Jordan Peele tornou-se um dos maiores nomes do cenário cinematográfico contemporâneo e já entregou alguns títulos que ficaram marcados na indústria do audiovisual – os aclamados ‘Corra!’ e ‘Nós!’, que fizeram um sucesso gigantesco de bilheteria e de crítica.
Agora, Peele está finalmente de volta com o aguardado e ambicioso ‘Não! Não Olhe!’, que expande o universo do terror que vem criando desde 2017.
Na trama, uma cidade do interior da Califórnia começa a ter eventos bizarros e extraterrestres. Uma dupla de irmãos, interpretada por Keke Palmer e Daniel Kaluuya, possui um rancho de cavalos e são vizinhos de um parque de diversões de uma série de televisão do personagem interpretado por Steven Yeun, inspirada no velho oeste. Os dois então são testemunhas de eventos bizarros e discos voadores.
Com recepção bastante positiva e uma narrativa bem bizarra, o longa-metragem chegou aos cinemas nacionais no dia de hoje, 25 de agosto. Para celebrar a estreia, preparamos uma breve lista elencando algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:
- Quando Ricky (Yeun) declara que “em uma hora, vocês saíram daqui tendo testemunhado um espetáculo”, é exatamente uma hora que falta para o filme terminar.
- Apesar de aparecer com proeminência, a Fry’s Electronics encerrou todas suas filiais em 24 de fevereiro de 2021, antes das filmagens do longa-metragem. A produção, rodada em Burbank, Califórnia, recriou o interior da loja.
- A cena introdutória de Palmer, em que sua personagem, Emerald, entrega um monólogo energético e rápido, levou catorze takes para ser finalizada. Peele descreveu cada um deles como “selvagemente bem diferentes”.
- O personagem de Yeun, Jupe, tem um longo par de tesouras em sua mesa – as mesmas tesouras que aparecem em ‘Nós’, filme anterior de Peele.
- Peele cita ‘King Kong’, ‘Jurassic Park’, ‘Contatos Imediatos do Terceiro Grau’, ‘Sinais’ e ‘O Mágico de Oz’ como principais influências do filme. Ele considera esses filmes como exemplos do vício pelo espetáculo, um tema recorrente na trama.
- Peele disse que escreveu o roteiro “em um momento em que nós estávamos um pouco preocupados com o futuro do cinema. Então, a primeira coisa que eu sabia é que eu queria criar um espetáculo. Eu queria criar algo que o público teria de ver”.
- Através do Twitter, Peele divulgou a abertura completa de Gordy’s Home, pouco depois do lançamento. Acompanhado da música “Strange Animal”, de Gowan, o vídeo parodia as sitcoms dos anos 1980 e 1990 e também premedita os eventos mais sinistros que serão retratados no filme.
- Este foi o primeiro filme de terror a ser rodado com câmeras IMAX.
- Um dos papéis principais foi oferecido a Jesse Plemons (Jupe ou Angel), mas ele teve que recusá-lo em virtude de conflitos de agenda com o vindouro ‘Killers of the Flower Moon’.
- O alienígena do filme é inspirado por criaturas do mar: águas-vivas, octópodes, lulas, enguias elétricas e peixes-fantasma.