sábado, abril 27, 2024

Especial Jogos Vorazes | Entenda a SIMBOLOGIA por trás da icônica saga literária e cinematográfica

Construir um universo literário nunca é uma tarefa fácil – é só pensarmos, por exemplo, na originalidade de ‘Senhor dos Anéis’, ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’ e ‘Harry Potter’, três sagas de ficção fantástica que são aplaudidas por fãs do gênero e pelos especialistas. Mais difícil ainda é embeber narrativas originais a metáforas mais simbólicas e que atravessem gerações e épocas para um bem comum. Nesse âmbito, assim como o trio supracitado, temos também a irretocável criação de Suzanne Collins, ‘Jogos Vorazes’.

Collins já era uma veterana no cenário do entretenimento, principalmente por ter criado a conhecida animação infantil ‘Ursinhos Carinhosos’. Mas não foi até a publicação do primeiro volume da série de livros em 2008 que ela se encontraria com sua magnum opus, arquitetando uma densa e instigante trama ambientada em Panem, um estado soberano nuclear que se estabeleceu anos após conflitos globais e desastres ecológicos, abrindo um novo capítulo da história da humanidade e trazendo a civilização moderna à ruína. Centralizada pela Capital e por treze Distritos adjacentes e periféricos, Panem é localizada no que se conhecia como América do Norte e tornou-se palco de massacres brutais que envolvem jovens sacrificados para manter o autoritarismo demagogo do tirano Presidente Snow ativo.

Para aqueles não familiarizados com o enredo, o resumo apresentado acima é um bom motivo para começar a ler os romances e, logo depois, partir para as ótimas adaptações cinematográficas estreladas por Jennifer Lawrence. Mas as camadas vão para além de uma mera sinopse, infiltrando-se em temáticas de necessária discussão e que exaltam-se numa atemporalidade invejável, como as já mencionadas incursões ditatórias. O estabelecimento de Collins como novelista veio acompanhada de uma extensa bagagem cultural, incluindo referências ao clássico ‘Battle Royale’ (1999), de Koushun Takami.

Após a ascensão de Panem, os Distritos, que perderam a guerra, foram obrigados a alimentar a vida luxuosa dos habitantes da Capital e, como se não bastasse, também deviam pagar uma “taxa humana”, entregando um garoto e uma garota ano após ano para lutarem pela vida nos Jogos Vorazes, eventos mórbidos que emprestam o nome ao título da saga. Cada uma das peças apresentadas pela autora é emplastrada com simbologias que são óbvias quando explicadas, mas que podem passar longe para aqueles que procuram uma mera diversão. O próprio vocábulo Panem faz menção à frase latina panis et circenses (pão e circo, em português), política empregada pelo império romano para entreter a população e fazê-la se esquecer dos problemas sociais.

De fato, os participantes dos Jogos funcionam como gladiadores antigos – inclusive quando voltamos a atenção para a caracterização do evento. Armas seculares, como arpões, flechas e espadas, disponíveis em uma Arena da mais avançada tecnologia. No lugar das arquibancadas do Coliseu, drones voadores e câmeras escondidas marcando os passos, os confrontos e as mortes para adoração de espectadores refugiados no conforto de suas casas – e de familiares roendo as unhas esperando o pior.

As críticas à glamourização da tragédia, dignas de pungentes análises sobre o tratamento da mídia acerca de assuntos cautelosos, não se restringem apenas ao evento titular, mas também às outras incursões presentes nos livros e nos filmes. A própria configuração da Capital segue no mesmo princípio: contrastando com a sobriedade miserável dos Distritos, há uma exuberância exagerada do que se entende por “classe dominante”, que mergulha no luxo de trajes esvoaçantes, maquiagens pesadas e brilhantes e uma opulência desnecessária compreendida, nos moldes que conhecemos, como um capitalismo predatório. Os edifícios, as ruas, a sede do governo de Snow é planejada aos mínimos detalhes, erguendo-se imponente num horizonte marcado pela fome e pela sobrevivência – é só pensarmos, por exemplo, na massa amorfa da qual Katniss emerge como a salvadora e como aquela que pretende reverter o que lhes foi renegado há quase oito décadas.

Não deixe de assistir:

O choque também é um elemento de grande importância para a condução da narrativa: tal aspecto está presente através de reviravoltas “forçadas” de reality shows, mais precisamente quando Peeta (interpretado por Josh Hutcherson) anuncia a gravidez de Katniss em plena televisão ao vivo e despertando um primordial sentimento de empatia nos habitantes da Capital – algo que não dura muito, considerando que a decisão de Snow é “continuar o show” em prol de relembrar quem pertence aos vitoriosos e quem pertence aos perdedores. As investidas sociológicas partem de inúmeros lugares, incluindo a entidade do Grande Irmão veiculada por George Orwell e o conceito do panóptico de Jeremy Bentham – ambos retratando a falsa ilusão de liberdade e o constante controle governamental.

A cereja do bolo emerge com a mistura de arte e política, algo que não é muito diferente da nossa realidade. O ápice, de fato, vem com o trabalho de Cinna (Lenny Kravitz) em desenhar um vestido bimodal para Katniss, em que ela se transforma no tordo em pleno palco – ave que foi talhada como símbolo de resistência dos Distritos contra a opressão da Capital. Recebido com aplausos até mesmo pelos membros da elite, Cinna encontrou seu fim em uma represália bruta, alimentando a necessidade de Katniss em mudar o status quo de uma vez por todas e mostrar a verdadeira voz das minorias.

É claro que uma breve matéria como essa não é o suficiente para explorar todas as nuances presentes em ‘Jogos Vorazes’, mas ao menos é o bastante para instigar mais reflexões sobre a magnífica saga criada por Suzanne Collins. E, para aqueles que queiram tirar as próprias conclusões, vale lembrar que todos os filmes já estão disponíveis na HBO Max.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS