InícioDestaqueEmmy Awards 2025 | As SURPRESAS e os ESNOBADOS da próxima edição...

Emmy Awards 2025 | As SURPRESAS e os ESNOBADOS da próxima edição da premiação


Os indicados à 77ª edição do Emmy Awards foram revelados hoje (15) – e trouxeram algumas surpresas na lista de nomeados, bem como esnobados que trouxeram a ira dos internautas.

A HBO | Max foi a emissora/plataforma de streaming mais relembrada da edição, conquistando gigantescas 142 indicações – que incluíram a minissérie ‘Pinguim’, que já coletou diversas estatuetas desde seu lançamento no ano passado; a 2ª temporada de ‘The Last of Us’, que rendeu nomeações a Pedro Pascal e a Bella Ramsey nas principais categorias; e a aclamada comédia ‘Hacks’, estrelada por Jean Smar. Todavia, a Apple TV+ ganhou espaço considerável na lista em questão com duas produções extremamente aclamadas: o suspense dramático ‘Ruptura’, que retornou este ano com um fabuloso ciclo, conquistou 27 nomeações; e ‘O Estúdio’, comédia metalinguística criada por Seth Rogen, seguiu de perto com 23 indicações (incluindo para o lendário realizador Martin Scorsese na categoria de Melhor Ator Convidado em Série de Comédia – e com sólidas chances de levar para casa o prêmio).

agatha desde sempre



De qualquer maneira, títulos bem recebidos pela crítica e pelo público foram deixados de fora ou falharam em conquistar indicações que, a priori, pareciam certeiras. Uma delas foi ‘Agatha Desde Sempre’: facilmente a melhor série da Marvel Studios desde ‘WandaVision’, o spin-off faturou três nomeações nas categorias técnicas, mas não teve votos o suficiente para garantir que Kathryn Hahn (Agatha Harkness), Patti LuPone (Lilia Calderu), Aubrey Plaza (Rio Vidal/Morte) e Joe Locke (Wiccano) fossem relembrados nas seções performáticas – nomes que, de fato, mereciam um pouco mais de atenção. A série, em si, também não foi relembrada na categoria de Melhor Série Limitada ou Filme para TV.

Como mencionado, ‘The Last of Us’ foi uma das principais produções a se destacarem no ano, com um forte retorno que apostou mais no drama e no suspense, deixando um pouco o terror dos infectados pelo Cordyceps de lado: com dezesseis nomeações, Pascal e Ramsey retornaram para mais uma edição em Melhor Ator e Melhor Atriz em Série de Drama, enquanto Kaitlyn Dever, Jeffrey Wright e Catherine O’Hara apareceram nas categorias de Melhor Ator Convidado e Melhor Atriz Convidada em Série de Drama (esta última também conquistando um espaço em Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia por ‘O Estúdio’). Entretanto, Isabela Merced, que vem se mostrando como uma das maiores atrizes da nova geração e entregou-se de corpo e alma ao papel de Dina, par romântico de Ellie, não foi indicada para Melhor Atriz Coadjuvante – um dos maiores “crimes” cometidos pela Academia de Televisão neste ano.

the last of us

Dentre outros títulos e atores que ficaram fora da lista, tivemos Diego Luna, Denise Gough e Kyle Soller sendo deixados de lado pela soberba 2ª temporada de ‘Andor’; a temporada final de ‘Round 6’, que, apesar de permanecer como uma das produções mais populares e elogiadas da Netflix, sequer conseguiu uma indicação; Elisabeth Moss, vencedora do Emmy de Melhor Atriz em Série de Drama por ‘The Handmaid’s Tale’ e guardando outras quatro indicações, também não foi relembrada pelo ciclo de encerramento do drama distópico; Jon Hamm, que fez um esplêndido trabalho na subestimada série ‘Seus Amigos e Vizinhos’; e Natasha Lyonne, que voltou com força para a 2ª temporada da comédia de mistério ‘Poker Face’ (uma das atrações mais subestimadas dos últimos anos).

Em meio a esnobações inexplicáveis, algumas escolhas merecem nota por terem nos surpreendido: Harrison Ford, após co-estrelar três temporadas da divertida comédia ‘Falando a Real’ ao lado de Jason Segel, finalmente conquistou sua primeira indicação ao Emmy, na categoria de Melhor Ator; Kathy Bates, que levou uma estatueta por seu trabalho em ‘American Horror Story: Coven’, tornou-se a atriz mais velha a ser nomeada às categorias dramáticas por seu impecável trabalho em ‘Matlock’; Sharon Hogan, que navegava fora do radar em ‘Mal de Família’, disputa pelo prêmio de Melhor Atriz em Série de Comédia; e, é claro, Scorsese, ao interpretar uma versão fictícia de si mesmo em ‘O Estúdio’, ganhou aplausos ao redor do mundo e mereceu sua indicação a Melhor Ator Convidado em Série de Comédia.

 

A cerimônia de vencedores do Emmy Awards 2025 ocorre em 14 de setembro.

Confira a lista de indicados aqui!

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS