quinta-feira, abril 18, 2024

Festival de Cannes: Spike Lee se torna o primeiro presidente negro do júri

A 73ª edição do Festival de Cannes vai contar com um marco histórico. O cineasta vencedor do Oscar, Spike Lee, será o primeiro presidente negro do júri desde que o evento iniciou sua jornada.

O diretor de 62 anos tem uma longa trajetória com o festival em questão, com alguns de seus filmes estreando no lineup competitivo. ‘Faça a Coisa Certa‘, ‘Febre da Selva‘ e ‘Infiltrado na Klan‘ foram exibidos pela primeira fez em Cannes e participaram da disputa pela Palma de Ouro.

Em um comunicado oficial, Lee compartilhou sua alegria e surpresa em receber o convite:

“Nessa vida que tenho vivido, minhas maiores bençãos foram aquelas que chegaram de forma inesperada, quando aconteceram do nada. Quando recebi a ligação de que havia recebido a oportunidade de ser o Presidente do Júri de Cannes em 2020, eu fiquei chocado, feliz, surpreso e orgulhoso ao mesmo tempo. Para mim, o Festival de Cinema de Cannes (além de ser o mais importante do mundo – sem desrespeito a ninguém) teve um grande impacto na minha carreira cinematográfica. Você poderia, facilmente, dizer que Cannes mudou a trajetória de quem eu me tornei no mundo do cinema”. 

Muitos dos filmes que são lançados no Festival de Cannes tendem a consolidar uma grandiosa trajetória de prestígio nas principais premiações. Em 2019, ‘Infiltrado na Klan‘ rendeu a Spike Lee seu primeiro Oscar. Já o aclamado thriller dramático ‘Parasita‘, dirigido por Bong Joon Ho, conquistou a Palma de Ouro na edição de 2019 do evento e neste ano a produção recebeu seis indicações ao Oscar, tendo conquistado o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards de Melhor Filme Estrangeiro.

O restante do júri de Cannes será anunciado em meados de abril.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS