Os escritos de George R.R. Martin foram levados com exímia cautela e preparo para as telinhas, culminando na aclamada série Game of Thrones – uma das melhores de todos os tempos, segundo a crítica especializada e o próprio público.

Entre altos e baixos (não precisamos nos lembrar da 8ª temporada), a produção ganhou o respeito que tem não apenas pelas investidas técnicas, mas também por competentes e complexos personagens protagonistas e coadjuvantes que aceleraram o ritmo das temporadas e contribuíram para reviravoltas, traições e vitórias surpreendentes.

Para celebrar essas icônicas construções e o aniversário de dez anos da série, o CinePOP preparou uma lista com os doze melhores personagens de ‘GoT’, focando sumariamente em seus arcos, e não nas índoles apresentadas. Além disso, não os colocamos em nenhuma ordem específica.

Confira abaixo e conte para nós qual o seu favorito:



ARYA STARK

Intérprete: Maisie Williams

Arya Stark é a filha mais nova de Catelyn e Ned Stark e foi apresentada na série como uma jovem criança que ia de encontro às ideologias patriarcais da época. Irmã de Sansa, Robb, Bran e Rickon, além de ter Jon Snow como meio-irmão, ela cresceu e viveu em Winterfell, negando-se a casar por influência e mergulhando em um caminho de vingança e crescimento dolorosos.

Arya observou o pai e a mãe serem assassinados e lançou-se em um caminho árduo, que a levou a se tornar um Ninguém – aspecto que utilizou para assassinar o Rei da Noite e por um fim em seu reino de caos.



CATELYN STARK

Intérprete: Michelle Fairley

Dando as caras logo no episódio de abertura da série, Catelyn Stark é a matriarca da família e, assim como grande parte das personagens femininas, começou em um arco comedido até explodir como uma das mulheres mais fortes do panteão fantástico.

Aproveite para assistir:



Descrita como uma potente voz em questões políticas e guiada pela necessidade de proteger seus filhos, Catelyn faz de tudo para apoiar o marido – que acaba decapitado pouco antes do término da 1ª temporada – e para impedir que a família se machuque, eventualmente morrendo como uma heroína no aclamado episódio “Rains of Castamere”.

RAMSAY BOLTON

Intérprete: Iwan Rheon

Ramsay é o filho bastardo de Roose Boldon e, apesar de aparecer com brevidade, cresce para se tornar um dos personagens mais psicóticos e amorais de todo o panteão de Game of Thrones – e até mesmo da televisão contemporânea.



Tendo cometido inúmeras atrocidades e crimes hediondos, Ramsay é apreciador das antigas práticas de tortura, como o esfolamento. Ao trair Robb Stark e capturar Winterfell, ele destinou suas barbaridades para o jovem Theon Greyjoy, chegando a castrá-lo e a transformá-lo em um escravo rebatizado Fedor.

DAENERYS TARGARYEN

Intérprete: Emilia Clarke

Assim como Arya, Daenerys Targaryen é uma das personagens mais fortes da franquia televisiva. Princesa exilada da dinastia Targaryen, ela começa seu caminho como uma submissa e ingênua personagem, obedecendo cegamente ao perigoso irmão, Viserys, chegando até mesmo a se casar com um poderoso líder de guerrea Dothraki, Khal Drogo.

Após perder o marido e descobrir que possui um poder gigantesco, tendo três dragões para acompanhá-la, ela ascende como uma libertadora de povos escravos e constrói alianças fortes para clamar o Trono de Ferro, que lhe pertence por direito. Infelizmente, o arco de Daenerys foi jogado no lixo nos episódios finais da produção e transformada em uma rainha louca que encontra ruína nas mãos do homem que ama.


SOR JORAH MORMONT

Intérprete: Iain Glen

O exilad soldado Sor Jorah Mormont se mostra a serviço de Daenerys desde sua primeira aparição – entretanto, revela tê-la traído, atuando como espião para o Lorde Varys em troca de perdão pelos crimes que cometeu no passado.

Depois de cometer inúmeros erros, Jorah acaba se apaixonando por sua protegida e tenta recuperar sua confiança, permanecendo ao seu lado até os momentos finais. Durante a batalha contra o Rei da Noite, o guerreiro utiliza suas últimas forças para defender Daenerys e morre com um belíssimo arco de redenção.

MELISANDRE

Intérprete: Carice van Houten

Melisandre é uma sacerdotisa de R’hllor a serviço do fanático e ambicioso Stannis Baratheon. A feiticeira, que serve ao Deus da Luz e utiliza uma espécie de talismã que disfarça sua verdadeira face decrépita, tem poderes proféticos que lhes dão conhecimento parcial de eventos futuros.

Diferente de outros videntes, ela tem fé absoluta em sua própria interpretação e, por essa razão, acaba cometendo erros imperdoáveis e chega a convencer Stannis a sacrificar a própria filha. Na última temporada, ela se alia a Westeros e ao exército do Norte para lutar contra o Rei da Noite, deixando o mundo terrestre após a vitória.

CERSEI LANNISTER

Intérprete: Lena Headey

São poucos os personagens que alcançam o nível de profundidade emocional de Cersei Lannister. A rainha dos sete reinos de Westeros começa como esposa do Rei Robert Baratheon e mantém relações incestuosas com o próprio irmão, Jaime, tendo inclusive três filhos com ele.

Cética, calculista e sedenta pelo poder, cada movimento seu em jogo é capaz de causar um caos infernal ao longo do mundo onde habita – ou explodir igrejas. Ascendendo como uma sanguinária governante (sem sujar as mãos), Cersei é constantemente vista em listas de melhores personagens de todos os tempos e foi construída de forma a impedir que suas emoções atrapalhassem seus objetivos, quebrando sob pressão em momentos oportunos e pontuais.

JAIME LANNISTER

Intérprete: Nikolaj Coster-Waldau

O irmão de Cersei, Jamie Lannister, é membro da Guarda do Rei e um exímio espadachim e ama a irmã com uma paixão verdadeira e complicada. Além disso, sua reputação como “matador de reis” o precede, visto que assassinou Aerys II, que jurou proteger, mergulhando em uma onda de frustração que o coloca no centro de diversas polêmicas.

Apesar dos claros problemas – e de ter empurrado Bran Stark do alto de uma torre logo no primeiro episódio -, ele defendeu Brienne de Tarth, impedindo-a de ser estuprada, e aliando-se aos guerreiros do Norte para enfrentar o Rei do Norte, além de se redimir com os Stark. Eventualmente, Jaime retorna para Cersei e morre esmagado junto a ela.

TYRION LANNISTER

Intérprete: Peter Dinklage

O terceiro irmão dos Lannister, Tyrion, é maltratado constantemente por Cersei e por seus filhos (principalmente pelo sórdido Joffrey), mas nutre de respeito e admiração mútuos por Jaime. Apelidade de “anão” ou “meio-homem”, ele é o mais novo da família e seu pai, Tywin, o culpa pela morte da esposa – que faleceu durante o parto.

Dotado de uma das, se não a mente mais aguçada do panteão de Game of Thrones, Tyrion utiliza de sua intuição para descobrir segredos e espiões infiltrados no reino daqueles que jurou servir. Eventualmente, ele se torna mão direita de Daenerys, servindo-lhe de consciência e procurando redenção após ser acusado de diversos crimes – e de ser subestimado por todos à sua volta.

MARGAERY TYRELL

Intérprete: Natalie Dormer

A única filha de Lorde Mace Tyrell, Margaery posa como uma ingênua jovem de vinte anos, mas, na verdade, é audaciosa e ambiciosa assim como sua avó, Olenna. A personagem utiliza sua beleza, sua generosidade e sua capacidade de criar paz em situações caóticas para manter o poder equilibrado e se proteger.

Casando-se a três reis diferentes durante a narrativa da série, Margaery se torna uma figura política de bastante prestígio de Westeros e é a única a confrontar, cara a cara, a perigosa Cersei Lannister. Não é surpresa que, ao confiar nas pessoas erradas, morreu durante a explosão do Grande Septo de Baelor, cuja armadilha foi arquitetada pela própria arqui-inimiga.

OLENNA TYRELL

Intérprete: Diana Rigg

Não existe uma personagem mais sagaz em todo panteão fantástico que Olenna Tyrell. A avó de Loras e Margarey, também conhecida como a Rainha de Espinhos, é extremamente inteligente e, mesmo vindo de uma geração mais experiente que os protagonistas, mostra-se com ideias bastante progressistas, defendendo com unhas e dentes que as mulheres devem ter mais envolvimento em questões políticas.

Como se não bastasse, Olenna aceita a homossexualidade de Loras e não vê problemas quanto a isso. Ela também é aliada de Sansa e protege tanto ela quanto Margaery das atitudes abusivas de Joffrey. Eventualmente obrigada a se envenenar por Cersei, ela confessa com orgulho tremendo que orquestrou a morte de Joffrey e livrou o mundo de um terrível mal.

BRIENNE DE TARTH

Intérprete: Gwendoline Christie

Ex-membro da guarda real de Renly Barahteon, Brienne de Tarth é uma guerreira altamente treinada e habilidosa que não aceita ser mandada por homens e faz questão de mostrar seu poder àqueles que a subestimam ou que a diminuem por sua aparência andrógena e musculosa. Seu principal objetivo é prova seu valor em uma causa nobre, para conseguir respeito e aceitação.

Conforme as temporadas se seguem, Brienne constrói um complexo relacionamento com Jaime e, à medida que se aproxima dos capítulos finais, percebe que tem um aliado ao seu lado. Jaime, utilizando as honrarias que lhe foram concedidas, realiza o sonho da guerreira e a transforma em uma cavaleira real.

Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva