Se você nunca ouviu falar de Elton John, provavelmente tem vivido debaixo de uma rocha esse tempo todo.
O cantor, compositor e pianista britânico não apenas um dos mais conhecidos do cenário musical, mas também um dos mais consagrados pela crítica e pelo público. Estendendo sua carreira por mais de seis décadas, John carrega consigo um legado inestimável que lhe rendeu inúmeras honrarias ao longo da vida – desde estatuetas do Oscar e do Grammy até condecorações reais.
Nascido e criado em Londres, o performer fez sua estreia no mundo fonográfico ainda em 1962. Sete anos mais tarde, lançaria seu álbum de estreia, ‘Empty Sky’, enquanto a clássica “Your Song”, que já foi regravada inúmeras vezes – inclusive pela madrinha de seus filhos, Lady Gaga – se tornou seu primeiro sucesso mundial. Ao longo da carreira, lançou 31 álbuns de estúdios, várias produções colaborativas e auxiliou na composição de trilhas sonoras que entrariam para a história.
Além disso, é considerado como um dos ícones LGBTQIA+ mais importantes de todos os tempos, ajudando a quebrar estereótipos de identidade de gênero e orientação sexual, bem como canalizando seus esforços para serviços filantrópicos de pesquisa sobre HIV/AIDS.
No dia de hoje, 25 de março, John completa 75 anos e, para celebrar seu aniversário, montamos uma breve lista com dez grandes músicas desse icônico e memorável artista que você precisa ouvir, incluindo algumas colaborações incríveis.
Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:
“YOUR SONG” (1970)
Álbum: Elton John
O primeiro grande sucesso de Elton John viria em seu segundo álbum homônimo. Alcançando o Top 10 das paradas dos Estados Unidos e do Reino Unido, a canção gira em torno de uma narrativa romântica e eximiamente bem escrita que conquistou o coração dos ouvintes. Em 1998, a música foi induzida no Hall da Fama do Grammy e, desde então, apareceu em dezenas de listas de melhores e mais importantes canções de todos os tempos.
“TINY DANCER” (1972)
Álbum: Madman Across the Water
“Tiny Dancer” é caracterizada por vários especialistas como uma das melhores produções da carreira de John. Lançada primeiramente em 1971 com o álbum ‘Madman Across the Water’, a track seria redivulgada como single um ano mais tarde, trazendo o melhor do soft-rock à tona em uma atmosférica viagem que capturasse o espírito da Califórnia, conforme apontou o frequente colaborador e liricista Bernie Taupin em diversas entrevistas.
“ROCKET MAN” (1972)
Álbum: Honky Château
A produção que garantiu a John seu eterno apelido não poderia ficar de fora da nossa lista. “Rocket Man” foi lançada oficialmente em 1972 e teve sucesso gigantesco ao redor do mundo, além de ter alcançado aclame similar a “Your Song”, entrando para a lista de 500 melhores músicas de todos os tempos da Rolling Stone. A faixa foi escrita ao lado de Taupin e gira em torno de um astronauta que deixa sua vida na Terra para ir à Marte, colocando na balança se deve mesmo fazer isso.
“MONA LISAS AND MAD HATTERS” (1972)
Álbum: Honky Château
“Mona Lisas and Mad Hatters” é uma das canções favoritas do próprio Elton John e, curiosamente, nunca foi lançada oficialmente como single. Fazendo parte do álbum ‘Honky Château’, a faixa é uma potente história movida pela melodia de um pungente piano, que fala sobre o crime, os golpistas e todos os personagens marcantes que Taupin, assinando a composição da faixa, encontrou em Nova York.
“GOODBYE YELLOW BRICK ROAD” (1973)
Álbum: Goodbye Yellow Brick Road
“Goodbye Yellow Brick Road”, que empresta seu nome ao título do sétimo álbum do artista, é uma das entradas mais importantes da discografia de John. A balada foi assinada ao lado de Taupin e conta a história de um toy boy que diz adeus ao seu sugar daddy viciado em drogas, voltando para suas raízes no interior do país. Fazendo referências a ‘O Mágico de Oz’, a faixa é considerada uma dos pontos altos de sua carreira.
“BENNIE AND THE JETS” (1973)
Álbum: Goodbye Yellow Brick Road
Facilmente uma das músicas mais conhecidas de John, “Benny and the Jets” fez parte do aclamadíssimo ‘Goodbye Yellow Brick Road’, assim como boa parte da seleção que fizemos para esta matéria. Devido à sua imensa popularidade, é cantada constantemente nos shows e turnês de John, além de aparecer na lista da Rolling Stone das 500 melhores músicas de todos os tempos. A história, pincelada com pop e soft rock, apresenta um narrador que, na verdade, é um assíduo fã – funcionando como sátira à indústria da música dos anos 1970.
SATURDAY NIGHT’S ALRIGHT FOR FIGHTING (1973)
Álbum: Goodbye Yellow Brick Road
John é conhecido, essencialmente, por seu apreço gigantesco pelas baladas românticas e reflexivas – mas esse não é o caso de “Saturday Night’s Alright for Fighting”. A faixa, pertencente também a seu 7º álbum de estúdio, é ótima e inesperada entrada à carreira do performer, afastando-se do costumeiro soft-rock e erguendo-se como uma ode dançante em glam-rock e rock’n’roll – que, assim como diversas outras iterações em sua discografia, foi regrava por inúmeros artistas com o passar dos anos.
“CANDLE IN THE WIND” (1974)
Álbum: Goodbye Yellow Brick Road
O trenódio “Candle in the Wind” foi lançado oficialmente em 1974, meses depois de ter sido escrita por John e Taupin – e serviu como uma homenagem ao ícone do show business Marilyn Monroe, que havia falecido 11 anos antes. Novamente condecorada com diversas honrarias, a canção mistura pop-rock e soft-rock em um singelo e vulnerável conto de fadas – que, anos depois de ter sido divulgada, se tornou o single mais bem-sucedido do Reino Unido de todos os tempos.
“DON’T GO BREAKING MY HEART” (1976)
Álbum: N.A.
Este que vos escreve ouviu a icônica “Don’t Go Breaking My Heart” pela primeira vez na rom-com fantástica ‘Uma Garota Encantada’, estrelada por Anne Hathaway – e foi por causa dessa música que me tornei fã de John. O dueto, performado entre John e Kiki Dee, é um pastiche do estilo Motown e já foi regravada inúmeras vezes por outras lendas da música, incluindo Marvin Gaye, Tammi Terrell e Kim Weston, fazendo um sucesso gigantesco ao redor do mundo.
“(I’M GONNA) LOVE ME AGAIN” (2019)
Álbum: Rocketman (OST)
Décadas depois de atingir um status de ícone do entretenimento, John permaneceria mais vivo do que nunca – e mais prolífico também. Em 2019, assinou a música original “(I’m Gonna) Love Me Again” para a própria cinebiografia, ‘Rocketman’. Cantada ao lado de Taron Egerton, que o interpretou no longa-metragem, a música foi elogiada pelos especialistas e levou para casa dezenas de prêmios, inclusive garantindo a John sua segunda e merecida estatueta do Oscar.