Em 2023, o aclamado cineasta Ridley Scott causou um alvoroço nos historiadores franceses ao trazer inúmeras imprecisões históricas ao épico de guerra ‘Napoleão’ – e parece que conseguiu o mesmo efeito com a antecipadíssima sequência ‘Gladiador II’.
Em uma recente conversa com o The Hollywood Reporter, a historiadora Dra. Shadi Bartsch, especializada em Roma Antiga e que leciona na Universidade de Chicago, comentou sobre os inúmeros equívocos já presentes no trailer do longa-metragem.
“Isso tudo é bobagem de Hollywood. Não creio que os Romanos sabiam o que era um tubarão”, ela afirmou, mencionando uma das cenas disponíveis no trailer.
Bartsch comenta, porém, que batalhas navais, de fato, aconteciam no Coliseu.
A cena dos rinocerontes na lendária arena de batalha, entretanto, é parcialmente respaldada em fatos, dizendo que “Marcial escreveu em 80 d.C. sobre um rinocerontes arremessando um touro em direção ao céu”; todavia, os animais em questão não tinham dois chifres, como mostrado no filme, mas apenas um. Além disso, não há quaisquer evidências de que os gladiadores, de fato, os usavam como montaria.
Um dos anacronismos mais gritantes apontados pela professora envolve uma cena em que um nobre Romano está bebendo chá em uma espécie de cafeteria, lendo o jornal da manhã – 1200 anos antes da invenção da imprensa.
“Eles tinham notícias diárias – Acta Diuma -, mas eram esculpidas e colocadas em certas localidades”, Bartstch aponta. “Você tinha que ir até lá, não era possível segurá-las em uma cafeteria. Aliás, eles não tinham cafeterias!”.
Lembrando que o filme será lançado no dia 14 de novembro nos cinemas nacionais.
‘Gladiador II‘ continua a saga épica de poder, intriga e vingança ambientada na Roma Antiga. Anos depois de testemunhar a morte do venerado herói Maximus, Lucius é forçado a entrar no Coliseu depois que seu lar é conquistado pelos imperadores tirânicos que agora comandam Roma com mão de ferro. Com a raiva em seu coração e o futuro do Império em jogo, Lucius deve olhar para o seu passado para encontrar força e honra para devolver a glória ao povo romano.
Além de Paul Mescal como o protagonista Lucius, a sequência do épico histórico também conta com Pedro Pascal (‘The Mandalorian’), Denzel Washington (‘O Livro de Eli’), Connie Nielsen (‘Advogado do Diabo’), Djimon Hounsou (‘Diamante de Sangue’), Joseph Quinn (‘Stranger Things‘) e May Calamawy (‘Cavaleiro da Lua‘).