Nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, os membros do Júri Internacional da mostra Generation 14plus (Geração 14+) entregaram os primeiros prêmios do festival. Entre os laureados está o curta brasileiro Infantaria, de Laís Santos Araujo.
Após receber condecorações no Festival do Rio e Cine Ceará, Infantaria levou o Prêmio Especial do Júri Internacional da Generation 14plus na categoria Melhor Curta-Metragem, com a recompensa de 2.500 euros. Na declaração à imprensa, o júri justificou a escolha por conta da:
“ambientação do conto, que constrói um mundo cinematográfico único, no qual a feminilidade assume uma forma complexa dentro de cada uma das personagens. Um filme cheio de camadas, cujas molduras pintadas, cores vivas e intrigante narrativa evocam a importância do apoio entre as mulheres”.
Nascida em Maceió, Laís Santos Araújo apresentou seu primeiro curta-metragem de ficção, Como Ficamos da Mesma Altura (2019), no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, em 2020. Programado para ser filmado em 2023, o seu longa de estreia conta com o apoio da organização Hubert Bals Fund e está em processo de desenvolvimento.
Com 24 minutos de duração, Infantaria conta uma história de desejos e dolorosas realizações. Em seu aniversário de 10 anos, Joana (Ana Luiza Ferreira) anseia pela menstruação, já o irmão Eduardo (Francisco Nunes) deseja o reencontrar o pai ausente, e Verbena (Karolayne Rayssa) — uma intrusa na festa — busca uma saída, porém esconde de todo mundo sua verdadeira vontade.