Todos nós temos nossos filmes favoritos da década de 80. A época é o paraíso dos nostálgicos. Quem viveu esses anos politicamente incorretos jamais esquecerá. Quando falamos de cinema, os anos 80 foram especiais porque foram a época em que o cinema entretenimento e seus blockbusters surgiram modificando para sempre a cena. Aqui, como você já deve ter visto pelo título iremos usar como tema mais uma matéria nostálgica da década de 80. A graça dessa nova lista é revelar quais foram as franquias que mais tiveram filmes durante os 80’s. Mas antes de começar, vamos a algumas regras no parágrafo abaixo.
Primeiro, para a lista não ficar imensa e interminável, levaremos em conta apenas as franquias que tiveram pelo menos três filmes, ou seja, um filme que teve apenas uma continuação não entrará na lista. Segundo, é preciso que todos os filmes de tal franquia tenham sido lançados na década de 80. Trilogias muito queridas como ‘De Volta para o Futuro’ e ‘Star Wars’ ficaram de fora, por exemplo, já que o primeiro ‘Guerra nas Estrelas’ é de 1977, e o terceiro ‘De Volta para o Futuro’ é de 1990. O mesmo vale para uma franquia que tenha um total de cinco filmes, mas se um deles tiver sido lançado antes ou depois dos anos 80 não será computado.
Outra regra é que todos os filmes precisam necessariamente ter sido lançados nos cinemas. Ou seja, se o primeiro filme foi para os cinemas e os demais tiveram lançamento em vídeo ou na TV, não serão contabilizados. Também não contaremos produções de baixo orçamento e de nível B do cinema, é preciso ter nomes de astros e estrelas, ou um grande estúdio bancando. Bem, acho que é tudo. Sem mais delongas, vamos a eles.
Indiana Jones / 3 Filmes
É seguro dizer que nos anos 80 as três franquias ainda preferidas do grande público são ‘De Volta para o Futuro’, ‘Star Wars’ e ‘Indiana Jones’. No entanto, diferente das outras duas, a franquia do arqueólogo mais famoso do cinema teve três filmes lançados na década, em 1981, 1984 e 1989. Esse mês aguardamos ansiosos a volta de Harrison Ford em ‘A Relíquia do Destino’, o quinto filme.
Superman / 3 Filmes
O universo DC será “rebootado” em breve com a liderança de James Gunn para arrumar a casa na Warner. Voltando para os anos 80, nos deparamos com o primeiro grande filme de super-herói do cinema e a primeira grande franquia do gênero, com os longas ‘Superman’, com Christopher Reeve. Sim, essa franquia teve quatro filmes, mas como o primeiro é de 1978, não iramos contar (como explicado na regra). Assim sobram as três continuações seguintes, de 1980, 1983 e 1987.
Karatê Kid / 3 Filmes
A franquia ‘Karatê Kid’ voltou com tudo graças ao sucesso da série ‘Cobra Kai’ (que lança sua sexta e última temporada este ano) e ainda promete mais um filme nos cinemas no ano que vem. Como sabemos, tudo começou em 1984, com a primeira aventura de Daniel ‘San’ e o Sr. Miyagi, personagens icônicos daquela década, e suas duas continuações, em 1986 e 1989. Sim, tivemos um quarto filme, mas foi em 1994.
Rambo / 3 Filmes
Outro personagem icônico nascido nos anos 80, Rambo se tornou o segundo papel mais marcante da carreira do astro Sylvester Stallone, atrás somente do pugilista Rocky Balboa. E enquanto ‘Rocky’ possui nada menos que seis filmes e três derivados (agora com a sub-franquia ‘Creed’), ‘Rambo’ chegou à marca de cinco filmes em 2019. Mas quando falamos apenas dos anos 80, Rambo é quem pega a liderança, já que Rocky teve apenas dois filmes lançados na época (o três e o quatro), enquanto Rambo teve uma trilogia completa, em 1982, 1985 e 1988.
Férias Frustradas / 3 Filmes
Essa franquia cômica da Warner marcou a carreira do icônico Chevy Chase, se tornando o filme pelo qual é mais lembrado. Esse ano, o primeiro ‘Férias Frustradas’ está completando 40 anos de sua estreia, e está disponível na HBO Max para todos comemorarem esse aniversário especial – assim como toda a franquia, num total de cinco filmes. Para a matéria no entanto, só os três primeiros, lançados nos anos 80, irão contar – em 1983, 1985 e 1989.
Poltergeist / 3 Filmes
‘Poltergeist’ é um dos filmes de terror mais queridos dos anos 80, e o motivo para isso é que reuniu duas verdadeiras lendas do cinema atrás das câmeras: o produtor Steven Spielberg (que dizem que dirigiu muito do longa) e o diretor Tobe Hooper. Aliás, ‘Poltergeist’ é um destes filmes tão marcantes, que acabou por eclipsar totalmente suas continuações – com grande parte do público simplesmente ignorando-as. Mas elas existem, produzidas pela mesma MGM e com grande parte do mesmo elenco, formando uma trilogia em 1982, 1986 e 1988.
Desejo de Matar / 3 Filmes
Hoje, a premissa do homem comum que pega numa arma e resolve fazer justiça com as próprias mãos pode não ser vista da mesma forma, tendo forte conotação politicamente incorreta. Mas nos anos 70 e 80 esse tipo de insatisfação social contra o crime era um enredo muito celebrado. Esse se tornou um dos pilares da filmografia de Charles Bronson com a franquia ‘Desejo de Matar’, que começou em 1974. A saga do arquiteto Paul Kersey continuou em 1982, 1985 e 1987. E ainda ganharia um quinto filme em 1994 e uma refilmagem – que não foram contados.
Braddock / 3 Filmes
Seguindo muito de perto a premissa do segundo ‘Rambo’, o Coronel James Braddock de Chuck Norris era justamente isso, um veterano de guerra que volta ao Vietnã para resgatar prisioneiros americanos ainda mantidos no país. Mesmo sendo uma cópia deslavada do personagem de Stallone, Braddock serviu para fazer a carreira do durão Norris e ganhou nos anos 80 nada menos que três filmes: em 1984, 1985 e 1988.
Porky’s / 3 Filmes
Outro que talvez não resista ao teste do tempo nessa era politicamente correta em que vivemos, ‘Porky’s’ era basicamente um ‘American Pie’ dos anos 80, porém, ainda mais escrachado e sacana. O curioso é que o primeiro filme é sujo até a alma, no entanto, com o segundo uma guinada mais consciente e ativista era dada à trama. O enredo social não agradou muito e no terceiro retomavam as “travessuras” de costume. ‘Porky’s’ teve sua trilogia em 1981, 1983 e 1985.
Conan / 3 Filmes (Quase)
Aqui demos uma leve trapaceada. Explico. O primeiro ‘Conan’ serviu para dar protagonismo à carreira de Arnold Schwarzenegger, sendo seu primeiro sucesso. Dois anos depois, a sequência ‘Conan – O Destruidor’ chegava aos cinemas. A ideia era reunir Conan em um terceiro filme com outra criação do autor Robert E. Howard, a guerreira ruiva Red Sonja. Arnold estava dentro e Sonja havia contratado a modelo Brigitte Nielsen para o papel. Só tinha um pequeno grande problema: a Universal, produtora dos dois primeiros filmes, não liberou os direitos do personagem para o terceiro filme, que foi da MGM. Assim, de forma marota, os produtores transformaram Conan em Kalidor e lançaram o filme. Mas todos sabemos que ali é o Conan de Arnold, fazendo uma trilogia (mesmo que não oficial) em 1982, 1984 e 1985.
Jornada nas Estrelas (Star Trek) / 4 Filmes
A franquia ‘Jornada nas Estrelas’ (ou ‘Star Trek’) é uma das mais bem-sucedidas da cultura pop, e nasceu em uma série de TV ainda na década de 1960. Em 1979, esse programa ganhava vida nas telonas na forma de uma superprodução. A continuação, surgia nos anos 80, em 1982. Assim seguiram nada menos do que treze filmes para o cinema até 2016 – com um décimo quarto prometido para estrear entre 2024 e 2025. Mas aqui levaremos em conta apenas os filmes dois, três, quatro e cinco, lançados em 1982, 1984, 1986 e 1989.
Halloween / 4 Filmes
A nova trilogia de ‘Halloween’ chegou ao fim ano passado com ‘Halloween Ends’. Essa nova trinca de filmes, iniciada em 2018 e que marcou a volta de Jamie Lee Curtis, levava em conta apenas o filme original de John Carpenter, lançado quarenta anos antes, em 1978. Mas a verdade é que a franquia do maníaco de máscara branca Michael Myers possui nada menos do que treze filmes (assim como ‘Star Trek’), dos quais levaremos em conta apenas o dois (1981), o três (1982), o quatro (1988) e o cinco (1989).
Cheech & Chong / 4 Filmes
Esse é outro que foi apagado com o tempo, ficando preso em uma era específica. Filmes cult por natureza, as comédias maconheiras de Cheech Marin e Tommy Chong marcaram época. Embora não sejam exatamente continuações de uma franquia, a dupla sempre interpretava os mesmos personagens e todos os filmes tinham o mesmo teor. Tudo começou em ‘Queimando Tudo’ (1978). Mas aqui contaremos apenas ‘As Novas Aventuras de Cheech e Chong’ (1980), ‘Altos Sonhos de Cheech e Chong’ (1981), ‘Pintou Sujeira’ (1982) e ‘Sonhos Alucinantes’ (1983). A dupla fez também ‘Os Irmãos Corsos’ (1984) – mas esse foge um pouco o estigma da comédia maconheira. E se você acha que os filmes eram de baixo orçamento nível B, saiba que por trás de tais obras tinham grandes estúdios como a Universal, a Columbia e a Paramount produzindo.
A Hora do Pesadelo / 5 Filmes
Nos anos 80, duas franquias de terror reinavam absolutas: ‘Sexta-Feira 13’ e ‘A Hora do Pesadelo’. Sim, muitos podem preferir ‘Halloween’, mas a verdade é que na década não dá para comparar a popularidade de Michael Myers com o fenômeno que foram Jason e Freddy. A maníaco dos sonhos de Wes Craven foi o último a entrar na brincadeira, com seu primeiro filme sendo lançado em 1984. Mesmo assim, seguiu para estrelar nada menos que sete filmes, um derivado e uma refilmagem. Aqui, contaremos os cinco filmes dos anos 80, em 1984, 1985, 1987, 1988 e 1989.
007 / 5 Filmes (ou 6)
Se a lista fosse apenas das franquias mais longevas da sétima arte, ponto, sem dúvida 007 – James Bond estaria em primeiro lugar com seus vinte e cinco filmes oficiais. Não tem para ninguém. Também pudera, a franquia começou ainda no início dos anos 60 e dura até hoje, lançado seu último episódio (até o momento) em 2021. Aqui, levaremos em conta apenas o fim da era Roger Moore, com ‘Somente para Seus Olhos’ (1981), ‘Octopussy’ (1983) e ‘Na Mira dos Assassinos’ (1985), e os da era Timothy Dalton, com ‘Marcado para a Morte’ (1987) e ‘Permissão para Matar’ (1989). No entanto, os anos 80 também marcaram a volta de Sean Connery para ‘Nuca Mais Outra Vez’ (1983), refilmagem de ‘A Chantagem Atômica’ (1965) fora da franquia oficial.
Loucademia de Polícia / 6 Filmes
Agora chegamos ao top 3 das franquias que mais tiveram filmes nos anos 80. Pegando a medalha de bronze em terceira posição temos essa marca da Warner na década, que mostrava alguns dos policiais mais sem noção do cinema. ‘Loucademia de Polícia’ estreou em 1984 e depois lançou um filme por ano até o fim dos anos 80. Foram seis filmes de 1984 a 1989. Hoje, fala-se em um reboot/continuação moderno.
Sexta-Feira 13 / 8 Filmes
Com a medalha de prata em segunda posição está a franquia de terror da Paramount, ‘Sexta-Feira 13’. Como dito, nos anos 80 não tinha para ninguém, quando o assunto era horror, os nomes de Jason e Freddy eram os astros. A franquia da data de azar começou logo no início da década em 1980 mesmo e lançou simplesmente 8 filmes, praticamente um por ano. Apenas dois anos da década ficaram sem exemplares do maníaco Jason, 1983 e 1987. Já pensou, poderia ter zerado a década, com dez longas. Depois disso, ainda obteve mais duas continuações, um derivado e um remake.
Os Trapalhões / 20 Filmes
Em primeiríssimo lugar, recebendo a medalha de ouro, temos nossos conterrâneos ‘Os Trapalhões’. Assim como as produções de ‘Cheech e Chong’, os filmes do quarteto brazuca formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias (que também interpretavam sempre os mesmos personagens) não são necessariamente continuações dentro de uma franquia. A franquia é ‘Os Trapalhões’, a marca registrada. Nascidos em programas de TV, Os Trapalhões ganharam os cinemas ainda na década de 1960, com outras formações. Mas é inegável que seu auge de popularidade veio da formação clássica, que imperou nos anos 80.
Ao contrário de qualquer outra franquia, ‘Os Trapalhões’ lançaram seus filmes durante todos os anos da década de 80, mas não apenas isso, estreando também até três filmes em um único ano. Justamente por isso, são um total de 20 filmes lançados na década. No Brasil, os filmes do quarteto no período eram campeões de público, batendo inclusive as grandes produções de Hollywood. Não tinha para ninguém. A maioria dos filmes consistia em paródias de clássicos, como Os Três Mosqueteiros, O Mágico de Oz e O Auto da Compadecida; mas também tiveram aventuras espaciais, de fantasia enfrentando monstros, versões em desenho animado e até um filme retrospectiva de suas carreiras. Os destaques ficam para ‘Os Saltimbancos Trapalhões’ (1981), ‘Os Vagabundos Trapalhões’ (1982), ‘Os Trapalhões no Reino da Fantasia’ (1985) e ‘Os Trapalhões no Auto da Compadecida’ (1987). Inesquecível.