Brincando, brincando, o ano de 2024 chegou ao fim. Entramos oficialmente no penúltimo mês de mais uma jornada. O tempo é cruel, mas também é relativo. Parece que ficamos mais tempo esperando algo acontecer, do que de fato experimentando tal evento. Ou seja, no caso dos cinéfilos, ficamos mais tempo esperando um filme chegar, pois quando ele de fato estreia, vem e vai, dando lugar a novos lançamentos no espaço de uma semana.
E você, quantos filmes conseguiu assistir em 2024? Não pense você, no entanto, que o ano não trará mais nada de substancial, pois em novembro teremos alguns dos filmes mais esperados do ano e que podem bagunçar as bilheterias, pedindo licença para ocupar as primeiras posições dos maiores sucessos. Só para você sentir o drama. Em especial, novembro traz três filmes que prometem mudar a hierarquia de poder das bilheterias em 2024. Confira abaixo.
07/11
Ainda Estou Aqui
Começamos o mês com o Brasil no Oscar! ‘Ainda Estou Aqui’ é a nova produção brasileira de enorme prestígio, que fez tanto sucesso em exibições em Festivais pelo mundo, que começou a despertar falatório de uma indicação real ao Oscar na categoria de filme estrangeiro. Com o governo certo no poder, ‘Ainda Estou Aqui’, que fala sobre os horrores da ditadura militar na década de 1970, se tornou o representante do país na disputa. E pode sobrar até mesmo para Fernanda Torres na categoria de melhor atriz. Já pensou? Seria o círculo perfeito, já que sua mãe, Fernanda Montenegro, é a única artista brasileira a ter sido agraciada com uma nomeação no maior prêmio do cinema mundial.
Operação Natal
De um filme forte, significativo e de impacto cultural, passando ao escapismo e puro entretenimento. O Natal chega mais cedo e em grande estilo com esta nova superprodução da Warner. Trata-se do novo blockbuster natalino de Dwayne “The Rock” Johnson. Coadjuvante, temos o “Capitão América” em pessoa, Chris Evans. Na trama, o Papai Noel foi sequestrado, e cabe à dupla formada por Johnson e Evans sair em seu resgate.
Não Solte!
O mais legal de cada mês no cinema é seu ecletismo, ou seja, lançamentos para todos os gostos e todo tipo de público. Os fãs de thrillers arrepiantes e terror não ficaram desamparados em novembro. É verdade que 2024 apresentou muitos filmes de qualidade dentro de tais gêneros, e aqui quem chega é a vencedora do Oscar Halle Berry, em uma obra que mistura a série ‘Lost’ e os filmes ‘Um Lugar Silencioso’ e ‘A Vila’. Na trama, Berry vive sozinha, reclusa em uma casa na floresta, criando os dois filhos pequenos. O acordo é: todos só podem sair do local se estiverem amarrados pela cintura em uma corda, para que possam voltar rápido para a segurança. Mas o que tem na floresta? Essa é a grande questão.
14/11
Gladiador II
Agora sim a parada ficou séria. Na introdução do texto eu disse que três filmes de novembro são fortes concorrentes ao top 10 das maiores bilheterias de 2024. E agora o primeiro deles aparece na lista. Falamos de ‘Gladiador II’, continuação do maior sucesso de 2000. ‘Gladiador’ venceu o Oscar de melhor filme e melhor ator, além de ter se tornado um verdadeiro fenômeno de bilheteria. Ao mesmo tempo, segue como um filme altamente adorado pelos fãs, mesmo com o passar de 24 anos de sua estreia. ‘Gladiador’ é um destes fenômenos da sétima arte. A pergunta que fica é: conseguirá sua sequência obter o mesmo prestígio? Torcemos para que sim.
Pássaro Branco
Por falar em continuações de filmes de sucesso, a palavra de ordem em Hollywood é capitalizar em cima de obras queridas. Bem, essa tendência pode ter começado em Hollywood, mas saiu de lá e se espalhou pelo mundo. Chegando até o Brasil, com continuações de ‘O Auto da Compadecida’ e os vindouros ‘Deus é Brasileiro 2’ e ‘Bruna Surfistinha 2’. Afinal, a intenção é apenas dar ao público mais do que ele ama. O que há de errado com isso? Aqui, quem vai tentar são os produtores de ‘Extraordinário’, filme estrelado por Julia Roberts, sobre um menino com deformidade facial. A continuação é centrada no menino que fazia bullying com ele. Sua avó, papel de Helen Mirren, relata como foi crescer durante o regime nazista na Europa.
20/11
Herege
Com estreia na quarta-feira, quem se adianta é um dos filmes de terror mais comentados desta segunda metade de 2024. O astro Hugh Grant conseguiu reinventar sua carreira, e aqui aparece como o primeiro grande vilão de sua filmografia. Um verdadeiro psicopata, digno de Jigsaw, da franquia ‘Jogos Mortais’. Ele decide fazer um jogo de gato e rato com duas adolescentes missionárias, que chegam à sua porta para levar a palavra de Deus. O sujeito desequilibrado resolve testar a fé das moças.
21/11
Wicked
O segundo grande lançamento de novembro chega no dia 21. ‘Wicked’ é a adaptação de um badaladíssimo musical da Broadway, que já foi levado para o mundo todo. A história é uma prequel do clássico ‘O Mágico de Oz’, um dos filmes mais adorados de todos os tempos. Os especialistas vêm anunciando há algum tempo que ‘Wicked’ será um dos maiores filmes de 2024. Seu público não é necessariamente formado por cinéfilos, o que pode se mostrar algo muito positivo. O público aqui é o chamado espectador casual, que sequer costuma ler veículos especializados em cinema e que forma a grande maioria da população.
A Linha da Extinção
Anthony Mackie (o novo Capitão América) e a brasileira Morena Baccarin são os protagonistas deste novo thriller de ação apocalíptico. Esqueça a comparação anterior com ‘Um Lugar Silencioso’ que eu fiz com ‘Não Solte!’; ‘A Linha da Extinção’ é o verdadeiro clone do filme no mês. Aqui, temos uma realidade onde monstros dominam a cadeia evolutiva. A sacada aqui é que esses monstros possuem um ponto fraco, assim como os de ‘Um Lugar Silencioso’. Mas ao invés de não poder fazer qualquer tipo de barulho, os monstros deste filme não conseguem subir a uma certa altura. Sendo assim, o que restou para a humanidade é viver em locais elevados (daí o título original ‘Elevation’), onde os monstros não conseguem chegar. Mas assim como ‘A Vila’, é preciso enfrentar o desconhecido para salvar a vida de uma pessoa querida.
28/11
Moana 2
O terceiro filme com chances reais de se tornar a maior bilheteria de 2024 chega no fim de novembro. Falamos da animação ‘Moana 2’. A Disney está com tudo este ano, sendo dona dos maiores filmes de 2024. ‘Divertida Mente 2’ é a maior bilheteira do ano até o momento, e será difícil alguém destrona-lo. Difícil, mas não impossível. O primeiro ‘Moana’ é um filme incrivelmente querido. O quão querido ele é? Se liga nesse dado: ‘Moana’, de 2016, foi o filme mais assistido durante a pandemia, somando a audiência de todos os streamings. Foi isso que levou o estúdio a lançar ‘Moana 2’ nos cinemas ao invés da Disney+, como era o plano originalmente.
Clube das Mulheres de Negócios
Fechando as maiores estreias de novembro, temos uma segunda produção brasileira de alto conceito. ‘Clube das Mulheres de Negócios’ é o novo trabalho da badala Anna Muylaert – responsável por ‘Que Horas Ela Volta?’, um dos maiores sucessos de nosso cinema nos últimos anos. Em seu nome filme, a diretora mistura drama, comédia e suspense, na história de dois jornalistas visitando um estimado, mas decadente, clube da alta sociedade de São Paulo. A sacada aqui é que os gêneros são invertidos, já que o local é comandado por poderosas mulheres de negócio (e não homens), que curtem entre outras coisas armas, caçadas e tudo o mais geralmente relacionado ao universo masculino.