‘Flow’, a animação de Gints Zilbalodis e favorita ao Oscar de Melhor Animação, já tem data de estreia nos cinemas nacionais.
O filme chega por aqui no dia 30 de janeiro de 2025, distribuído pela Mares Filmes e Alpha Filmes.
A Animação obteve uma excelente aprovação no Rotten Tomatoes com 96% de aprovação da crítica especializada, com base em 84 análises, e 94% de aprovação do público.
Os críticos, em geral, elogiaram a animação, destacando a beleza e a maravilha do longa-metragem.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
“Zilbalodis evita em grande parte o tipo de capricho e sentimentalismo que poderia prejudicar, por exemplo, um filme da Disney com a mesma premissa”, disse Calum Marsh do New York Times.
“É um tour mágico e misterioso em um mundo em afundamento, um filme maravilhoso, fascinante, místico e belo, algo tão único que quase parece um sonho”, disse Pete Hammond do Deadline.
“É como se Zilbalodis tivesse decidido despejar um oceano de água no Vale da Estranheza. Ainda assim, os espectadores amantes de animais irão se conectar quase instantaneamente com o gato e seus companheiros inusitados”, disse Peter Debruge do Variety.
“Este é um filme maravilhoso para crianças, com seu exemplo de troca e reciprocidade na amizade e a importância da confiança mútua, incorporados organicamente na narrativa com clareza, mas sem exageros. Não é menos um filme para adultos…”, disse David Rooney do The Hollywood Reporter.
“Algo como uma pintura ganhando vida, um deslumbrante quadro sobre o qual Zilbalodis pode desenhar sua comovente história de animais enfrentando um apocalipse bíblico”, disse Hoai-Tran Bui do Inverse.
“Até os momentos mais silenciosos de Flow são marcados por uma ameaça existencial. É um filme tenso, pensativo e doloroso de uma maneira que poucos filmes buscam, e ainda menos conseguem alcançar”, disse William Bibbiani do TheWrap.
“Em um mundo que muitas vezes parece inundado por filmes de animação que são excessivamente semelhantes entre si, Flow se destaca como um exemplo do que a grande animação pode realmente fazer”, disse Ross Bonaime do Collider.
“Precisamos desesperadamente de mais longas de animação como Flow, filmes que se fixam em nossas mentes ao imaginar coisas que nunca vimos antes e apresentar emoções que não esperamos sentir. É uma verdadeira aula magistral em animação sem diálogos”, disse Ryan Guar do Discussing Film.
O filme é assinado por Gints Zilbalodis, que também é responsável pelo roteiro e direção.
A trama se passa em um mundo à beira do fim, repleto de vestígios da presença humana. O protagonista, um gato solitário, vê sua casa devastada por uma grande enchente e encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies. Juntos, eles precisarão superar suas diferenças enquanto navegam por paisagens místicas e deslumbrantes, enfrentando os desafios e perigos da adaptação a esse novo mundo.