O ator Jussie Smollett não retornará para a 6ª e última temporada da série ‘Empire‘. A informação foi revelada pelo presidente da Fox Entertainment, Michael Thorn.
Em uma entrevista ao site TVLine, o executivo refletiu sobre a difícil decisão, que veio em virtude da polêmica envolvendo o ator. No início do ano passado, ele foi acusado de ter forjado um ataque homofóbico contra si mesmo, com a própria Polícia acusando-o de ter contratado dois rapazes para agredí-lo nas ruas.
Na época do ocorrido, o ataque tomou as manchetes nos Estados Unidos, com o ator se tornando destaque por ser uma suposta vítima de homofobia e racismo e – consequentemente – um porta-voz aclamado. No entanto, com o andamento da investigação do caso, a Polícia constatou que tudo não teria passado de um teatro para torná-lo uma celebridade. Ele chegou a ser indiciado por prestar falsas queixas, mas as acusações eventualmente foram retiradas.
A repercussão negativa do ocorrido prejudicou sua permanência na série ‘Empire’, com o ator sendo afastado da produção antes mesmo do final da quinta temporada. Seu retorno ao programa permanecia como uma incógnita até o momento, principalmente pelo fato do ator continuar defendendo sua inocência diante da imprensa.
E para encerrar o assunto, Thorn esclareceu que a decisão foi tomada em virtude de todo o tumultuado cenário:
“Nós não vamos trazer o Jussie de volta à série. Houveram inúmeros fatores que nos levaram a essa decisão. Haviam muitos pontos de vista a respeito da possibilidade de trazê-lo ou não de volta. E embora essa decisão tenha sido muito difícil para todos nós – e quando digo ‘nós’, me refiro à emissora, ao estúdio e aos produtores – nos pareceu que isso seria o melhor para os interesses do programa e do elenco. Nossa esperança é de que toda a controvérsia envolvendo Jussie não ofusque a produção, que nós achamos ser maior do que ele”.
Smollett interpretou Jamal, um dos filhos do casal Cookie e Lucious Lyon, desde a estreia da produção, em 2015. Seu último episódio foi marcado pelo casamento do seu personagem com Kal. Logo no começo da sexta temporada a produção se adiantou, afirmando que ambos estariam morando em Londres.
Criada por Lee Daniels e Danny Strong, a série inicialmente foi desenvolvida como um longa-metragem.
Na trama, Lucious Lyon (Howard) é um rapper que saiu das ruas e prosperou na música. Dono da gravadora Empire, ele construiu um império no meio musical. Em paralelo a isso, Cookie (Henson), sua afiada ex-esposa, retorna depois de passar 17 anos na prisão disposta a recuperar tudo que perdeu.
O elenco conta com Terrence Howard, Bryshere Y. Gray, Trai Byers, Taraji P. Henson, Ta’Rhonda Jones, Gabourey Sidibe e Serayah.