Os funcionários da Paramount Global têm passado por momentos difíceis ao longo do último ano e meio. E a incerteza que paira sobre eles está longe de acabar.
Segundo a Variety, após as negociações de fusão e aquisição com a Skydance Media, iniciadas no final de 2023, terem oscilado entre idas e vindas, ambas as partes anunciaram que haviam chegado a um acordo para a fusão em meados do ano passado.
A Paramount, então, aguardou mais um ano até que a FCC (Comissão Federal de Comunicações) finalmente aprovasse o acordo nesta última quinta-feira (24). Porém, o processo foi muito mais turbulento e tenso do que o imaginado.
Críticos acusaram o conglomerado de mídia de ter “subornado” o presidente Donald Trump com um pagamento de US$16 milhões para encerrar o processo contra um dos episódios do programa ’60 Minutes’. O cancelamento do ‘The Late Show with Stephen Colbert’ pela CBS, anunciado uma semana antes da FCC aprovar a transação com a Skydance, soou a muitos como mais uma concessão a Trump; todavia, a CBS sustentou que foi “puramente uma decisão financeira”.
Para atender à aprovação da FCC, a Skydance afirmou que garantiria que os programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) fossem extintos na Paramount. Além disso, concordou em instalar um ouvidor na CBS para examinar e agir em relação a reclamações de “preconceito” em sua programação de notícias e entretenimento — uma promessa que Anna Gomez, a única comissária democrata da FCC, afirmou representar o governo Trump “impondo controles nunca antes vistos sobre as decisões da redação e o julgamento editorial, em violação direta à Primeira Emenda e à lei”.
Durante todo esse tempo, a Paramount, que contra a CBS, a Paramount Pictures, a Paramount+, a Pluto TV, a MTV, a Comedy Central e a BET, realizou diversas rodadas de demissões — e certamente haverá mais cortes de empregos quando a Skydance assumir oficialmente o controle da empresa, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
Até a manhã desta sexta-feira (25), nem a Paramount nem a Skydance haviam comentado publicamente sobre os próximos passos da fusão, incluindo quando ela deve ser concluída ou detalhes sobre a reestruturação.
