Disponível no catálogo da Amazon Prime, ‘O Homem do Tai Chi‘ marcou a estreia de Keanu Reeves na direção em 2013, além de trazê-lo como vilão em uma trama que mistura ação, drama e artes marciais.
Uma curiosidade bem interessante é que o protagonista, Tiger Hu Chen, foi um dos professores de Kung Fu de Reeves enquanto ele estrelou a trilogia ‘Matrix’.
Chen até faz uma participação em ‘Matrix Relodead’ como um dos lacaios do Francês (Lambert Wilson) e também atuou como dublê no mesmo filme.
Reconhecendo seu potencial, Reeves o convidou para estrelar ‘O Homem do Tai Chi‘, no qual Chen interpreta o jovem lutador de artes marciais Chen Lin-Hu, que decide se inscrever um campeonato clandestino e sem regras em Pequim para ajudar nas despesas de casa.
No entanto, durante o torneio, Lin-Hu acaba despertando uma sede de poder em meio à manipulação de Donaka Mark (Reeves), o promotor do evento.
Usando sua influência, Mark força os competidores a se enfrentarem até a morte em busca de seu grande vencedor. Obviamente, Lin-Hu entra em conflito consigo mesmo, tendo que escolher entre poder e seus próprios valores.
Com 71% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, o longa é bastante elogiado por conta de sua coreografias de luta, coordenadas por Yuen Woo-ping (‘O Tigre e o Dragão’), pela tensão entre os personagens de Chen e Reeves e, principalmente, pela mensagem mora que o roteiro transmite.
Entre as análises, o ScreenCrush aponta que:
“Como um filme de ação de artes marciais, ‘O Homem do Tai Chi‘ é bastante divertido – as lutas são envolventes, os movimentos de Chen são de tirar o fôlego e Keanu Reeves está mais confortável do que nunca.”
Apesar e não renovar o gênero, o longa acabou se tornando um marco entre os fãs de artes marciais pela simples presença de Reeves demonstrando seu todo seu potencial de luta antes da franquia ‘John Wick‘.
Confira o trailer: