Eles Estão Entre Nós – Conheça os Filmes com Alienígenas vivendo na Terra

Eles Estão Entre Nós – Conheça os Filmes com Alienígenas vivendo na Terra



Com a estreia de 'MIB - Homens de Preto Internacional', o CinePOP resolveu relembrar com você alguns dos principais filmes nos quais os alienígenas já estão entre nós, convivendo, disfarçados ou infiltrados, sejam eles amistosos ou hostis. Nada de invasão e explosões, porque aqui, eles já estão entre nós. Vem conhecer.

MIBHomens de Preto (1997)

Impossível falar sobre o tema sem mencionar o filme mais bem sucedido do subgênero. Baseado numa série de HQs não muito conhecidas, a trama mostra uma agência governamental secreta, designada a monitorar e controlar a vida alienígena em nosso planeta. O filme fez um enorme sucesso e ficou marcado nas carreiras de Will Smith e Tommy Lee Jones, rendendo mais duas continuações. É uma pena que o novo filme da franquia, 'MIB - Homens de Preto Internacional', não tenha a qualidade ou a diversão dos filmes anteriores.

 O Enigma de Outro Mundo (1982)

Clássico da ficção científica/terror dirigido pelo mestre John Carpenter, que por sua vez é refilmagem de O Monstro do Ártico, obra da década de 1950. A versão de Carpenter foi ainda mais longe e conseguiu melhorar a ideia. O mote aqui é uma criatura alienígena que se descongela e se infiltra numa estação de pesquisa, passando a assumir a forma de qualquer um. É o auge da paranoia. Obra-prima.


Aproveite para assistir:


Vampiros de Almas (1956)

Ainda falando em alienígenas que tomam nosso lugar e o auge da paranoia na década de 1950, trazida pela Guerra Fria, este filme é um de seus maiores exemplares. Outro ponto em comum com o item acima, é que ambos foram refilmados – este aqui possuindo nada menos do que três remakes. As histórias são mais ou menos as mesmas, com pequenas mudanças, e falam sobre aliens dominando o mundo bem debaixo de nossos narizes. Os casulos nos quais os humanos são colocados são a marca do filme. Os Invasores de Corpos (1978), Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua (1993) e Invasores (2007) são as refilmagens.

Eles Vivem! (1988)

Voltando a falar do mestre John Carpenter, aqui temos outro de seus filmes cult. O curioso com o cineasta é que muitos de seus trabalhos se mostraram fracassos na época do lançamento, vindo a ser redescobertos como obras-primas certo tempo depois. E se O Enigma de Outro Mundo não demorou muito para cair nas graças dos cinéfilos, este item parece ser mais e mais redescoberto com o passar dos anos por uma nova geração. Ao contrário do outro filme citado, esta produção tem bastante senso de humor e funciona como crítica ao consumismo e ao conformismo. Na trama, poucas pessoas conseguem perceber uma conspiração alienígena em pleno andamento na Terra.

Prova Final (1998)

No auge da retomada do terror adolescente na década de 1990, o roteirista Kevin Williamson e o diretor Robert Rodriguez resolveram tentar algo diferente. Assim, criaram uma mistura entre Clube dos Cinco (1985) e filmes de invasores alienígenas, centrando tudo num colégio. Nesta época de nossas vidas, já nos sentimos estranhos o suficiente, imagine descobrir que sua escola foi tomada por seres de outro planeta, que estão se fazendo passar pelos professores. Simplesmente assustador! Esses são os aliens mais sedentos, literalmente, da história.

Cocoon (1985)

Quem disse que os extraterrestres só podem ser criaturas malignas, com certeza não assistiu a esta produção inesquecível da Sessão da Tarde. Com um dos roteiros mais simpáticos da década de 1980 e direção de Ron Howard, o filme apresenta um grupo de velhinhos realizando acidentalmente contatos imediatos com outra raça interplanetária. Ao nadarem numa piscina, que está cheia de casulos dos aliens, os veteranos terminam saindo rejuvenescidos, recuperando a energia perdida. Uma história emocionante que ganhou sequência em 1988.

Sob a Pele (2013)

Conhecido por muitos babões de plantão como o filme no qual Scarlett Johansson tirou a roupa, Sob a Pele é muito mais do que isso. É simplesmente uma das melhores produções cinematográficas da década. Meio filme de terror, meio ficção científica enigmática e questionadora, Sob a Pele ecoa Kubrick e mexe com todos os nossos sentidos. Dono de uma trilha sonora absurda, o filme narra a missão de um ser de outro planeta que, disfarçada de uma bela mulher, atrai homens incautos para suas armadilhas. Impressionante.

O Homem que Caiu na Terra (1976)

Assim como o item acima, esta obra é dona de uma aura cult que a precede. Para começar o filme é protagonizado por ninguém menos do que o rock star David Bowie, em um de seus muitos papéis estranhos em filmes esquisitos – você achou que alguém do porte dele iria participar de projetos mundanos? Bowie interpreta um visitante muito especial, que deseja aprender mais sobre o nosso planeta, se passando por humano, e assim poder salvar o seu próprio mundo que está morrendo.

Cidade das Sombras (1998)

Outro filme cult por natureza, esse filme não ficou muito conhecido em seu lançamento, mas pode ser considerado um predecessor de Matrix, por exemplo, já que usa muitos temas similares. O saudoso grande crítico Roger Ebert era um de seus maiores defensores. Dirigido por Alex Proyas (diretor de O Corvo, com Brandon Lee – outro cult instantâneo), o filme pulsa noir em suas veias, contando a história de um sujeito desmemoriado, procurando respostas sobre sua vida e sobre a cidade das sombras do título – um lugar onde o sol parece nunca bater e a noite ser eterna. A reviravolta final é simplesmente impressionante.

A Invasão (1996)

Ficção científica não muito conhecida, mas que este amigo que vos fala teve a oportunidade de conferir nos cinemas. Contando com um Charlie Sheen antes da desgraça como protagonista, o ator interpreta um astrônomo que descobre provas de vida inteligente fora da Terra e uma conspiração em nosso planeta, envolvendo situações pra lá de esquisitas. O filme é escrito e dirigido por David Twohy (Eclipse Mortal), um especialista no gênero.

Os Esquecidos (2004)

Lembro até hoje do hype gerado pelos trailers deste suspense protagonizado por Julianne Moore, já na época um grande nome do cinema. E lá fui eu conferir o longa no cinema. Um dos maiores erros aqui foi criar um trailer que, embora não revelasse muito para manter o suspense da história, terminou por iludir o público, que esperava tudo, menos uma história sobre alienígenas na Terra. Ao que tudo indicava, Moore era uma mulher que precisava encarar o desaparecimento do filho pequeno. O lance é que ninguém lembra do menino e ela não consegue mais encontrar vestígios de sua existência. A questão era, estaria ela louca ou trata-se de uma conspiração. Bem, sim. Mas uma extraterrestre, nos pegando completamente desprevenidos.

Missão Alien (1988)

Aqui temos um curioso buddy cop movie, onde um dos parceiros é um ser de uma raça alienígena. Protagonizado por James Caan, que vive o parceiro humano, o filme conta sobre o primeiro contato da humanidade com extraterrestres. Alguns anos depois, e os aliens estão integrados em nossa sociedade, são nossos vizinhos, jantam em nossos restaurantes e até trabalham ao nosso lado. Até mesmo na força policial. Missão Alien fez sucesso, gerando uma série de TV e continuações lançadas direto em vídeo.

Distrito 9 (2009)

Um dos filmes indicados ao Oscar menos mencionados hoje em dia, Distrito 9 é escrito e dirigido por Neill Blomkamp. E sim, você leu certo, esta ficção científica toda levada no tom de um falso documentário, foi indicada ao Oscar de melhor filme em 2010 – primeiro ano em que a Academia abriu as portas para até dez filmes. Ficção científica raiz, esta produção sul africana mostra o que aconteceu depois que extraterrestres vieram nos visitar. Bem, eles foram colocados em quarentena e anos depois tratados como qualquer imigrante ilegal, sem lugar na sociedade e acumulados em favelas. Deu para perceber que o forte aqui é a crítica social.


COMENTÁRIOS