no título. Harrison Ford vive o presidente dos EUA. Mas ele não é um presidente qualquer. É um presidente que age por conta própria quando seu avião é sequestrado por terroristas russos e sua família ameaçada. O filme de 1997 fez um baita sucesso na época, apelando para o patriotismo dos americanos.

O Negociador

Finalizando a matéria temos um filme protagonizado pelo humorista Eddie Murphy. Bem, você pode até pensar que o nome de Murphy não é assim muito popular para filmes do gênero, mas estaria solenemente equivocado. Basta lembrar que dois dos primeiros filmes da carreira do ator misturavam ação e comédia: 48 Horas (1982) e Um Tira da Pesada (1984). O primeiro teve uma continuação em 1990, e o segundo teve duas, uma em 1987 e outra 1994 – além de um quarto filme a caminho pelas mãos da Netflix. E aqui, em 1997, Eddie Murphy retornava justamente à vibração de Um Tira da Pesada misturando ação policial e muito humor. Podemos dizer inclusive que este filme é até mesmo mais intenso que os citados. Na trama, Murphy vive um negociador de reféns da polícia. Ele se torna alvo de um perigoso bandido, que jura vingança contra ele, e coloca sua companheira igualmente no alvo. Esse filme ficou imprensado entre os sucessos de O Professor Aloprado (1996) e Dr. Dolittle (1998), terminando eclipsado por eles – mas merece nova chance.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS