Francis Ford Coppola é PROCESSADO por assédio sexual por figurante de ‘Megalópolis’

As polêmicas envolvendo ‘Megalópolis’ continuam, e agora o cineasta Francis Ford Coppola está sendo processado por Lauren Pagone, uma figurante do longa, que o acusa de assédio sexual.

Pagone alega que, durante as filmagens de uma cena de festa, Coppola a abraçou e beijou sem seu consentimento e a apalpou. O processo está tramitando no Tribunal do Condado de Fulton, na Geórgia (EUA). Além de Coppola, o processo inclui as empresas de contratação de figurantes Rose Locke Casting e DL Casting, responsáveis por sua contratação.

De acordo com os advogados de Pagone, “A autora não recebeu nenhum contrato adicional que explicasse os detalhes das diretrizes para conteúdo sexual e/ou nudez no set, nem houve qualquer descrição sobre o que ela ou outros atores poderiam enfrentar”. Pagone também critica a ausência de Coordenadores de Intimidade no set de ‘Megalópolis’.

Entrando com a ação em 10 de setembro, Pagone busca danos não especificados e um julgamento com júri, afirmando ter sido agredida sexualmente por Coppola.

Em uma declaração à Deadline, os representantes de Coppola disseram que não tinham “nenhum comentário adicional no momento”.

Lembrando que em uma entrevista à Rolling Stone, Coppola desmentiu as alegações: “Você está se referindo à matéria do Guardian, que é completamente falsa. Se você ler a matéria, verá que as fontes — e eu realmente não sei quem são — são as mesmas que forneceram citações para a matéria do Hollywood Reporter, que afirmava que todas essas pessoas haviam sido demitidas ou tinham pedido demissão, e que houve um êxodo em massa. A verdade é que estavam apenas procurando algum tipo de sujeira. As jovens que beijei na bochecha, na cena de Ano Novo, eram jovens que eu conhecia”.

“É tudo tão absurdo. Veja o momento da publicação dessa matéria. É bem antes de estarmos prestes a estrear o filme em Cannes. Eles estão apenas tentando prejudicar o filme. Quero iniciar uma conversa. Não se pode ter uma utopia sem uma conversa”, completou.

Quando questionado se sente que está sendo perseguido, o cineasta respondeu:

“Existe uma tendência predominante em Hollywood de dizer que, se você seguir nossas regras, terá uma chance melhor de sucesso. ‘Bem, e quanto ao Francis? Ele não segue suas regras.’ ‘Bem, veja, o que vai acontecer com ele é que ele vai falhar.’ Estou tentando fazer algo diferente aqui. O cinema é mudança. Quero dizer, os filmes que seus netos vão fazer serão nada parecidos com o que vemos agora”, afirmou o cineasta.

Megalópolis,Francis Ford Coppola

Lembrando que em uma entrevista ao The New York Times, Coppola compartilhou: “Minha mãe sempre me ensinou que avançar em direção a uma mulher é desrespeitoso, então com as garotas por quem eu tinha uma queda, eu certamente não as desrespeitei”.

“Eu não sou tão expressivo, sou muito tímido”, concluiu o cineasta.

Já em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Darren Demetre afirmou: “Durante todo o curso do projeto, nunca fui informado de qualquer reclamação de assédio ou comportamento inadequado”.

Ele continuou: “Conheço e trabalho com Francis e sua família há mais de 35 anos. Como um dos primeiros assistentes de direção e produtor executivo em seu novo épico, Megalopolis, ajudei a supervisionar e aconselhar a produção e comandei a segunda unidade. Francis produziu e dirigiu com sucesso um enorme filme independente, tomando todas as decisões difíceis para garantir que fosse entregue no prazo e dentro do orçamento, ao mesmo tempo em que permanecia fiel à sua visão criativa. Houve dois dias em que filmamos uma cena de boate celebratória, semelhante ao Studio 54, onde Francis percorreu o set para estabelecer o espírito da cena dando abraços gentis e beijos na bochecha para o elenco e os figurantes. Foi a maneira dele de ajudar a inspirar e estabelecer a atmosfera da boate, que era tão importante para o filme. Nunca tive conhecimento de qualquer reclamação de assédio ou comportamento inadequado durante o curso do projeto”.

De acordo com um relatório do The GuardianCoppola foi responsável por assediar várias mulheres durante as gravações. Ele teria puxado mulheres para sentar em seu colo e durante uma cena de boate, o cineasta entrou no set e tentou beijar algumas das figurantes femininas de topless e seminuas. Ele aparentemente alegou que estava “tentando colocá-los no clima”.

As coisas vieram à tona em dezembro de 2022, mais ou menos na metade das filmagens de 16 semanas, quando a maioria das equipes de efeitos visuais e arte foram demitidas ou se demitiram.

‘Megalópolis’, que Coppola começou a escrever em 1983, teve um custo aproximado de US$ 120 milhões, financiado em parte pela venda de uma parte significativa de seu império vinícola, avaliada em mais de US$ 500 milhões em um acordo de 2021.

O longa chegará aos cinemas brasileiros no dia 31 de outubro.

Assista:

Megalópolis,Francis Ford Coppola

A trama do filme acompanha a reconstrução de uma metrópole após sua destruição acidental, com duas visões concorrentes – a de um arquiteto idealista (Adam Driver) e a de um prefeito pragmático (Giancarlo Esposito) – entrando em conflito durante o processo. O filme tem uma duração de duas horas e 15 minutos e apresenta abundantes referências à Roma Antiga, incluindo cortes de cabelo estilo César nos personagens masculinos.

O filme, que é um completo mistério, terá um elenco repleto de estrelas como Giancarlo Esposito (‘Once Upon a Time’), Forest Whitaker (‘O Último Rei da Escócia’), Nathalie Emmanuel (‘Game of Thrones’), Jon Voight (‘Ray Donovan’), Laurence Fishburne (‘Matrix’), Aubrey Plaza (‘The White Lotus’), Shia LaBeouf (‘Transformers’), Talia Shire (‘O Poderoso Chefão’), Jason Schwartzman (‘A Crônica Francesa’), Grace VanderWaal (‘A Extraordinária Garota Chamada Estrela’), Kathryn Hunter (‘A Tragédia de Macbeth’) e James Remar (‘Era Uma Vez… Em Hollywood’).

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever