Já se imaginou na sala de estar de Joyce (Winona Ryder), Will (Noah Schnapp) e Jonathan (Charlie Heaton)? Ou aprisionado no mundo invertido e de cara com demogorgon ? Com um trabalho de experiência imersiva, a empresa multinacional de entretenimento Fever criou o conceito das pop-up stores temporárias do seriado Stranger Things em parceria com a Netflix. O propósito é criar momentos inesquecíveis aliados a produtos licenciados em parceria com diversas marcas.
As primeiras lojas conceito de Stranger Things foram criadas em Nova York e Los Angeles, no entanto, ambas já encerraram atividades. Em agosto de 2022, um mês após o lançamento dos últimos episódios da quarta temporada, a empresa mantém três estabelecimentos em funcionamento nas cidades de Dallas e Chicago, nos Estados Unidos, e em Paris, na França. O CinePOP teve a oportunidade de visitar esta última instalada temporariamente no número 44 da Avenue Champ-Elysee, ao lado da enorme loja da Disney e de diversas outras marcas famosas.
Em sua abertura, no dia 24 de junho, a loja parisiense era dividida em três partes. Após problemas técnicos, a parte em que podíamos “pedalar por Hawkins” foi encerrada, mas é possível encontrar fotografias na web (veja acima). Com a previsão de durar até o fim de agosto, a loja de Paris permanece com uma constante fila na porta mesmo após mais de um mês de abertura. A dica é reservar um horário e encarar uma fila de apenas 10-15 minutos, fora dos finais de semana.
Logo na entrada, a canção tema da série começa a tocar e somos imersos no vermelho vivo das luzes em neon do título. Este é o primeiro ponto para fazer uma foto. Logo em seguida, entramos na ambientação da sala de estar da casa de Will, com os seus desenhos colados por todas as paredes como na segunda temporada. Já no início encontra-se o ponto de fotografia mais cobiçado: o sofá com as letras e os pisca-piscas da primeira temporada. A dica é deixar para tirar a foto no fim da visita, pois ele fica bem do lado da porta de saída.
O segundo ponto de fotografia mais recorrente é o telefone amarelo, pelo qual Joyce se comunicava com Will ainda “em 2016”. Aliás, o aparelho realmente toca algumas vezes, atenda e tente decifrá-lo. São dezenas de prateleiras com os mais variados produtos, entre camisas, camisetas, casacos, shorts, bonés, até álcool gel customizado, doces dos anos 80, réplicas dos demogorgons e os bonequinhos POP. Fora os doces, o souvenir mais em conta são os chaveiros em torno de 12 euros.
Além da sala de estar, o projeto reproduziu o laboratório russo e a arma que eles utilizam para abrir uma passagem para o mundo investido. Outro ambiente em réplica é o centro comercial Starcourt Malll e a sorveteria em que Steven (Joe Keery) e Robin (Maya Hawke) trabalhavam e, igualmente, o palco do grand finale da terceira temporada. Lá, é possível encontrar uma linha de maquiagem exclusiva da M.A.C. Strange Things e roupas de bebês e crianças, com frases como: “Feed me before I get angry” (Alimente-me ante que eu fique com raiva) e “Boyfriends lie all the time” (Namorados mentem o tempo todo).
O shopping fica no andar subterrâneo, onde também encontram-se referências à quarta temporada, como o clube HellFire, os uniformes da Hawkins High School e o mortal relógio de pêndulo. Este, aliás, é mais um ponto de fotografia. Antes de partir, é imperativo entrar no Palace Arcade e tentar uma partida em um ou todos os três fliperamas disponíveis: Pac-Man (em manutenção), Space Invaders e Dig Dug.
Todos esses detalhes são para dar um aperitivo do que pode vir a estrear em breve no Brasil. Aliás, o site da empresa Fever apresenta desde 4 de agosto de 2022, o novo projeto Stranger Things: The Experience – Unlock your power (Stranger Things: A Experiência – Liberte o Seu Poder), em Nova York, muito mais dinâmico que a pop-up store. Na lista de possíveis cidades está São Paulo. Ou seja, caso queira viver uma experiência dos anos 80, essa será a oportunidade. Veja o vídeo abaixo com todos os detalhes.