quarta-feira, agosto 20, 2025
More
    InícioNotícias'F1': Diretor aborda semelhanças com 'Top Gun: Maverick'; "Não tenho interesse em...

    ‘F1’: Diretor aborda semelhanças com ‘Top Gun: Maverick’; “Não tenho interesse em repetir”

    Joseph Kosinski, o aclamado diretor por trás de ‘Top Gun: Maverick’, falou recentemente sobre as inevitáveis semelhanças entre seu novo longa, ‘F1’, e o sucesso com Tom Cruise. Ambos os filmes abordam a narrativa do veterano em busca de uma última glória e do novato que tenta trilhar seu próprio caminho.

    Durante uma entrevista à GQ, Kosinski explicou a escolha de Brad Pitt como protagonista de ‘F1’:

    “Quando você faz filmes desse porte e escala, há uma lista de três ou quatro pessoas que conseguem sustentar um projeto assim. Porque este não é um filme de continuação; mesmo Top Gun, pelo menos, era uma sequência. Este é uma história original com personagens novos. Então você precisa de um ícone no centro disso. Tem o Brad, tem o Tom, [e] tem o Leo, basicamente. Eu sempre quis trabalhar com o Brad, e sabia que ele amava automobilismo porque desenvolvi um filme de corrida com ele há dez anos”, afirmou.

    Kosinski detalhou como a ideia para a trama de ‘F1’ surgiu: “Então, a narrativa foi: ‘Ok, como colocamos o Brad Pitt numa história de Fórmula 1?’ E aí pensamos: ‘Podemos fazer dele um chefe de equipe…’, mas o Brad realmente quer dirigir, é por isso que ele quer fazer o filme. Então essa ideia de um veterano que teve sua chance quando era mais jovem e ganha uma segunda oportunidade nos permitiu justificar por que alguém na casa dos 50 estaria nesse filme. Mas também é um tema universal, com o qual todos se identificam. Quem não quer uma segunda chance, certo?”.

    O diretor buscou inspiração em clássicos para a dinâmica entre os personagens: “E então comecei a pensar em ‘A Cor do Dinheiro’, com Paul Newman e Tom Cruise. Adoro essa ideia de que o piloto jovem, mesmo que [Sonny] não queira admitir, é essencialmente ele naquela idade. E olhar para uma versão mais jovem de si mesmo, desesperado para que ela não cometa os mesmos erros, era algo que me interessava muito. E então tornar esse personagem um britânico negro, ou seja, duas pessoas que por fora parecem totalmente diferentes, mas que acabam descobrindo que são essencialmente iguais… pra mim, isso era um ótimo motor narrativo”.

    Apesar das comparações, Kosinski defende a originalidade de ‘F1’: “Para mim, Top Gun é mais uma história de pai e filho… Este aqui é mais sobre rivais que se tornam amigos. Mesmo que, de fora, a comparação com Top Gun seja fácil de fazer, durante a produção eu realmente não senti que estava repetindo nada em termos de tema ou emoção. Parecia algo totalmente diferente, com um conjunto diferente de desafios — e é por isso que eu quis fazer. Não tenho interesse em repetir a mesma coisa. Simplesmente não é interessante”.

    ‘F1’ estreia nos cinemas brasileiros em 26 de junho.

    YouTube video

    Joseph Kosinski, de ‘Top Gun: Maverick‘, é responsável pela direção.

    Apelidado de “o maior que nunca existiu”, Sonny Hayes (Pitt) foi o fenômeno mais promissor da FÓRMULA 1 da década de 1990, até fracassar de maneira espetacular. Trinta anos depois, vive do trabalho como piloto nômade de aluguel, até que é contatado pelo seu ex-companheiro de equipe Ruben Cervantes (Javier Bardem), dono de uma equipe de FÓRMULA 1 em dificuldade e à beira do colapso.

    Ruben convence Sonny a voltar à FÓRMULA 1 para uma última chance de salvar a equipe e ser o melhor do mundo. Ele vai pilotar ao lado de Joshua Pearce (Damson Idris), o novato-revelação da equipe, com a intenção de estabelecer seu próprio ritmo acelerado ao time e à corrida. Mas quando os motores aceleram, o passado de Sonny volta à tona, e ele relembra que, na FÓRMULA 1, seu companheiro de equipe é sua competição mais feroz – e não se pode percorrer o caminho para a redenção sozinho.

    O elenco ainda conta com Kerry Condon, Tobias Menzies, Emmy Sarah Niles, Kim Bodnia, Samson KayoSimone Ashley.

    Últimas Notícias