domingo, abril 28, 2024

‘Férias Frustradas’ Completa 40 anos! Relembre uma das Franquias de Comédia Mais Queridas do Cinema

Uma das maiores paixões de quem trabalha escrevendo sobre cinema todos os dias é poder falar sobre aqueles filmes que ajudaram a nos apaixonar pela arte, e com os quais crescemos. Voltar ao passado e revisitar certos títulos é sempre um prazer grande para quem cresceu “criado” pelos filmes e os que dele tiraram muitos ensinamentos – além, é claro, muita diversão e entretenimento nos ajudando a ser quem somos hoje. Assim, por aqui no CinePOP sempre procuro me dedicar a matérias sobre filmes nostálgicos, que certamente fez parte da vida de muitas gerações de cinéfilos. Um bom ponto de partida é comemorar o aniversário de algumas produções, voltando dez, vinte, trinta, quarenta anos no passado, e por aí vai.

Isso porque uma das décadas mais queridas, ainda hoje, para os fãs de cinema são os anos 80. Indiscutivelmente um período inesquecível, e muito incorreto também, de onde saíram verdadeiras preciosidades. Em 2020, as primeiras produções dos anos 80 começaram a se tornar quarentonas. Agora, em 2023, é a vez dos filmes lançados em 1983 começaram a completar 40 anos de lançamento. Já imaginou? Quando voltamos quatro décadas no passado, encontramos obras verdadeiramente memoráveis e ainda muito queridas até hoje; filmes como O Retorno de Jedi, Scarface, Trocando as Bolas, Christine – O Carro Assassino, Flashdance, e por aí vai.

No entanto, um dos mais marcantes saídos do ano de 1983, e que continua como uma das comédias mais adoradas não só dos anos 80, como também da história do cinema é Férias Frustradas (Vacation). Em homenagem a este clássico inesquecível da Sessão da Tarde, que está completando 40 primaveras este ano – lançado no final de julho nos EUA e chegando ao Brasil somente em dezembro do mesmo ano – resolvemos revisitar a franquia, comentando sobre todos os filmes de Férias Frustradas lançados. Confira abaixo e divirta-se.

Férias Frustradas (1983)

Tudo começou, é claro, em 1983 no filme original que está completando 40 anos em 2023. Protagonizado pelo icônico Chevy Chase, este é o filme mais famoso da carreira do ator, e que teve produção da National Lampoon – uma revista de humor ácido e irreverente que nos EUA era rival da MAD. A National Lampoon fez sucesso no cinema também, produzindo diversos filmes, como Clube dos Cafajestes (1978) e O Dono da Festa (2002).

Férias Frustradas possui uma história simples, de uma família saindo de férias e viajando até um parque de diversões muito famoso, Wally World, uma sátira dos parques da Disney. A pegadinha está no fato de que o patriarca Clark, com o objetivo de criar laços inesquecíveis com sua esposa e os dois filhos adolescentes, planejou uma travessia pelas estradas do país, e até mesmo comprou um carro novo para isso. Essa aventura, é claro, irá render muitos momentos hilários e incorretos para os Griswold. O elenco conta com Beverly D’Angelo (a mãe Ellen), Anthony Michael Hall (o filho Rusty) e Dana Barron (a filha Audrey). O que muitos podem não saber é que o roteiro foi escrito pelo lendário John Hughes e a direção é de Harold Ramis (Feitiço do Tempo, 1993).

Férias Frustradas 2 (1985)

O sucesso gigantesco gerou uma sequência logo dois anos depois, dessa vez levando os Griswold por uma viagem de férias pela Europa, num filme que muitos consideram ainda mais engraçado que o original, mas que não fez tanto sucesso de crítica ou público quanto o anterior. O motivo da simpatia de grande parte dos fãs da época em relação a este segundo episódio é simples: Férias Frustradas 2 estreou na Globo e foi por lá constantemente exibido – enquanto o filme original era de propriedade do SBT. Ou seja, como a Globo possuía mais audiência, o segundo filme da franquia chegou a mais lares, se tornando mais popular para grande parte do público da época.

Aqui, Chase e D’Angelo retornam, mas seus filhos trocam de atores com Dana Hill vivendo Audrey e Jason Lively no papel de Rusty (fato que virou piada na franquia). A direção é de Amy Heckerling (Olha Quem Está Falando e As Patricinhas de Beverly Hills), a única mulher a comandar um filme de Férias Frustradas. Na trama, os Griswold resolvem participar de um programa de auditório de competição de famílias – formato que continua popular até hoje. Eles terminam acidentalmente ganhando uma viagem para a Europa, e irão “assombrar” por países como a França, Inglaterra e Alemanha. Um detalhe curioso é que Audrey não está muito interessada na viagem e deixar de lado seu namorado beijoqueiro – interpretado William Zabka (o Johnny de Cobra Kai), recém-saído do sucesso de Karatê Kid (1984). Outra curiosidade é perceber como os dois primeiros filmes eram mais “sujos” do que a franquia viria a se transformar nos episódios seguintes. Em especial este segundo longa, temos sangue jorrando e cenas de nudez feminina.

Não deixe de assistir:

Férias Frustradas de Natal (1989)

Quatro anos depois do segundo filme, a Warner apresentou o retorno dos Griswold para o que se tornaria até hoje uma pedida certa nas festas de fim de ano. Depois de terem atravessado os EUA de carro para curtir num parque de diversões e ido à Europa, os Griswold preparam suas férias em casa no terceiro filme, dando uma festa de Natal para os parentes em Férias Frustradas de Natal (1989). Nesse terceiro filme, o clima ficou mais “seguro”, com um teor menos picante e ácido como nos dois primeiros, apelando mais para um clima “família”, que o aproximou de produções mais infanto-juvenis (como Esqueceram de Mim, por exemplo).

Assim como nos dois anteriores, John Hughes é quem assina o roteiro, e a direção fica a cargo de Jeremiah S. Chelchick (Benny & Joon e Diabolique). Mais uma vez os intérpretes do casal de filhos mudam, aqui com uma diferença mais gritante entre as idades de Rusty e Audrey, com a segunda sendo uma jovem mulher (papel de Juliette Lewis) e o primeiro uma criança ainda (como se tivesse regredido sua idade), papel de Johnny Galecki. Porém, Chevy Chase e Beverly D’Angelo seguem batendo ponto como Clark e Ellen. Além disso, Randy Quaid também retorna como o “caipirão” primo Eddie do filme original.

Férias Frustradas em Las Vegas (1997)

E quando se achava que os Griswold haviam ficado adormecidos lá nos anos 80, com os primeiros três filmes da franquia sendo representantes claros de tal década, eis que os produtores da Warner tirariam a família da gaveta para mais um round, desta vez no fim dos anos 90. O quarto filme de Férias Frustradas estreava oito anos depois do terceiro, em 1997, com Férias Frustradas em Las Vegas. Como diz o título, desta vez Clark (Chevy Chase) decide levar a família para a terra dos cassinos, da jogatina, bebidas e espetáculos, que é Las Vegas. Beverly D’Angelo também retorna como Ellen, assim como o primo caipirão Eddie, interpretado por Randy Quaid (aparecendo pela terceira vez na franquia, depois do original e do filme de Natal). Esse é o primeiro da franquia a não contar com o roteiro de John Hughes e a direção ficou com o desconhecido Stephen Kessler. Como era de se esperar, novamente os papeis de Rusty e Audrey mudam de intérpretes com Ethan Embry e Marisol Nichols respectivamente.

Férias Frustradas (2015)

Em 2015 foi lançado o último filme da franquia cômica até agora, com esta espécie de “requel” ou “requência”. O que isso quer dizer? É uma espécie de reinício e sequência juntos. O reinício de uma franquia ocorre quando os produtores desejam começar de novo, mais ou menos do zero, sem que a nova produção seja especificamente uma continuação e também não seja uma refilmagem. Além disso, seguindo uma tendência que estava em voga em Hollywood na época, os personagens originais da franquia se tornam coadjuvantes para uma nova geração de personagens, que agora pegam o protagonismo. Star Wars – O Despertar da Força e Creed – Nascido para Lutar, ambos lançados em 2015 também, são dois exemplos disso.

Aqui eles utilizam o mesmo título do original, simplesmente Férias Frustradas, e quem protagoniza desta vez é Rusty, agora adulto e nas formas de Ed Helms (Se Beber, Não Case). A mudança constante de atores no papel de Rusty vira piada no filme. Audrey aparece numa cena, interpretada por Leslie Mann. Mas o protagonismo fica com Rusty e sua família: a esposa Debbie (Christina Applegate) e os filhos James (Skyler Gisondo) e Kevin (Steele Stebbins). Quem aparece em pontas também são os patriarcas Clark e Ellen, vividos pelos veteranos Chevy Chase e Beverly D’Angelo. A trama mostra Rusty refazendo a mesma viagem de seu pai no original. A direção é de John Francis Daley e Jonathan Goldstein (A Noite do Jogo e do vindouro Dungeons & Dragons – Honra Entre Rebeles).

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS