sexta-feira, abril 26, 2024

Festival do Rio 2013: Spring Breakers – Garotas Perigosas

CRIMINOSAS POR NATUREZA

Um dos projetos mais subversivos do ano, Spring Breakers: Garotas Perigosas tem como mote um conceito que por si só já é muito interessante, pegar quatro jovens inocentes, e transformar totalmente sua imagem. Para isso, o polêmico cineasta americano Harmony Korine, de 40 anos, escalou ex-atrizes mirins da Disney, como Vanessa Hudgens (High School Musical), Selena Gomez (Os Feiticeiros de Waverly Place), Ashley Benson (Pretty Little Liars) e sua própria esposa, Rachel Korine, e as colocou de biquíni durante toda a projeção, realizando atos inesperados.

O cineasta Harmony Korine começou a carreira como roteirista do elogiado Kids (1995), aos 22 anos de idade. De lá pra cá o diretor se manteve no circuito de produções de arte, longe do cinema mainstream americano, e entregou obras controversas como Vida Sem Destino (1997), Mister Lonely (2007) – cujos personagens principais eram Michael Jackson, Marilyn Monroe, Charles Chaplin e o Papa, vividos respectivamente por Diego Luna, Samantha Morton, Denis Lavant e James Fox; e Trash Humpers (2009). Em sua fase de experimentação com entorpecentes, o diretor foi expulso do programa de David Letterman, por mexer na bolsa de Meryl Streep no camarim.

13

No mesmo programa, James Franco o defendeu, e a atriz Selena Gomez disse que só participou desse filme inflamatório porque sua mãe é uma verdadeira fã do diretor. Na trama, Candy (Hudgens, 24 anos), Brit (Benson, 23 anos), Cotty (Korine, 27 anos) e Faith (Gomez, 20 anos) são amigas universitárias, que durante as chamadas férias da primavera, se desesperam e literalmente resolvem fazer qualquer coisa para conseguir dinheiro e embarcar nessa viagem de pura celebração e êxtase. Para quem não conhece no que consiste o chamado Spring Break, existem diversos vídeos online. Resumidamente: festas alucinadas acompanhadas de bebida, drogas e sexo.

Após serem presas, as quatro infratoras acreditam que seu sonho de curtição plena chegou ao fim de forma estarrecedora. Porém, entra em cena o melhor personagem, Alien, vivido de forma metódica por James Franco. Com trancinhas no cabelo, cheio de tatuagens (que incluem seu rosto e pescoço) e com metal nos dentes, é reportado que Franco, um talentoso ator, permaneceu em seu personagem durante os intervalos de gravações assustando as meninas, em especial a mais nova da turma, Gomez. O sujeito é um pretenso “gangsta”, um pequeno traficante querendo subir ao mundo do crime, que usa Scarface como sua referência máxima (assim como muitos pretensos criminosos).

14

Ao longo o sonho dessas meninas passa a se transformar em pesadelo, quando começam a se embrenhar por um território muito perigoso, sob a influência de seu benfeitor. A personagem de Gomez, vinda de uma vida religiosa, é a primeira a combater a presença de Alien, e o que ele trará para suas vidas. Ao longo algumas vão caindo, para outras se enrijecerem e sobrepujarem. Um conto cautelar, a história de Spring Breakers serve como prevenção para meninas que gostam de viver de forma acelerada. O estilo vídeoclíptico da obra de Korine combina muito bem belas imagens, ótimas atuações e uma trilha sonora pesada.

15

Sucesso nos Estados Unidos (onde foi um dos filmes mais lucrativos do ano, levando em conta a proporção de salas de exibição), e em festivais, Spring Breakers é um grande flerte com o perigo, e talvez a obra criminosa mais divertida e tentadora de todos os tempos. Franco mergulha de cabeça nos trejeitos de Alien, mostrando ser ao mesmo tempo sedutor e assustador, enquanto as meninas são pedidas para darem o maior passo de suas carreiras, e se saem igualmente muito bem. As ninfetas tentadoras e criminosas de Korine definitivamente não são para todos os gostos. Mas alguns serão pegos como reféns delas.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS