O bilionário Elon Musk está incomodado com a recusa do escritor Stephen King em chamar o Twitter pelo novo nome, X. Segundo a Variety, a disputa ganhou novos contornos quando Musk, em resposta ao autor, fez uma piada transfóbica, acusando King de usar o “nome-morto” da plataforma.
Na quarta-feira, King escreveu: “De acordo com o New York Times, terroristas podem estar pagando por marcas de verificação azuis no Twitter (eu me recuso a chamá-lo de X).”
Em resposta, Musk, em vez de abordar as alegações de que o Twitter está recebendo dinheiro de organizações terroristas, zombou do “nome-morto”, uma prática que desrespeita pessoas transgênero ao usar seu nome anterior.
“Para de usar o ‘nome-morto’ do … Respeite nossa transição”, escreveu Musk em resposta a King.
A piada de Musk não foi bem recebida pela comunidade LGBTQIAP+: Em resposta à Musk, a conta do TikTok, Libs of TikTok, comentou: “‘Stephen King é transfóbico?’ Musk já ridicularizou pessoas que indicam seus pronomes preferidos e disse que X/Twitter considera ‘cis’ e ‘cisgênero’ como ‘termos pejorativos’ anti-heterossexuais. Musk está distante de sua filha Vivian Wilson, que em 2022 mudou seu nome e gênero; em uma entrevista de outubro de 2022 ao Financial Times, Musk culpou a decisão de sua filha de se distanciar dele pela ‘invasão das escolas e universidades de elite por neo-marxistas’.”
King mencionou um artigo do Times que expôs como o X pode estar “violando potencialmente as sanções dos EUA” ao aceitar pagamentos de contas ligadas a grupos terroristas pelo serviço X Premium.
Musk não comentou sobre as alegações do Times, mas o X se pronunciou dizendo que está revisando o caso e tomará medidas se necessário.
King já havia expressado sua insatisfação com a mudança de nome do Twitter, criticando a nova denominação em um post com vários tweets repetidos.
Em um post de julho de 2023, ele escreveu: “Twitter Twitter Twitter Twitter Twitter Twitter Twitter Twitter Twitter Twitter Twitter Twitter Twitter Twitter. E caso você não tenha entendido: Twitter.”