O Gato de Botas é um dos personagens mais famosos e queridos da franquia ‘Shrek’. Tanto o é, que, ao contrário de todos os outros, ganhou um filme próprio, em 2011. E agora, exatos onze anos depois, o bichano volta às telonas, em uma continuação inesperada e surpreendentemente emocionante, que abre muito bem a temporada cinéfila de 2023. Como sabemos que vocês sentiam saudades do gatinho caramelo, separamos aqui 10 curiosidades do novo filme, ‘Gato de Botas 2: O Último Pedido’, que chega agora aos cinemas brasileiros.
10 – Dubladores brasileiros
Em ‘Gato de Botas 2: O Último Pedido’ novos personagens são incluídos na trama. Na versão brasileira, eles ganham as vozes de Sérgio Malheiros, Giovanna Ewbank e Marcos Veras, respectivamente, para Bebê Urso, Cachinhos Dourados e Perrito. Na versão original em inglês, curiosamente, Wagner Moura empresta sua voz para o vilão, o Lobo Mau.
9 – All Star
Vocês lembram da música “All Star”, do Smash Mouth, que tanto fez sucesso no primeiro ‘Shrek’? Pois bem, em ‘Gato de Botas 2: O Último Pedido’ você voltará a ouvir a música, e esse é apenas o segundo filme da franquia em cuja a canção aparece.
Em ‘Gato de Botas 2: O Último Pedido’ vocês poderão perceber a entrada do logo “Universal Pictures apresenta”. Será o segundo filme com essa entrada desde a conclusão da negociação; o primeiro foi ‘Os Caras Malvados’, também lançado em 2022.
7 – Perrito
Originalmente na franquia o Gato de Botas é um animal nascido na Espanha, que, inclusive, fala com sotaque. Perrito, por sua vez, é um cachorro, e “perro” é uma palavra em castelhano que significa “cachorro”, ou seja, o nome dele seria Cachorrinho, em tradução literal.
6 – Identidade
Uma das tramas que o filme trabalha é a questão da identidade de Perrito, um cachorro que quer ser gato e se identifica como gato. A seu modo, através da metáfora a DreamWorks trabalha a questão de identificação de gênero e identidade, mostrando que os seres vivos podem ser quem quiserem ser, e que tudo fica mais fácil e melhor quando se tem o suporte da família e dos amigos.
5 – Nova estética
Ao contrário dos filmes anteriores de ‘Shrek’, o novo ‘Gato de Botas 2: O Último Pedido’ terá uma estética diferente, mais similar ao que foi visto em ‘Os Caras Malvados’ e ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’, dando uma abertura mais criativa à aventura do Gato.
4 – Alergia
Na trama, o Gato de Botas menciona todas as vezes em que ele perdeu uma de suas vidas. Em uma das ocasiões é mostrado uma reação alérgica a frutos do mar. Na vida real, muitos gatos têm essa alergia.
3 – Velho-Oeste
Os criadores de ‘Gato de Botas 2: O Último Pedido’ já falaram abertamente que se inspiraram no western ‘Três Homens em Conflito’, de 1966, para elaborar seu filme. Na trama, o trio está atrás de um prêmio dos sonhos, o que os leva em uma grande aventura.
2 – Novo Logo
Logo no início do filme os espectadores poderão observar o novo logo da DreamWorks na abertura, que se assemelha bastante com o da Marvel, em que aparecem diversas partes dos principais sucessos da empresa de animação, terminando com o menino se aconchegando na lua para pescar.
1 – Novo Shrek
Na cena pós-crédito, é possível observar Gato de Botas e seus companheiros em um barco em direção ao reino de Tão, Tão Distante – o que seria uma indicação de um novo filme da franquia ‘Shrek’. Oba!