segunda-feira, abril 29, 2024

Cannes 2023 | Alice Braga está entre os novos 14 títulos da Seleção Oficial

Nesta segunda-feira, dia 24 de abril, Thierry Frémaux e Iris Knobloch anunciaram 14 novos títulos à Seleção Oficial do 76º Festival de Cannes, realizado entre os dias 16 e 27 de maio de 2023. Para os brasileiros, a grande novidade é a inclusão do lançamento de Robert Rodriguez, com Alice Braga e Ben Affleck, previsto para 12 de maio nos Estados Unidos. 

Como antecipado durante o anúncio da seleção em 13 de abril, a adição de novos participantes pode ocorrer até o dia da abertura do evento. A competição pela Palma de Ouro ganha dois novos concorrentes: Black Flies, de Jean-Stéphane Sauvaire, e Le Retour, de Catherine Corsini, ambos já conhecidos da Croisette

Leia mais: Cannes 2023 | Conheça os detalhes da Seleção Oficial do Maior Festival de Cinema

Mostra Competitiva

Catherine Corsini é a sétima mulher na corrida pela Palma de Ouro 2023

Deste modo, a Mostra Competitiva chega a 21 filmes e sete diretoras mulheres, isto é, o recorde de nomeações femininas aumenta e chega a um terço da disputa. Esta é a terceira vez da francesa Catherine Corsini na competição, ela esteve presente com A Repetição (2001) e A Fratura (2021), este último ganhador da Queer Palm

Já o francês Jean-Stéphane Sauvaire traz para o Palais des Festival uma produção estadunidense com os indicados ao Oscar® Sean Penn e Tye Sheridan. O cineasta esteve presente no tapete vermelho em 2008, com o impactante Johnny Mad Dog, ganhador do Regard Hope Award

Participações Especiais 

Vitalina Varela filme do emblemático cineasta português Pedro Costa.

O renomado cineasta português Pedro Costa (Vitalina Varela) participa com o curta-metragem As Filhas do Fogo (2019). Apresentado como parte da  exposição O resto é sombra em Paris, no ano passado, o curta faz parte de um projeto em associação com outros artistas portugueses e as imagens foram captadas em Cabo Verde, ainda na década de 1990.

Fora da competição, o chinês Shujun Wei, com Only The River Flows; e o francês Alex Lutz, com Une Nuit, estão na Mostra Um Certo Olhar. Já na Special Screening, três mulheres somam a oferta de estreias no Festival de Cannes. Entre elas a franco-marrocana Mona Achache, conhecida pelo cult O Porco Espinho (2009); a documentarista afegã Sahra Mani, responsável pelo tocante A Thousand Girls Like Me; e a franco-sueca Anna Novion, pela segunda vez na Croisette com Le Théorème de Marguerite.

Sessão da Meia-Noite com Alice Braga

Ben Affleck e Alice Braga em Hypnotic, de Robert Rodriguez.

Lançado em março deste ano no SXSW (South by Southwest Film Festival), Hypnotic é o novo filme de norte-americano Robert Rodriguez conhecido por eletrizantes e sangrentos filmes de ação, vide Alita: Anjo de Combate (2019) e Planeta Terror (2007). Previsto para chegar aos cinemas dos Estados Unidos, em 12 de maio, o longa faz sua estreia na Europa no Midnight Screening, mostra reservada aos filmes de gênero durante o festival. 

Com Alice Braga e Ben Affleck no elenco, Hypnotic promete aguçar a curiosidade dos espectadores entre os gêneros suspense, horror e policial. Veja o trailer! Outro título adicionado na mesma categoria é o sul-coreano Kim Tae-gon, pela primeira vez em Cannes, com o terror fantástico Project Silence.   

Não deixe de assistir:

Lista de novas adições: 

Competição

Black Flies, de Jean-Stéphane Sauvaire (EUA/França)

Le Retour, de Catherine Corsini (França)

Cannes Premiere 

Perdidos en la Noche, de Amat Escalante (México)

L’amour et les Forêts, de Valérie Donzelli (França)

Eureka, de Lisandro Alonso (Argentina)

Fora de Competição

L’abbé Pierre – Une Vie De Combats, de Frédéric Tellier (França)

Um Certo Olhar

Only The River Flows, de Wei Shujun (China)

Une Nuit, de Alex Lutz (França)

Curta-Metragem

Filhas do Fogo, de Pedro Costa (Portugal)

Sessão Especial

Little Girl Blue, de Mona Achache (França)

Bread And Roses, de Sahra Mani (Afeganistão)

Le Théorème De Marguerite, de Anna Novion (França/Suécia)

Midnight Screening 

Hypnotic, de Robert Rodriguez (EUA)

Project Silence, de Kim Tae-Gon (Coreia do Sul)

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS