quinta-feira, março 28, 2024

The Batman | Conheça 5 Produções que Podem ter INSPIRADO o novo Filme do Homem-Morcego

Nova adaptação não esconde que bebe de diversas fontes do cinema

O mais recente mergulho no universo do Cavaleiro das Trevas já está disponível para o público, e com ele uma chuva de referências, nem todas relacionadas aos quadrinhos. Algo que o diretor Matt Reeves não esconde quando fala do filme são as inspirações do cinema em geral que o pautou; como por exemplo a filmografia de David Fincher.

Todavia, a abordagem investigativa e soturna concedida à The Batman, não dificilmente, evoca semelhanças com outras obras que vão além da mencionada filmografia do diretor de Se7en; seja a nível de ambientação ou de como retratar o conflito interno de seu protagonista. Conheça abaixo algumas obras que acreditamos ser semelhantes em espírito ao novo longa do Homem-Morcego.

5) Jogos Mortais 2

Abrindo a lista com um item previsível, principalmente para aqueles que já conferiram The Batman, porém, não há como não relacionar ambos os projetos. Após o sucesso inesperado do experimento conduzido por James Wan em Jogos Mortais ficou evidente para o estúdio e produtores que aquela era uma potencial mina de ouro.

Os planos do Charada tem visível inspiração em Jigsaw.

A trama sobre um sequestrador movido por uma bússola moral muito questionável e que se utilizava de cenários elaborados para punir suas vítimas tinha reavivado o interesse pelo torture porn no início dos anos 2000. Com isso, Jogos Mortais 2 trouxe uma continuação para esse enredo, porém, trazendo um policial que investiga os crimes meticulosamente planejados de Jigsaw e, eventualmente, se torna um alvo do mesmo.

4) Perseguidor Implacável

Certamente o Charada não é o primeiro antagonista do cinema a ser abertamente inspirado no Zodíaco, o serial killer que aterrorizou o estado da Califórnia nos anos 60. Em 1972 foi lançado o primeiro capítulo da franquia Dirty Harry, protagonizada por Clint Eastwood, que conduzia o amplo movimento de mudança em Hollywood.

Harry Callahan e Scorpio tem dinâmica tão destrutiva quanto Batman e Charada

Na trama, o detetive Harry Callahan precisa parar um atirador que aterroriza a cidade de São Francisco. Seu modus operandi consiste em um rifle de alta precisão que o possibilita eliminar suas vítimas à distância. No entanto, o elemento mais curioso sobre si são os bilhetes endereçados à polícia, contendo chantagens no qual ele supostamente iria parar a matança em troca de um pagamento.

3) Cão Danado

Em 1949 o diretor japonês, Akira Kurosawa, lançou sua segunda obra; um filme policial intitulado Cão Danado. Na trama, um detetive tem seu revólver roubado enquanto viajava em um ônibus. Desesperado ele inicia uma investigação própria para encontrar o ladrão, tendo a ajuda de outro policial bem mais experiente.

O precursor dos filmes de “buddy cop” que muito pautaram a relação Batman e Gordon

Normalmente é atribuído ao filme o posto de um dos primeiros do tipo a serem produzidos no Japão; não só isso mas ele também está entre os mais antigos exemplares do subgênero buddy cops em geral. Há ainda mais um fator presente na obra que é a representação do Japão, e sua sociedade, no período pós Segunda Guerra e ocupação norte-americana. 

Ao longo de sua obsessiva busca pelo revólver roubado, o detetive precisa adentrar mais e mais nas profundezas daquela sociedade, revelando assim o quão falida ela se encontrava ao final da guerra, com muitos dos mais pobres não tendo quaisquer perspectivas de futuro, algo feito de maneira similar à abordagem de Gotham e como as classes menores são esmagadas.

2) Bullitt

O final dos 60 e grande parte dos 70 foi muito frutífero para o gênero policial, potencializados pelo apelo do cinismo junto ao público e o aumento da violência na sociedade da época. Tais ansiedades e temores serviam como fonte de inspiração constante para profissionais da indústria entregarem novas histórias que engajassem mais o público.

Não deixe de assistir:

A perseguição do Batmóvel exala a mesma intensidade de antigas sequências do tipo

É o caso de Bullitt, filme policial estrelado por Steve McQueen que traz um detetive com a missão de proteger uma importante testemunha contra a máfia de Chicago. Seguindo à risca a cartilha da época, o filme prioriza um visual sombrio e ambientes claustrofóbicos como um todo, com seu grande clímax sendo uma intensa perseguição de carros que potencialmente teve peso naquela envolvendo o Batmóvel e o Pinguim.

1) Operação França

Ambas as produções compartilham do mesmo design “sujo”

Certamente a epítome dos filmes policiais da década de 70, a obra de William Friedkin consolidou a atmosfera padrão para a época ao trazer o durão policial Popeye Doyle mergulhado em uma Nova York suja e perigosa, bem como tendo que lidar com poderosos criminosos.

Este é claramente um produto que representa o seu tempo e certamente foi uma das pedras base para obras atuais como The Batman; seja na questão do protagonista implacável ou do design de produção desesperançoso.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS