segunda-feira, janeiro 12, 2026

Filme de VAMPIRO com Johnny Depp estreia em 3º lugar entre os mais vistos da HBO Max

HBO MaxFilme de VAMPIRO com Johnny Depp estreia em 3º lugar entre os mais vistos da HBO Max
Assiste a nossa live do Globo de Ouro AGORA:

O cineasta Tim Burton é reconhecido por sua estética sombria, divertida e por sua parceria com o ator Johnny Depp.

Eles repetem mais uma vez a colaboração em ‘Sombras da Noite‘, que acaba de estrear em 3º lugar entre os filmes mais vistos da HBO Max.



Lançado em 2012, o filme conta a história de um vampiro – interpretado por Depp – , que depois de 200 anos enterrado volta ao lar que sua família “construiu com sangue”. No elenco: Michelle Pfeifer, Chloë Grace Moretz, Helena Bonham Carter, Eva Green e Alice Cooper (como ele mesmo).

Assista ao trailer:

O filme inicia no século 18, narrando a história de Barnabas Collins (Depp), como ele ganhou sua forma vampiresca. Uma contação que poderia ter sido evitada, uma vez que no decorrer da trama os espectadores conhecem a origem dos personagens. Tal narrativa inicial quebra com possíveis segredos e revelações. Se não fosse pela abertura, o longa seria mais interessante e misterioso. Mesmo assim, podemos extrair humor e as peculiaridades específicas de Burton.

Em 1972, Barnabas é encontrado e dá início à revitalização do nome da família, bem como os negócios. Daí a história ganha o humor “deppiano”, revelando o contraste dos séculos. Em plena década de 70, a arte e o comportamento dos personagens são explorados, assim como a trilha sonora. Burton conta ainda com um casting talentoso, que imprimem a não importância do cineasta na direção de atores e sim na configuração da misen-èn-scene. Os personagens têm claras referências de outras produções do cineasta. Depp é Depp, mas com referências de outro personagem do longa ED WOOD (de Burton) e resquícios de outros personagens seus. O personagem caiu como uma luva para Depp, mas isto não o torna genial. Barnabas poderia ter sido interpretado por qualquer outro ator, com competência igual ou melhor.

Mesmo sendo um longa com personagens interessantes, a trama esbarra em esquinas já visitadas pelo diretor; mas ainda assim continua sendo intrigante. Este parece ser um reboot de todos os filmes e referências do cineasta (como Ed Wood – demasiado citado nesta resenha, Os fantasmas se divertem, A Morte Lhe Cai Bem, Edward Mãos de Tesoura…). Sombras da Noite é um grande revival do cinema burtoniano e brinca com a comicidade do gênero terror.

author avatar
Renato Marafon
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS