quinta-feira, abril 25, 2024

[EXCLUSIVO] ‘Não Vamos Pagar Nada’: Edmilson Filho fala sobre o filme, Cine Holliúdy 3 e próximos projetos

Não Vamos Pagar Nada, comédia protagonizada por Samantha Schmütz (Vai que Cola) e Edmilson Filho (Cine Holliúdy), se tornou um dos primeiros grandes exemplos de produção nacional que precisou ser readaptada para o “novo normal”, trazido pela pandemia. Planejado para estrear nas telonas – os filmes de comédia são os que mais arrastam o público para as salas de cinema no Brasil -, a solução encontrada foi um lançamento direto no mercado de vídeo (streaming) em diversas plataformas digitais – incluindo no Telecine, um dos patrocinadores – no início do mês de outubro.

O filme é a adaptação da peça italiana Non Si Paga! Non Si Paga!, de 1974, escrita Dario Fo, ganhador do prêmio Nobel de Literatura. Na trama Schmütz vive Antônia, uma mulher desempregada e sem dinheiro, que chega ao seu limite. Indignada pelo aumento do preço dos alimentos no mercado, ela promove que o local seja saqueado, ao lado de outras donas de casa. Após o feito, ela precisa esconder o ato e os mantimentos do marido, papel de Edmilson Filho, que apesar das dificuldades jamais concordaria com a ação da mulher.

O CinePOP visitou o set de filmagens do longa e conversou com o coprotagonista Edmilson Filho nos bastidores. A entrevista foi realizada no dia 18 de março de 2019. Leia abaixo.

CinePOP: Fale um pouquinho sobre o filme e o seu personagem também.

Edmilson Filho: “Ah, já está valendo? Achei que ia dar uma claquetezinha… (Edmilson não iria perder uma piada, mostrando sua irreverência nata) o filme é uma adaptação de uma peça italiana criada pelo vencedor do prêmio Nobel de literatura Dario Fo, e o meu personagem se chama João. Ele é um cara todo certinho, trabalhador, mas que também sente as dificuldades do dia a dia. Até que um belo dia acontece um saque, umas mulheres malucas invadem um supermercado, e a mulher do João é uma dessas mulheres. Daí o filme trata de uma comédia de erros, aonde cada coisa vai aumentando e criando outra e outra… e o João está no meio desta grande mentira que a Antônia, sua esposa, personagem da Samantha Schmütz, cria. É uma comédia de erros fascinante, mas o grande tópico é a fome, é a falta de dinheiro, a crise financeira, as pessoas perdendo o emprego. Mas essa questão social toda levada com muita comédia.”

CinePOP: E a química entre vocês dois? Você estava me contando que este é o terceiro trabalho de vocês juntos. Tem planos para um quarto? E como foi construída esta química?

Edmilson Filho: “Pois é, eu e a Samantha, a gente já tem uma historinha, não é muito longa, mas… a gente fez o primeiro trabalho em 2015, uma série. Depois ela participou do nosso filme lá no Ceará, o Cine Holliúdy 2. E agora eu estou fazendo o João aqui, que é o marido da Antônia. A gente tem uma relação muito próxima, a gente tem muita coisa em comum, na verdade. Tanto na vida pessoal, não só na vida profissional, de sermos comediantes e atores, e prezar tanto pelo cinema. Eu sou casado com uma americana, ela também é casada com um americano, então a gente tem muita coisa em comum. Apesar de sermos de cidades e estados totalmente diferentes, mas uma coisa que une muito a gente é esse bom humor. O tempo da piada, o tempo em cena. Trabalhar com a Samantha é estar em casa. É bom demais.”

CinePOP: Como foi o seu envolvimento nessa adaptação? Como foi essa adaptação com vocês dois? Acredito que vocês também acrescentem muito no que está sendo feito.

Edmilson Filho: “Quando eu recebi o convite eu fui dar uma estudada, saber quem era o escritor, outras obras dele para entender esse universo. A peça já foi montada aqui no Brasil antes. Tentei ver alguns vídeos também com outros atores, para ver como era este universo. E a gente tem uma liberdade no set, de trazer coisas novas. Eu sou um ator que não seguro só no texto. O texto é uma ferramenta. Mas aí você tem várias nuances de olhares, de gestual, que pode acrescentar e fazer a comédia ficar mais rica. E a gente tem trocado isso, a gente bate uma bola, eu e a Samantha, principalmente porque a gente tem muitas cenas juntos. Então a gente tenta trazer algo a mais para a comédia ficar mais rica.”

Não deixe de assistir:

CinePOP: Planos para o Cine Holliúdy 3?

Edmilson Filho: “Rapaz (risos).”

CinePOP: Qual vai ser a ideia?

Edmilson Filho: “A gente acabou de lançar o Cine Holliúdy 2, que sai agora no Nordeste e Brasília dia 21 (de março 2019). E se não me engano, 4 de abril (2019) vem Rio, São Paulo e o Norte. E temos sim (planos para o terceiro). Antes a gente vai fazer O Shaolin do Sertão 2, que a gente roda ano que vem. Tem o próximo filme que a gente faz agora em junho, que é o Bem-vindo a Quixeramobim, também com direção do Halder (Gomes). Depois O Shaolin do Sertão 2, e daí a gente está pensando em uma aventura pro Francisgleydisson muito em breve. Vocês vão ter uma surpresa. Acho que nada do que a gente está pensando foi feito no cinema nacional ainda. Mas isso CinePOP, você vai saber só depois…”

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS