quarta-feira, agosto 20, 2025
More
    InícioDestaque'F1': Com seu primeiro sucesso de bilheterias, Apple redefine estratégia no cinema...

    ‘F1’: Com seu primeiro sucesso de bilheterias, Apple redefine estratégia no cinema — e agora?

    Depois de anos de tentativas frustradas, a Apple finalmente cruzou a linha de chegada com seu primeiro sucesso de bilheteria: ‘F1‘. O filme, estrelado por Brad Pitt, arrecadou US$ 146,3 milhões no fim de semana de estreia (US$ 57 milhões apenas nos EUA), marcando um ponto de virada para a divisão cinematográfica da gigante de tecnologia.

    Produzido por aproximadamente US$ 250 milhões, ‘F1‘ ainda precisa acelerar bastante para atingir o lucro, mas os números iniciais empolgaram executivos da Apple e sinalizam um possível novo rumo para a estratégia da empresa no cinema — até então marcada por investimentos pesados em obras autorais que não encontraram sucesso comercial (‘Assassinos da Lua das Flores‘, ‘Napoleão‘, ‘Argylle‘).

    Segundo fontes ouvidas pela Variety, havia até a preocupação de que, se ‘F1‘ fracassasse, a Apple abandonaria de vez a produção de filmes para se concentrar apenas em séries de TV, onde já tem sucessos como ‘Ted Lasso‘ e ‘Ruptura‘. Agora, o cenário é outro. O estúdio vislumbra novos caminhos possíveis — mas ainda precisa decidir como (e se) vai continuar acelerando.

    Segundo a Variety, esses são os quatro possíveis rumos da Apple no cinema após ‘F1‘:

    1. Ir fundo nas estreias cinematográficas, inspirando-se na Amazon MGM e construindo um calendário robusto com lançamentos anuais nos cinemas;

    2. Apostar em projetos seletivos e de prestígio, mantendo o modelo de “paixão e prestígio” — grandes diretores, grandes estrelas, poucos filmes por ano;

    3. Focar totalmente no streaming, adotando um modelo semelhante ao da Netflix: lançar filmes direto no streaming com exibições limitadas apenas para qualificação ao Oscar;

    4. Comprar um estúdio de Hollywood. Com mais de US$ 30 bilhões em caixa, a Apple poderia adquirir um estúdio tradicional como Lionsgate, A24 ou até mesmo a Warner Bros.

    Com ‘F1‘, a Apple encontrou seu primeiro blockbuster — e também um motivo para acreditar que pode sim conquistar o cinema. O desafio agora é manter o ritmo sem perder o controle da direção. Seja continuando com apostas seletivas ou expandindo sua presença nas telonas, a corrida está longe de terminar.

    Com 83% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, o longa recebeu uma excelente nota A do público no CinemaScore.

    Vale lembrar que o longa já está em exibição nos cinemas nacionais!

    YouTube video

    Joseph Kosinski, de ‘Top Gun: Maverick‘, é responsável pela direção.

    Apelidado de “o maior que nunca existiu”, Sonny Hayes (Pitt) foi o fenômeno mais promissor da FÓRMULA 1 da década de 1990, até fracassar de maneira espetacular. Trinta anos depois, vive do trabalho como piloto nômade de aluguel, até que é contatado pelo seu ex-companheiro de equipe Ruben Cervantes (Javier Bardem), dono de uma equipe de FÓRMULA 1 em dificuldade e à beira do colapso.

    Ruben convence Sonny a voltar à FÓRMULA 1 para uma última chance de salvar a equipe e ser o melhor do mundo. Ele vai pilotar ao lado de Joshua Pearce (Damson Idris), o novato-revelação da equipe, com a intenção de estabelecer seu próprio ritmo acelerado ao time e à corrida. Mas quando os motores aceleram, o passado de Sonny volta à tona, e ele relembra que, na FÓRMULA 1, seu companheiro de equipe é sua competição mais feroz – e não se pode percorrer o caminho para a redenção sozinho.

    O elenco ainda conta com Kerry Condon, Tobias Menzies, Emmy Sarah Niles, Kim Bodnia, Samson KayoSimone Ashley.

    Últimas Notícias