InícioCríticasFestival do Rio 2013: Spring Breakers - Garotas Perigosas

Festival do Rio 2013: Spring Breakers – Garotas Perigosas


CRIMINOSAS POR NATUREZA

Um dos projetos mais subversivos do ano, Spring Breakers: Garotas Perigosas tem como mote um conceito que por si só já é muito interessante, pegar quatro jovens inocentes, e transformar totalmente sua imagem. Para isso, o polêmico cineasta americano Harmony Korine, de 40 anos, escalou ex-atrizes mirins da Disney, como Vanessa Hudgens (High School Musical), Selena Gomez (Os Feiticeiros de Waverly Place), Ashley Benson (Pretty Little Liars) e sua própria esposa, Rachel Korine, e as colocou de biquíni durante toda a projeção, realizando atos inesperados.

O cineasta Harmony Korine começou a carreira como roteirista do elogiado Kids (1995), aos 22 anos de idade. De lá pra cá o diretor se manteve no circuito de produções de arte, longe do cinema mainstream americano, e entregou obras controversas como Vida Sem Destino (1997), Mister Lonely (2007) – cujos personagens principais eram Michael Jackson, Marilyn Monroe, Charles Chaplin e o Papa, vividos respectivamente por Diego Luna, Samantha Morton, Denis Lavant e James Fox; e Trash Humpers (2009). Em sua fase de experimentação com entorpecentes, o diretor foi expulso do programa de David Letterman, por mexer na bolsa de Meryl Streep no camarim.

13



No mesmo programa, James Franco o defendeu, e a atriz Selena Gomez disse que só participou desse filme inflamatório porque sua mãe é uma verdadeira fã do diretor. Na trama, Candy (Hudgens, 24 anos), Brit (Benson, 23 anos), Cotty (Korine, 27 anos) e Faith (Gomez, 20 anos) são amigas universitárias, que durante as chamadas férias da primavera, se desesperam e literalmente resolvem fazer qualquer coisa para conseguir dinheiro e embarcar nessa viagem de pura celebração e êxtase. Para quem não conhece no que consiste o chamado Spring Break, existem diversos vídeos online. Resumidamente: festas alucinadas acompanhadas de bebida, drogas e sexo.

Após serem presas, as quatro infratoras acreditam que seu sonho de curtição plena chegou ao fim de forma estarrecedora. Porém, entra em cena o melhor personagem, Alien, vivido de forma metódica por James Franco. Com trancinhas no cabelo, cheio de tatuagens (que incluem seu rosto e pescoço) e com metal nos dentes, é reportado que Franco, um talentoso ator, permaneceu em seu personagem durante os intervalos de gravações assustando as meninas, em especial a mais nova da turma, Gomez. O sujeito é um pretenso “gangsta”, um pequeno traficante querendo subir ao mundo do crime, que usa Scarface como sua referência máxima (assim como muitos pretensos criminosos).

14

Ao longo o sonho dessas meninas passa a se transformar em pesadelo, quando começam a se embrenhar por um território muito perigoso, sob a influência de seu benfeitor. A personagem de Gomez, vinda de uma vida religiosa, é a primeira a combater a presença de Alien, e o que ele trará para suas vidas. Ao longo algumas vão caindo, para outras se enrijecerem e sobrepujarem. Um conto cautelar, a história de Spring Breakers serve como prevenção para meninas que gostam de viver de forma acelerada. O estilo vídeoclíptico da obra de Korine combina muito bem belas imagens, ótimas atuações e uma trilha sonora pesada.

15

Sucesso nos Estados Unidos (onde foi um dos filmes mais lucrativos do ano, levando em conta a proporção de salas de exibição), e em festivais, Spring Breakers é um grande flerte com o perigo, e talvez a obra criminosa mais divertida e tentadora de todos os tempos. Franco mergulha de cabeça nos trejeitos de Alien, mostrando ser ao mesmo tempo sedutor e assustador, enquanto as meninas são pedidas para darem o maior passo de suas carreiras, e se saem igualmente muito bem. As ninfetas tentadoras e criminosas de Korine definitivamente não são para todos os gostos. Mas alguns serão pegos como reféns delas.

author avatar
Pablo R. Bazarello
Crítico, cinéfilo dos anos 80, membro da ACCRJ, natural do Rio de Janeiro. Apaixonado por cinema e tudo relacionado aos anos 80 e 90. Cinema é a maior diversão. A arte é o que faz a vida valer a pena. 15 anos na estrada do CinePOP e contando...
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS