Anunciado de forma extraoficial em 2021, Scooby-Doo! And Krypto Too! (que provavelmente chegaria ao Brasil como Scooby-Doo encontra Krypto, o Supercão) seria um tipo de “esquenta” para o grande lançamento envolvendo os mascotes da DC naquele ano com Liga dos Superpets. Porém, dado o adiamento da animação 3D, segundo conversas de bastidores, a aventura com a turma da Mistério S/A acabou também sendo reagendada para 2022. Tudo isso sem um anúncio oficial para o projeto. Nessa época, surgiram alguns vazamentos que mostraram cenas da animação, provando que ela existia.
O problema é que a Warner passava por uma série de crises internas e situações complicadas de bastidores, como a venda para a Discovery e as novas diretrizes para suas principais franquias, dentre elas o Universo DC e a Warner Bros. Animation. Fato é que o estúdio se viu diante de uma grande crise e o CEO David Zaslav tomou uma medida empresarial que desagradou a fãs e principalmente aos artistas envolvidos com o estúdio. Em uma manobra fiscal, o executivo cancelou projetos já finalizados cujas projeções de lucro não superariam o gasto e a taxação. Afinal, um filme que não é lançado nos cinemas ou nos streamings, não precisa pagar mais tributos. Nesse caso, o projeto cancelado mais famoso foi o live action de Batgirl. No entanto, nenhuma franquia sofreu mais do que Scooby-Doo.
Na época do cancelamento, o cachorro mais famoso do mundo tinha dois projetos confirmados. A sequência da animação 3D SCOOBY! O Filme (2020) e uma animação 2D clássica trazendo o reencontro da turma com as icônicas Hex Girls. Nesse limbo, entretanto, permeava o team-up do Scooby com Krypto, o Supercão. Vale lembrar que os dois cachorros tiveram animações que fizeram muito sucesso entre a criançada dos anos 2000, que provavelmente cresceu sonhando com esse encontro dos dois. E apesar do vazamento de imagens que do projeto, sem uma confirmação oficial, não dava sequer para lamentar o cancelamento de um filme que supostamente não existia. Só que tudo isso mudou na noite do último sábado (4), quando o filme inteirinho foi vazado na internet.
Isso comprova não apenas que o projeto existia, mas que estava prontinho, apenas aguardando o lançamento. Vale lembrar que essa não foi a primeira vez que vazamentos acometeram a Warner. Na época da temporada final de Game Of Thrones, por exemplo, os capítulos vazavam horas – às vezes até dias – antes da exibição oficial.
Só que esse vazamento de agora causa um choque maior porque saiu a informação de que a medida tomada pela direção da Warner para evitar que suas produções canceladas vazassem foi simplesmente apagar os arquivos dos filmes e animações. Afinal, se não tiver o conteúdo, não tem como vazar. Essa decisão, inclusive causou revolta nos membros da produção de Batgirl, que perderam o acesso ao filme que eles mesmos fizeram. Mas agora, com o vazamento de Scooby-Doo encontra Krypto, o Supercão, fica essa dúvida no ar: será que eles realmente apagaram tudo isso?
Segundo as reações nas redes sociais, os fãs que assistiram ao vazamento antes dele ter sido apagado parecem ter gostado do que viram. Ao que parece, a trama seria bem ao estilo dos clássicos crossover’s que a turma do Scooby-Doo popularizou nos anos 60 e 70. A Liga da Justiça desapareceu misteriosamente, deixando Metropolis desprotegida. Então, durante as investigações, Lois Lane é atacada por um vilão misterioso e decide pedir ajuda a uma antiga namorada de Jimmy Olsen, que agora integra a Mistério S/A. Dessa forma, Fred, Dafne, Velma, Salsicha e Scooby vão parar na Cidade do Amanhã, onde cruzam o caminho de vilões como Lex Luthor, Coringa e Arlequina, além do heróico Krypto, o Supercão, que ajuda a turma a resolver esse mistério com todos os elementos clássicos das animações do Scooby.
Alguns comentários de fãs também revelaram piadas clássicas relacionadas ao Universo DC, como uma brincadeira envolvendo os óculos da Velma e o clássico disfarce do Superman. Bom, infelizmente, o filme não foi lançado oficialmente e relatos já apontam que a Warner derrubou grande parte dos arquivos, quiçá todos, que foram subidos ilegalmente na internet. E como a empresa cancelou o lançamento para evitar o pagamento de impostos, parece muito pouco provável que os fãs tenham acesso a esse filme um dia. Ao que parece, esse é um daqueles casos de “quem viu, viu. Quem não viu, só lamenta”, tão constante nos projetos relacionados à DC nos últimos anos. A expectativa agora é que a gestão de James Gunn e Peter Safran dê um jeito nisso, evitando assim o cancelamento de mais projetos promissores desse universo.
Os filmes e animações de Scooby-Doo estão disponíveis no HBO Max.