A atriz Gillian Anderson disse que não gostou do final da história de ‘Arquivo X‘, ou seja, o desfecho da 11ª temporada, exibida em 2018. Em um entrevista concedida à Variety, a protagonista do show contou que só voltaria ao papel de Dana Scully sob uma condição bem específica.
“‘Arquivo X’ é uma ideia velha atualmente. Eu já fiz, e fiz por tantos anos, e a série terminou de maneira tão infeliz. Para que eu sequer pensasse em fazer mais uma temporada, precisaria saber se teríamos novos roteiristas envolvidos. O bastão precisa ser passado adiante, para que ‘Arquivo X’ seja novo e progressista”, falou a atriz.
Gillian admitiu que, quando recebeu os primeiros roteiros da série, se animou por ver em Scully “um tipo de personagem feminina que nunca tinha visto antes na TV. Não é como se eu tivesse pensado: ‘Oh, é uma personagem feminista’. Eu apenas pensei que ela era única”.
Porém, quando chegou no set, a história foi bem diferente, e a atriz disse que brigou contra ideias machistas da produção: “Por exemplo, quando Mulder e Scully se aproximavam da porta de algum suspeito, eles sempre queriam que eu andasse atrás de David Duchovny. Eu me rebelei contra algumas coisas desse tipo”.
Além das 11 temporadas produzidas até 2018, a série também gerou dois longas-metragens.