A animação da Sony, ‘Emoji: O Filme‘, conquistou um feito bem complicado: se tornar o primeiro longa a ser exibido publicamente na Arábia Saudita em 35 anos de proibição. As informações são do Reuters.
Acontece que, no início de 1980, o governo da Arábia Saudita baniu os cinemas, alegando que esses espaços incentivavam que homens e mulheres ficassem juntos em público. Porém, com o passar dos anos, o país foi desejando, cada vez mais, consumir filmes.
Somente agora, no último sábado (13), espectadores se reuniram num salão cultural na capital Jidá, para assistir a uma dobradinha: ‘Emoji: O Filme’ e ‘As Aventuras do Capitão Cueca’.
O primeiro cinema deve ser aberto no país já em março desse ano e outras 300 salas já estão planejadas até 2030, mesmo com a censura ainda existente.
‘Emoji: O Filme’ acabou não sendo muito aceito pela crítica especializada ao redor do mundo. A produção inspirada nos famosos ícones utilizados por usuários de redes sociais atingiu a terrível marca de apenas 9% de aprovação no site Rotten Tomatoes.
Sendo um grande filme ou não, a conquista já é um avanço para países que ainda não consomem o cinema e um passo importante rumo ao fim da censura.