quarta-feira, agosto 20, 2025
More
    InícioDestaque'Gaza: Doctors Under Attack': BBC CANCELA documentário sobre conflito entre Israel e...

    ‘Gaza: Doctors Under Attack’: BBC CANCELA documentário sobre conflito entre Israel e o Hamas

    A BBC decidiu, pela segunda vez este ano, cancelar a exibição do documentário ‘Gaza: Doctors Under Attack’ (Gaza: Médicos Sob Ataque), que abordaria o conflito entre Israel e o Hamas.

    De acordo com o Deadline, a BBC havia aprovado a produção da Basement Films, empresa liderada pelo ex-editor do Channel 4 News, Ben de Pear, no ano passado.

    O objetivo do filme era destacar a situação dos profissionais de saúde em Gaza, mas a produção foi interrompida em abril, após um escândalo envolvendo ‘Gaza: How to Survive a Warzone’ (Gaza: Como Sobreviver a uma Zona de Guerra), documentário da HOYO Films narrado pelo filho de um ministro do Hamas. Este documentário anterior está sob investigação, com Peter Johnston, diretor de queixas editoriais e revisões da BBC, examinando as falhas que permitiram sua exibição.

    Agora, a BBC afirmou que não exibirá ‘Doctors Under Attack’ nem utilizará seu conteúdo em boletins de notícias, após discussões com a Basement Films “chegarem ao fim” na quinta-feira, 19 de junho de 2025.

    Em um extenso comunicado, a BBC declarou:

    “Chegamos à conclusão de que exibir esse material arriscaria criar uma percepção de parcialidade que não atenderia aos altos padrões que o público corretamente espera da BBC. A imparcialidade é um princípio central do BBC News. É uma das razões pelas quais somos a emissora mais confiável do mundo. Portanto, estamos transferindo a propriedade do material filmado para a Basement Films”, afirmou.

    A emissora continuou: “Agradecemos aos médicos e colaboradores, e lamentamos não poder contar suas histórias. A BBC continuará cobrindo os eventos em Gaza com imparcialidade”.

    Por sua vez, a Basement Films afirmou que a BBC havia aprovado o documentário para exibição, considerando-o um “trabalho essencial de jornalismo de serviço público”.

    “Nos deram nada menos que seis datas diferentes para o lançamento, e ele passou por um longo e repetido processo de conformidade, além de uma rigorosa checagem de fatos”, declarou a produtora. “Depois pediram desculpas, mudaram de posição e disseram que a exibição dependeria das recomendações do relatório Johnston”.

    A produtora acrescentou: “Estamos aliviados que a BBC finalmente permitirá o lançamento deste filme”.

    Ainda não está claro o que levou ao rompimento nas conversas entre a BBC e a Basement. No entanto, Ben de Pear criticou pessoalmente o diretor-geral da BBC, Tim Davie, publicamente no Sheffield DocFest, na quinta-feira, 19 de junho de 2025.

    Ele afirmou que Davie é “apenas um homem de relações públicas” que interfere em decisões editoriais e está liderando uma organização que “falha” em seu dever de relatar adequadamente a crise em Gaza.

    “Algo precisa mudar, porque estão tomando decisões com base em defesa de imagem, e não em fundamentos jornalísticos. Se você decide com base jornalística, pode se defender. Mas se decide com base em relações públicas, não pode”, disse De Pear.

    A BBC disse que passou semanas tentando, junto com De Pear, dar voz aos médicos de Gaza. “Nosso objetivo era encontrar uma maneira de transmitir parte do material em nossos programas jornalísticos, dentro dos padrões de imparcialidade, antes da publicação da revisão sobre How to Survive a Warzone”, afirmou.

    A emissora acrescentou: “Ao contrário do que alguns relatos indicam, desde que pausamos a produção de Gaza: Doctors Under Attack em abril, o documentário não passou pelos processos finais de aprovação pré-exibição da BBC”.

    A cobertura da BBC sobre a crise em Gaza tem provocado fortes reações de ambos os lados do conflito, com ‘How to Survive a Warzone’ ilustrando o quão sensível é o debate. A comunidade judaica britânica ficou indignada com o fato de a BBC ter exibido um filme narrado por um garoto com ligações com o Hamas, conexões essas não reveladas aos espectadores.

    Outros argumentam que a decisão da BBC de cancelar ‘How to Survive a Warzone’ foi um ato de “censura” que favorece a agenda de Israel.

    Últimas Notícias