O aclamado diretor Fábio Barreto, conhecido por seu trabalho nos filmes ‘Lula: O Filho do Brasil’ e ‘O Quatrilho’, morreu na última quarta-feira (20) no Rio de Janeiro. Ainda não se sabe o motivo do falecimento.
Barreto começou sua carreira como cineasta em 1977, com o lançamento do curta-metragem ‘A Estória de José e Maria’. Sua primeira investida para as telonas seria em 1984, com ‘Índia, a Filha do Sol’.
Em 1996, Barreto seria indicado ao Oscar por ‘O Quatrilho’, na categoria de melhor Filme Estrangeiro. ‘Lula: O Filho do Brasil’, sua última produção, foi sua investida mais controversa e trouxe no elenco Glória Pires e acabou recebendo críticas negativas devido à sua linguagem acadêmica, arcaica e conformada.
Ele também ficou responsável pela série ‘Donas de Casa Desesperadas’, remake nacional do show estadunidense ‘Desperate Housewives’.
Em 2009, Barreto sofreu um acidente de carro e foi internado no Hospital Copa D’Or com traumatismo craniano. Apesar de seu quadro de saúde ter melhorado, ele permaneceu dez anos em coma até sua morte.