sábado, abril 27, 2024

Egito PROCESSA Netflix por representar Cleópatra como mulher negra em minissérie

Após o lançamento do trailer da minissérie ‘Rainha Cleópatra‘, que retrata a famosa rainha como uma mulher negra, um advogado egípcio entrou com um processo na Procuradoria Pública do país para suspender a plataforma de streaming Netflix no território local.

O advogado Mahmoud al-Semary acusou os produtores do docudrama e a diretoria do Netflix por sua participação, alegando que a série promove o “afrocentrismo” e distorce a história e a identidade egípcia.

Al-Semary afirmou que a maioria dos produtos exibidos pela plataforma Netflix não está em conformidade com os valores e princípios islâmicos e sociais, sobretudo egípcios.

Por outro lado, a série recebeu o apoio da egiptóloga Sally-Ann Ashton, que comentou:

“Cleópatra governou o Egito muito antes do assentamento árabe no Norte da África. Se considerarmos que o lado materno de sua família era composto por mulheres indígenas, isto é, africanas, temos de refletir tais características em suas representações”.

No entanto, o arqueólogo egípcio e ex-ministro de Antiguidades, Zahi Hawass, criticou a série, ao corroborar a tese de “falsificação dos fatos”.

“Isso é completamente falso. Cleópatra era grega, o que significa que ela era provavelmente loira, não negra”, objetou Hawass. “O Netflix busca confundir o público e difundir informações falsas de que a origem da civilização egípcia é essencialmente negra”.

A minissérie ‘Rainha Cleopátra‘ faz parte da série ‘African Queens‘ da Netflix, co-produzida pela atriz e apresentadora Jada Pinkett Smith, esposa do ator Will Smith.

A atriz Adele James interpreta a personagem título. O trailer foi visto por milhões de espectadores em todo o mundo e gerou controvérsias sobre a representação histórica da rainha Cleópatra.

Não deixe de assistir:

Lembrando que a produção chegará ao catálogo da plataforma de streaming no dia 10 de maio.

Confira:

A trama é centrada em Cleópatra, a mulher mais famosa, poderosa e incompreendida do mundo – uma rainha ousada cuja beleza e romances ofuscaram uma habilidade ímpar: seu intelecto. A herança de Cleópatra tem sido assunto de vários debates acadêmicos, ignorado constantemente por Hollywood. Agora, a série redescobre esse fascinante capítulo de sua história.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS