quinta-feira, abril 25, 2024

É Muita Nostalgia! Os Clássicos dos anos 80 que Completam 35 Anos Disponíveis nos Streamings

Os anos 80 foram definitivamente inesquecíveis. Tanto que continuam vindo à tona na cultura pop mesmo depois de mais de três décadas. É justamente por isso que adoramos nos banhar em sua nostalgia. Mesmo os que não viveram em tal época, conhecem bem toda a sua cultura, já que o mundo do cinema, da TV e da música não nos deixa esquecer, com suas constantes revisitações a esta época mágica. Mostrando que o tempo passa de verdade, já temos as primeiras produções dos anos 80 completando aniversário de 42 anos. Imagine só, os anos 80 estão entrando na meia idade.

Pensando nisso e como forma de celebrar essa época que nunca se foi de verdade, e jamais sairá de nossos corações e mentes, resolvemos indicar uma nova leva de filmes do período para todos os saudosistas matarem a saudade. Fizemos um grande apanhado de tudo o que de mais interessante as plataformas de streaming mais famosas têm a oferecer. Aqui, focamos nos filmes que estão completando 35 anos em 2022. Confira abaixo, tem muito clássico bom.

Máquina Mortífera (HBO Max)

Começamos a lista com o primeiro exemplar de uma das franquias policiais mais divertidas e repletas de adrenalina do cinema. Aqui foi onde tudo começou, com Mel Gibson e Danny Glover vivendo parceiros muito diferentes, precisando se unir para desmantelar uma quadrilha de traficantes. A HBO Max disponibiliza os quatro filmes, e o terceiro está completando 30 anos em 2022.

O Predador (Star+)

Por falar em ação, o musculoso Arnold Schwarzenegger foi um dos astros que reinou no gênero nos anos 80. E este filme é um dos mais famosos de seu repertório no período. Na trama, Arnold vive o líder de uma equipe de militares das forças especiais partindo em missão misteriosa para uma floresta da América do Sul. No local, irão se deparar com uma criatura caçadora de fora da Terra.

Dirty Dancing – Ritmo Quente (Star+)

Agora quebramos um pouco a hegemonia da ação para apresentar um filme mais afetuoso, repleto de romance e muita dança quente. Ah sim, e uma das trilhas sonoras mais inesquecíveis da história da sétima arte. No filme, o saudoso Patrick Swayze vive um instrutor de dança em um resort na década de 1960, que começa a se envolver com uma jovem hóspede, papel de Jennifer Grey. A atriz anunciou uma continuação atual a ser estrelada novamente por ela.

Um Tira da Pesada II (Amazon)

Não deixe de assistir:

Depois de uma pequena pausa, voltamos aos filmes de ação policial, este, é claro, também dono de muito humor, afinal no comando temos ninguém menos que o astro Eddie Murphy. O primeiro Um Tira da Pesada (1984) transformou o humorista num dos nomes mais famosos do mundo, e para a continuação foi trazido ao comando Tony Scott, o mesmo diretor de Top Gun – Ases Indomáveis, o maior sucesso do ano anterior.

Três Solteirões e um Bebê (Disney+)

Essa comédia marcou definitivamente os anos 80, sendo o maior sucesso de bilheteria nos EUA em seu respectivo ano. Tom Selleck (então astro da série Magnum), Steve Guttenberg (astro dos filmes Loucademia de Polícia) e Ted Danson (astro da série Cheers) protagonizam como os machões sem a menor ideia do que fazer com um bebê que aparece em sua porta. O que muitos podem não saber é que se trata de um remake francês de 1985. A Disney Plus irá lançar um novo Três Solteirões e um Bebê esse ano, com Zac Efron.

Falcão – O Campeão dos Campeões (Telecine Play)

Por falar nos reis da ação da década de 80, Sylvester Stallone não poderia ficar de fora da lista. E aqui, ele aparece com uma das mais famosas reprises da Sessão da Tarde para todos que cresceram na época. Esta geração jamais esquecerá de quando o caminhoneiro Lincoln Hawk (o falcão) virava seu boné para trás, era sinal que venceria a luta de queda de braço, mostrando ao filho mimado como era o comportamento troglodita daquele tempo.

Namorada de Aluguel (Star+)

Mais um desvio para uma produção mais amena, que igualmente marcou seu lugar nas reprises da Sessão da Tarde na época. Namorada de Aluguel traz Patrick Dempsey como um adolescente colegial visando aumentar sua popularidade. Para isso, ele resolve contratar a menina mais bonita e famosa da escola (papel da saudosa Amanda Peterson), que estava precisando de uns trocados, para fingir ser sua namorada. Uma trama meio insana, mas que para a época fazia sentido.

Te Pego Lá Fora (Telecine Play)

Outro ícone adolescente absoluto da época e das reprises da Sessão da Tarde. Outro filme que de tão insano se tornou inesquecível em nossos corações. Veja essa premissa: um novo estudante chega transferido ao colégio de nosso protagonista Jerry Mitchell (Casey Siemszko). Acontece que o sujeito é um verdadeiro sociopata com tendências homicidas e que não gosta de ser tocado (possivelmente por ter passado algum abuso). Quem o toca é tratado com fúria nos olhos pelo sujeito. Buddy Revell (Richard Tyson) tem um apetite por sangue mais voraz que Jason e Freddy, e marca briga com o inocente Jerry após o horário das aulas.

007 – Marcado para Morrer (Amazon)

Um dos heróis mais marcantes de todos os tempos na história do cinema sem dúvidas é James Bond, o agente 007 da coroa britânica. Essa, porém, foi sua fase, digamos, menos marcante. Acontece que depois de ter sido personificado pelos imortais Sean Connery e Roger Moore, sobrou para Timothy Dalton a ingrata tarefa de substituí-los. Essa foi a estreia de Dalton no personagem, e a proposta dos produtores era por um Bond mais real, sombrio e cru – algo que só foi conquistado com sucesso décadas mais tarde com a chegada de Daniel Craig.

Superman IV – Em Busca da Paz (HBO Max)

O quarto filme do maior herói das histórias em quadrinhos de todos os tempos marcou a despedida do astro Christopher Reeve do papel. O ator ainda é para muitos o que melhor incorporou Superman em todas as suas qualidades. Nesta aventura de despedida, Lex Luthor (Gene Hackman) cria um vilão à altura do herói, o Homem Nuclear (Mark Pillow), usando o DNA do próprio kryptoniano.

Mestres do Universo (Telecine Play)

Por falar em super-heróis que marcaram a década de 80, nenhum outro fez mais sucesso com a garotada do que He-Man. Tudo graças às intermináveis reprises no programa matutino da Xuxa. He-Man ganhou até música aqui no Brasil. E nos EUA ganhava uma superprodução estrelada pelo grandalhão Dolph Lundgren. Mais de três décadas depois e o filme ressurge como cult.

Bom Dia, Vietnã (Star+)

Deixando os blockbusters de aventura e ação um pouco de lado, agora chega à lista um dos longas mais queridos da época. Estrelado pelo saudosíssimo Robin Williams, este filme indicou o ator para seu primeiro Oscar como protagonista. Na trama, ele é um divertido radialista trabalhando diretamente da guerra a fim de levantar os espíritos dos soldados americanos.

Nascido para Matar (HBO Max)

Por falar na Guerra do Vietnã, aqui temos o mesmo assunto abordado neste longa do mestre Stanley Kubrick. Sem a leveza da obra acima, este filme é um retrato nu e cru, mas também muito complexo e repleto de pensamento sobre a terrível realidade da guerra. A trama é dividida em duas partes, primeiro com o treinamento sub-humano dos recrutas, e depois com o conflito em si.

Império do Sol (HBO Max)

Seguimos no terreno dos dramas de guerra, trocando apenas de conflito armado e voltando um pouco mais no tempo para a Segunda Guerra Mundial. Assim como o item acima, este aqui também é dirigido por um verdadeiro gênio da sétima arte: Steven Spielberg. Baseada num livro, a história mostra um menino britânico separado da família e levado a um campo de concentração japonês. A obra foi indicada para 6 Oscar.

Wall Street – Poder e Cobiça (Star+)

Por falar em produções prestigiadas pelos prêmios da Academia, este famoso longa do período contou com a direção de ninguém menos que Oliver Stone – então recém-saído de toda a badalação de Platoon (Vencedor do Oscar de melhor filme no ano anterior). O mesmo Charlie Sheen protagoniza como um ambicioso investidor da bolsa de valores (tema muito em voga hoje no Brasil). Mas quem brilha mesmo é Michael Douglas como o ardiloso rei dos investimentos Gordon Gekko, papel que lhe rendeu o Oscar.

Arizona Nunca Mais (Star+)

O astro Nicolas Cage voltou as boas com o recente sucesso de O Peso do Talento nos cinemas. Mas a verdade é que o ator desde sempre deu preferência a papeis estranhos, que o desafiassem profissionalmente. É o caso com esta comédia insana que marca o segundo longa dos renomados irmãos Coen. No filme, Cage vive um criminoso que se apaixona e se casa com a policial que o prendeu (Holly Hunter). Sem conseguir ter filhos, o casal decide sequestrar um dos bebês de uma família rica.

Viagem Insólita (HBO Max)

Os atores Dennis Quaid e Meg Ryan se conheceram, se apaixonaram e se casaram depois de interpretarem um casal nesta superprodução de Steven Spielberg. Mistura de comédia, ação e ficção científica, este clássico dos anos 80 traz Quaid como um piloto aceitando ser parte de um experimento que o diminui a um tamanho microscópico dentro de uma aeronave. O projeto ultrassecreto sofre um atentado e o protagonista termina inserido no corpo de um sujeito comum – papel de Martin Short.

Um Salto para a Felicidade (Telecine Play)

Por falar em casais das telas que levaram seus romances para a vida real, aqui temos mais um exemplo nesta comédia dirigida pelo mesmo realizador de Uma Linda Mulher. Na história, Goldie Hawn é uma pedante, egocêntrica e rude socialite casada com um ricaço. Ela contrata os serviços do carpinteiro Kurt Russell para dar uma turbinada em seu iate, e tenta dar o cano no sujeito. Em uma guinada do destino a insuportável mulher sofre um acidente, cai do barco e perde a memória. Seu marido festeja e a abandona. Assim, Russell aparece no hospital e a leva para casa para cuidar de seu grande rebento fingindo que ela é sua esposa amnésica.

Uma Noite de Aventuras (Disney+)

Tratado agora com o título Uma Aventura de Babás na Disney Plus, este clássico das reprises na Sessão da Tarde sempre será Uma Noite de Aventuras para a geração que curtiu suas primeiras exibições nas telinhas. Quem protagoniza é Elisabeth Shue, uma das musas da década, no papel de Chris, uma jovem babá cuidando de uma menininha e dois adolescentes. A noite, é claro, sai do controle por completo e o quarteto logo está pela cidade de Chicago vivendo as experiências mais alucinantes e perigosas.

Os Nerds Saem de Férias (Star+)

Por falar em comédias dos anos 80, assim como Um Tira da Pesada, os nerds mais famosos daquela década ganharam seu filme original em 1984 e uma sequência em 1987. Enquanto no primeiro filme os protagonistas atrapalhados precisavam encarar e superar o bullying sofrido em sua universidade, nesta continuação a luta é levada para fora do campus, em uma convenção na Flórida.

A Princesa Prometida (Netflix)

Um dos filmes mais queridos dos anos 80, esta mistura de fantasia e comédia traz um dos primeiros trabalhos da atriz Robin Wright, então bem novinha no papel de Buttercup, uma fazendeira prometida para se tornar princesa através do casamento. Seu verdadeiro amor, no entanto, é o aventureiro Westley (Cary Elwes), que, treinado por piratas como espadachim, partirá no resgate da moça. Tudo, é claro, contado em um livro, por um avô para seu netinho.

La Bamba (Netflix)

Esse drama musical é outro filme que todos os que cresceram na época devem lembrar muito bem das exibições repetidas na Sessão da Tarde. Toda vez que a música La Bamba toca, somos imediatamente remetidos a esta biografia, que narra a ascensão meteórica do jovem humilde Ritchie Valens (Lou Diamond Phillips), filho de imigrantes mexicanos, até se tornar uma sensação da música.

Bagdá Café (Amazon)

Um dos filmes mais cult de 35 anos atrás, também dos anos 80 e da história do cinema. Embalado pela música ‘Calling You’, essa emocionante e por vezes nonsense jornada de empoderamento feminino apresenta uma turista alemã abandonada pelo marido num bar de beira de estrada, onde figuras excêntricas convivem. A chegada da mulher irá mudar a vida de todos no local. O filme marcou época e em 1990 virou série de TV com Whoopi Goldberg.

Hellraiser – Renascido do Inferno (Amazon)

Agora mudamos de gênero mais uma vez, e passamos para um grande favorito de vocês e nosso também: o terror. E aqui temos um dos mais emblemáticos representantes do gênero do período, que ganhará remake muito em breve. Hellraiser – Renascido do Inferno assombrou as crianças da época com suas exibições no SBT. Baseado no livro de Clive Barker, a história fala sobre um cubo dourado que tem a capacidade de levar quem desvendar seu segredo diretamente para o inferno.

A Hora do Pesadelo 3 (HBO Max)

Assim como Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone formaram uma dupla formidável para o gênero da ação nos anos 80, os psicopatas Jason e Freddy Krueger também se tornavam símbolo para o terror e verdadeiros ícones pop da década. De álbum de figurinhas até sua própria série de TV, os psicopatas matadores de adolescentes estavam em todo o lugar. Aqui, Freddy voltava em seu terceiro filme, desta vez encontrando adversários à altura: jovens em uma clínica capaz de controlar seus pesadelos.

Quando Chega a Escuridão (Telecine Play)

Terminando a lista com outra produção cult, não muito conhecida nem mesmo em sua época de lançamento. Este se trata, no entanto, do primeiro filme dirigido pela vencedora do Oscar Kathryn Bigelow. Na época, a cineasta começava seu relacionamento com James Cameron, que depois viraria seu marido. Assim, o famoso diretor fez um “intercâmbio” de atores de sua superprodução Aliens – O Resgate (1986), já que grande parte do elenco pode ser encontrado nesse filme também. O tema aqui são um grupo de vampiros renegados, e a nova adição ao grupo, um cowboy apaixonado por uma das integrantes.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS