O Covid-19 tem gerado uma onda de prevenção mundial. O efeito do coronavírus está fazendo com que europeus e americanos lavem as mãos e que sul-americanos evitem contato físico. Isso tudo para tentar evitar a propagação de um vírus que se espalha com muita facilidade e está afetando principalmente os idosos. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é evitar aglomerações e lugares fechados. Por isso, alguns dos principais eventos relacionados a cinema do mundo estão sendo cancelados ou adiados. Separamos alguns nesta matéria.

SXSWA cidade de Austin, no Texas, cancelou eventos próximos, assim como o Rio está fazendo agora, para evitar aglomerações. Depois de uma semana surpreendente, na qual empresas como Amazon, Apple e Netflix cancelaram sua participação na feira, a organização do SXSW anunciou com muito pesar que teriam de cancelar o evento pela primeira na história.

CinemaConA “Comic Con” focado no mundo dos cinemas teve de ser cancelada também. A feira vinha se destacando por trazer muitos conteúdos novos e interessantes sobre filmes que viriam a ser lançados muito tempo depois, como ano passado, em que trouxeram um material maravilhoso de Entre Facas e Segredos.

Tribeca Film FestivalO festival novaiorquino aconteceria de 15 a 26 de abril, mas foi adiado para uma data ainda a ser definida. Em nota, a co-fundadora do evento, Jane Rosenthal disse que: “Nós tomamos a difícil decisão de adiar o 19º Tribeca Film Festival baseado no pronunciamento do governador Andrew Cuomo de que eventos com 500 ou mais pessoas estão banidos por conta da epidemia de coronavírus. Nos comprometemos a garantir a saúde e segurança do público, também apoiando nossos amigos, cineastas e contadores de histórias que enxergam Tribeca como uma plataforma para mostrar seus trabalhos para o público. Voltaremos logo com nossos planos”.

WonderConUm dos maiores eventos geeks do mundo, a WonderCon aconteceria em abril, em Anaheim, Califórnia, mas a epidemia do Covid-19 fez com que a Comic-Con International adiasse o evento com nova data a definir. A empresa também organiza a San Diego Comic Con e garantiu que o evento acontecerá normalmente em julho.

Aproveite para assistir:

TCM Classic Film FestivalO evento da TCM iria movimentar bastante os cinemas de Los Angeles, mas precisou ser cancelado. Ben Mankiewicz disse em um vídeo que: “Depois de conversar com nossos parceiros do festival, assim como os atores, diretores e roteiristas que se comprometeram a participar, não sentimos que poderíamos pedir a vocês – de consciência limpa – a virem para Los Angeles para participar do festival”. Todo o dinheiro dos ingressos serão devolvidos.

Sundance e CannesUm dos maiores festivais de cinema do mundo não decidiu ainda se vai acontecer ou não. A situação de Cannes é bastante complicada. O presidente do evento, Pierre Lescure, disse que se a propagação do vírus piorar, é claro que cancelará o festival. Porém, eles vão resistir ao máximo, já que não há seguro em caso de cancelamento. Ou seja, todo o dinheiro investido pela organização seria perdido.

 

A Agência Saúde, do governo nacional, emitiu as seguintes medidas de precaução:


Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, como ibuprofeno e paracetamol, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo. Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

 

Comentários

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE