sábado, abril 27, 2024

Elegemos as 10 melhores ANIMAÇÕES do Batman; Saiba onde assistir!

Ao longo de toda sua história, o Batman já ganhou diversas adaptações em live-action para o cinema e televisão, desde o seriado estrelado por Adam West, passando pela chamada Batmania com Tim Burton, depois na releitura moderna de Christopher Nolan e a recente e sombria abordagem de Matt Reeves com Robert Pattinson.

Todas essas produções trouxeram abordagens muito particulares, que acabaram somando no imaginário do personagem e até foram levadas para as aventuras do Cavaleiro das Trevas nos quadrinhos. O exemplo é que a conhecida armadura do Morcego de Gotham surgiu devido o físico de Michael Keaton, que o Burton precisou improvisar um peitoral revestido como uma espécie de armadura, e isso acabou fazendo sentido, já que é inverossímil o personagem partir pra cima de bandidos armados apenas com um collant de tecido.

Do mesmo modo, tivemos também diversas interpretações de histórias e perfis do Batman em animações. Sejam também nas series televisivas ou em longas metragens que ficaram marcados para sempre. Revisitando esses filmes, e aproveitando o sucesso de ‘The Batman’, preparamos uma lista especial com os dez melhores e mais icônicos filmes do Cruzado Encapuzado. Coloca também aí nos comentários uma lista com os seus filmes animados favoritos do Morcegão. Bora lá!

10 – Batman: O Cavaleiro de Gotham (2008) HBO Max

Essa animação, em especial, possui algo diferente, ela serve como uma base entre os filmes live-action ‘Batman Begins’ (2005) e ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ (2008). Ao todo são seis curtas, onde o Batman luta contra a máfia de Gotham e também contra outros vilões conhecidos. A atmosfera das histórias remete àquela vista nos filmes do Nolan, inclusive o visual dos personagens é semelhante aos atores Christian Bale e Morgan Freeman.

09 – Batman vs Tartarugas Ninja (2019) On Demand

É até engraçado que uma das parcerias mais inusitadas de um filme do Batman tenha se tornando uma das mais legais e bem-recebidas pela crítica e público. Nesse filme vemos o Cavaleiro das Trevas ao lado das Tartarugas Ninjas enfrentando a dupla de vilões formada pelo Destruidor e Ra’s al Ghul. Para completar o ensejo, outros vilões clássicos do Morcego e das Tartarugas aparecem, como o Coringa, Sr. Frio e Duas-Caras. Tudo é muito exageradamente delicioso, a animação é super fluida e bem feita e a aventura é pra lá de divertida.

Não deixe de assistir:

08 – O Filho do Batman (2014) HBO Max

Inspirado no ótimo ‘Batman e Filho’, escrito por Grant Morrison, a adaptção ‘O Filho do Batman’ acontece quando o Cavaleiro das Trevas descobre que tem um filho com Talia al Ghul. Para além disso, ele já é um pré-adolescente, isso porque o garoto já havia sido criado pelo seu avô, o líder da Liga dos Assassinos, e acaba se tornando o novo pupilo de Batman quando Ra’s al Ghul é dado como morto. A animação é bem realizada e a história bastante criativa.

07 – Batman Vs. Robin (2015) HBO Max

Como uma continuação diretora de ‘O Filho do Batman’, ‘Batman vs. Robin’ é mais uma das animações imperdíveis do Morcego, ela acompanha justamente o treinamento do adolescente Damian Wayne, que está tentando se desvencilhar de tudo o que aprendeu anteriormente na Liga dos Assassinos e também descobrir que tipo de herói ele é de verdade. Mesmo com as orientações de Batman, o garoto é recrutado e aceita fazer parte da organização secreta A Corte das Corujas, tomando um caminho bem perigoso.

06 – Batman e Mr. Freeze: Abaixo de Zero (1998) HBO Max

Um filme que não pode ficar de fora da lista é ‘Batman e Mr. Freeze: Abaixo de Zero’. que se passa na época em que o Sr. Frio está vivendo no Ártico com a sua esposa congelada criogenicamente. Um acidente, porém, destrói essa proteção, fazendo com que ela precise de um transplante de órgãos urgente. Só que nesse processo dramático, alguém muito próximo do Batman se torna o principal alvo do vilão, o que deve acarretar vários problemas. É um filme triste e ao mesmo tempo com uma história intrigante.

05 – Batman do Futuro: O Retorno do Coringa (2000) HBO Max

O ótimo ‘Batman do Futuro: O Retorno do Coringa’ tem como protagonista Terry McGinnis, o novo Batman que é um pupilo de Bruce Wayne. Os problemas começam quando o Coringa reaparece na história, semeando a destruição e indo à caça do antigo Cavaleiro das Batman. Terry, então, começa uma investigação para descobrir os segredos por trás dessa volta do vilão, tentando impedir mais um de seus planos malignos.

04 – Batman: O Cavaleiro das Trevas: Parte 1 e 2 (2013) HBO Max

Não é segredo que o quadrinho ‘O Cavaleiro das Trevas’, escrito por Frank Miller, é considerado a grande história do Batman. E, assim como nos gibis, o filme também teve a trama dividida em duas partes. Porém, ao contrário da diferença gritante entre elas, no que se refere a qualidade, os dois filmes funcionam melhor como um só – aliás, ambos saíram nesse formato.

Na trama baseada no material de Frank Miller, Bruce se aposentou do manto após a morte de Jason Todd. Gotham City agora vive uma era de trevas totais, onde a bandidagem toma conta como nunca antes. O Batman chuta o balde e resolver agir contra o sistema político, e, assim, o governo convoca o Superman para confrontá-lo, gerando uma das batalhas mais épicas e sensacionais de todos os tempos. A animação também emula precisamente os traços de Miller de Klaus Jason.

03 – Batman: Contra o Capuz Vermelho (2010) HBO Max

‘Batman Contra o Capuz Vermelho’ pegou todo mundo de surpresa quando trouxe uma história violenta e uma animação realista. O filme segue os passos do homem-morcego quando ele topa com o tal Capuz Vermelho, um anti-herói que tenta acabar com os criminosos de Gotham City sem medir as consequências de suas ações ou sequer possui qualquer escrúpulo, chegando ao ponto de tirar a vida dos bandidos. Porém, quando o Coringa entra em cena, algo absolutamente terrível acontece, um fato que deve chocar qualquer espectador desavisado que assiste.

02 – Batman: Ano Um (2011) HBO Max

Baseado na obra-prima escrita também por Frank Miller e ilustrada pelo genial David Mazzucchelli, ‘Batman: Ano Um’ tem como principal foco a transformação de Bruce Wayne no Batman, quando ele após sair da adolescência retorna à Gotham e a encontra o lugar dominado por criminosos e por uma polícia corrupta. Em paralelo a isso, o tenente James Gordon também chega à cidade, disposto a não se corromper pelo sistema e agir com o rigor da lei, formando uma bela dupla com o Morcego. O filme recente ‘The Batman’ pegou muito dessa história.

01 – Batman: A Máscara do Fantasma (1993) HBO Max

O enorme sucesso dos filmes dirigidos por Tim Burton fez com que a Warner/DC planejasse algo que estava engavetado há anos: uma série animada produzida por Bruce Timm, que foi um dos maiores marcos e sucessos da década de 1990. O lançamento coincidiu com este especial de Natal que serviu como uma prévia de tudo que o seriado ia apresentar em termos de qualidade e fidelidade às histórias do Batman.

Na trama ele enfrenta o Fantasma, um novo bandido misterioso que mata um grande criminoso e faz parecer que foi o Cavaleiro das Trevas que cometeu o crime. Não à toa, ‘Batman: A Máscara do Fantasma’ é o filme preferido da grande maioria dos fãs, já que se tornou referência não apenas no audiovisual como para as próprias HQs.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS