Após diversas polêmicas envolvendo representação LGBTQ+ nos cinemas, ‘Eternos‘ continua enfrentando problemas em seu lançamento. De acordo com o Deadline, o novo filme da Marvel não será exibido na Arábia Saudita, Catar, Kuwait, Bahrein e Omã.
Na Arábia Saudita, Bahrein e Omã, os censores queriam cortar todas as cenas de intimidade no filme e a Disney optou por não fazer as edições necessárias – o que foi responsável para os certificados de distribuição no longa não fossem emitidos.
Já em Catar e Kuwait, o longa foi banido. Segundo o site, o problema não veio apenas da cena de beijo gay, mas porque esses mercados tem problemas históricos com a representação de deuses e profetas, que é algo que eles consideram blasfêmia.
Nos Emirados Árabes Unidos – o que inclui Jordânia, Líbano e Egito –, será lançada uma versão editada do filme que irá remover todas as cenas de intimidade – sejam elas heterossexuais ou homossexuais. Essa é uma prática normal nesses mercados.
Lembrando que o longa-metragem já está em exibição nos cinemas nacionais.
‘Eternos‘ segue a jornada de seres quase imortais, produtos da divergência evolucionária que deu origem à raça humana milênios atrás. Os personagens se relacionam com diversos conceitos já introduzidos nos filmes anteriores do universo, desde os Celestiais (que deram as caras em ‘Guardiões da Galáxia‘) até Thanos, cuja própria mãe foi uma de suas vítimas.
O elenco conta também com Salma Hayek (Ajak), Kumail Nanjiani (Kingo), Lauren Ridloff (Makkari), Brian Tyree Henry (Phastos), Lia McHugh (Sprite), Gemma Chan (Sersi), Kit Harington (Cavaleiro Negro), Barry Kheogan (Druig) e Richard Madden (Ikaris).