‘Westworld’: Relembre a 1ª temporada na ordem cronológica!

Ah,Westworld. Tão intrigante, tão confusa, tão cheia de reviravoltas. A 3ª temporada da série misteriosa da HBO retorna no próximo dia 15 de março com uma cara inteiramente nova e mais motivos para deixar os fãs bastante intrigados. A gente sabe que, se tem uma coisa que a ficção científica de Jonathan Nolan e Lisa Joy faz bem é confundir a cabeça da sua audiência. Por isso, o CinePOP resolveu trazer aquela ajudinha e relembrar tudo o que aconteceu nas duas primeiras temporadas para você chegar prontíssimo para os novos episódios!

Nesta primeira parte, vamos falar da primeira temporada!

1ª temporada: O Labirinto



Para facilitar, vamos relembrar os acontecimentos na ordem cronológica! A primeira temporada conta a história de origem de Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) e da criação do parque por Arnold (Jeffrey Wright) e Ford (Anthony Hopkins). Além disso, traz o arco de transformação do jovem William (Jimmi Simpson) no ambicioso Homem de Preto (Ed Harris), e começa a confundir o público de propósito, contando todas essas tramas fora da ordem. Portanto, o que temos nesta temporada (cujo subtítulo é ‘O Labirinto’) são três tramas paralelas:

Primeira: a criação do parque, que vamos chamar de Gênese.

Segunda: a visita de William e Logan (Ben Barnes), por volta de 4 anos depois da abertura, que vamos chamar de Entrada

Terceira: o segundo despertar de Dolores, 34 anos depois de Gênese, que vamos chamar de Reinício.

Aproveite para assistir:



Gênese

Nesta fase, conhecemos Robert Ford e Arnold Weber tentando criar Westworld. O que eles querem fazer é tirar do papel uma espécie de ‘parque de diversões para adultos’, povoado com robôs criados à semelhança dos humanos, que vivem em um cenário de velho-oeste e servem para satisfazer os instintos dos visitantes — hóspedes — sem julgamentos.

Quando a dupla estava criando os andróides (anfitriões), Arnold começou a questionar a ética por trás da ideia, e resolveu testar se eles tinham capacidade de despertar. Para isso, ele criar um jogo, um labirinto mental que os robôs deveriam percorrer e, caso conseguissem, isso provaria que eles eram capazes de raciocínio próprio.



Antes mesmo da abertura do parque, Dolores, a primeira anfitriã criada com êxito, conseguiu resolver o labirinto graças a uma atualização feita por Arnold em seu sistema. Ele propôs que cancelassem a abertura do parque, por considerar cruel sujeitar seres conscientes ao sofrimento eterno. Mas Ford foi contra.

Para tentar cancelar a abertura do parque de qualquer jeito, Arnold, secretamente, inseriu em Dolores a personalidade de outro anfitrião, o cruel Wyatt. Desta forma, ela provocou um massacre na cidade de Escalante, com a ajuda de Teddy (James Marsden), que sempre a obedece. Neste massacre, Arnold planejou que Dolores o matasse, e assim aconteceu. Mas Ford seguiu em frente com os planos de qualquer forma, pois não acreditava na ideia de os anfitriões atingirem consciência.

Para esconder o massacre, Ford então apaga a memória de Dolores, enterra a cidade de Escalante e anuncia que Arnold cometeu suicídio. Mais tarde, ele também cria um novo andróide à semelhança do amigo, chamado Bernard Lowe (Jeffrey Wright). Ele apresenta Bernard como amigo fiel e ajudante no parque, e ninguém sabe que ele não é um humano — o mesmo também não sabe que é uma ‘cópia’ de Arnold.

Entrada

Mesmo Ford tendo seguido em frente com a abertura do parque, o projeto não foi tão bem-sucedido. Quatro anos após sua abertura, a companhia Delos planeja investir no local para tirá-lo da falência. Para isso, o jovem Logan Delos decide levar o futuro cunhado, William, para conhecer Westworld como presente de despedida de solteiro. Logan escolhe fazer a jornada como um ‘vilão’, com o chapéu preto, e William decide ir como ‘mocinho’, e coloca o chapéu branco.



A jornada dos dois é interessante porque eles encontram com Dolores, que foge de sua rotina e vai parar no acampamento dos dois após ver os pais serem mortos. Com o coração amolecido, William resolve ajudar, leva a mocinha junto na jornada dos dois e acaba se apaixonando por ela.

Na viagem, Dolores começa a ter flashes do próprio passado e a ouvir novamente as instruções que haviam sido implantadas por Arnold para que ela completasse o labirinto. Ela então pede a William que a leve até Escalante, e ele assim o faz.

Quando ela chega em seu destino e vê a cidade soterrada, entra em pânico. William conclui que o sistema da anfitriã vai ficando mais debilitado à medida que ela se distancia de Sweetwater, e a leva de volta para lá. Logan fica cada vez mais irritado com a paixão do cunhado por uma andróide, e decide mostrar para ele quem ela é ‘de verdade’. 

A derrocada de William acontece depois que Dolores volta para Sweetwater e o que eles viveram juntos é apagado de sua mente, e ela sequer o reconhece. A partir disso, ele começa a visitar o parque explorando-o da forma mais cruel possível. 

Reinício


Na terceira linha narrativa da temporada, o público é apresentado a um Ford criando uma nova história no parque. Para isso, ele decide desenterrar a cidade de Escalante. Mais tarde, entendemos que tudo era o seu plano para ativar a consciência de seus anfitriões.

Aqui também somos apresentados à versão mais velha e cruel de William, que está em uma busca incessante por uma ‘nova fase’ do jogo. Ele quer a todo custo desbloquear uma versão ‘mais cruel e realista’ do parque, o que no fim das contas significa que ele está em busca do labirinto dos anfitriões, sem saber que essa nova fase do jogo não é para ele. Mas isso explicaremos em breve. 

O terceiro ponto importante aqui é o fato de Dolores estar novamente despertando. Ela está percorrendo o mesmo caminho que fez com William 30 anos antes até Escalante, mas desta vez ela faz isso sozinha. E, por fim, o público aqui também é apresentado ao despertar de consciência de Maeve (Thandie Newton) — o quarto e último tópico de atenção.

A busca de William pelo labirinto tem relação com o despertar de Maeve. Em uma de suas incursões pelo parque, William escolhe uma família aleatoriamente para cometer crueldades, após o suicídio de sua esposa. Quando William visitou o parque pela primeira vez, estava prestes a se casar com Juliet (Sela Ward), irmã de Logan. William e Juliet se casaram e tiveram uma filha, Emily (Katja Herbers). Alguns anos antes da narrativa ‘presente’ da série, ela tirou a própria vida após descobrir como o marido se comportava no parque. William revela que Emily também se afastou dele após o falecimento da mãe, tendo o acusado de ser a causa da tragédia.

É nisso que entra a história de Maeve. Ele escolhe ela e a filha, que abate sem sinal de remorso. Antes de perder a filha, Maeve demonstra um súbito despertar de consciência, que William percebe imediatamente e, a partir daí, faz de sua missão encontrar a entrada para o labirinto. Lá na 2ª temporada, descobriremos que Akecheta (Zahn McClarnon) foi o responsável pelo despertar de Maeve.

Resumo da história? William e Dolores estavam em busca do mesmo objetivo, a entrada do labirinto. Eles se encontram na entrada de Escalante, onde ela revela que aquele jogo não era para ele. 

O fato de Dolores e Maeve estarem despertando havia sido um plano de Ford, que chegou à conclusão que Arnold, no fim das contas, estava certo. Ford acreditava que a existência do parque poderia transformar os hóspedes em seres humanos melhores, mas aprendeu que a sua criação transformou-se simplesmente em um ‘depósito’ de violência e degradação. Ele concluiu que não poderia mudar as pessoas, mas poderia transformar os anfitriões. Por isso, planejou um novo massacre, e deu a Dolores todas as armas para que ela chegasse, sozinha, à conclusão que deveria matá-lo para atingir a libertação. E foi o que ela fez. 

A temporada termina com este gancho, após o massacre de Dolores contra os humanos em Escalante, o que dá início a uma rebelião dentro do parque. Bernard também descobre que é um anfitrião, e Maeve desiste de fugir para o mundo dos humanos e fica no parque para procurar pela filha.

Confira, abaixo, a recapitulação feita pela HBO, com legendas! E fique de olho no CinePOP para conferir toda a nossa cobertura especial da 3ª temporada!

Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva