
O quinto capítulo da franquia ‘Pânico’ chegou hoje, 13 de janeiro, aos cinemas brasileiros – e reviveu nosso amor pela icônica saga criada pelo lendário Wes Craven.
Nos convidando de volta à perigosa cidade de Woodsboro e trazendo a volta do mortal assassino em série Ghostface, o longa-metragem já vem sendo elogiado pela crítica especializada e deve se tornar uma das sensações de 2022 em pouquíssimo tempo. Mas, mais do que isso, a produção também nos relembrou de um dos gêneros mais populares do cinema contemporâneo – o slasher.
Pensando nisso e comemorando o antecipado lançamento de ‘Pânico’ nos cinemas, o CinePOP preparou uma lista com outros icônicas produções do gênero que você precisa conferir.
Veja abaixo e conte para nós qual o seu título favorito:
HALLOWEEN (1978)
Direção: John Carpenter
‘Halloween’ transformou Jamie Lee Curtis em uma das mais respeitadas e conhecidas scream queens do cinema – e ficou marcado na história como um dos mais importantes filmes slasher de todos os tempos. Na trama, Michael Myers (Tony Moran) é um psicopata que vive em uma instituição há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal para continuar seus crimes na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele.
SEXTA-FEIRA 13 (1980)

Direção: Sean S. Cunningham
A HORA DO PESADELO (1984)
Direção: Wes Craven
Antes de ‘Pânico’, Craven já havia dado vida a outra icônica saga do terror, intitulada ‘A Hora do Pesadelo’. Aqui, o diretor apostava todas as suas fichas em um slasher sobrenatural e introduzia o temido Freddy Krueger aos espectadores. Freddy é um serial killer deformado que tem garras de aço e que vive no mundo dos sonhos, tendo como alvo um grupo de adolescentes que não podem pegar no sono.
BRINQUEDO ASSASSINO (1988)
Direção: Tom Holland
EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO (1997)
Direção: Jim Gillespie
Em uma pequena cidade costeira, quatro adolescentes atropelam e supostamente matam um desconhecido. Com medo das conseqüências deste acidente, decidem se livrar do corpo e o jogam no mar. A vida de cada um dos quatro toma rumos diversos e um ano depois, eles se reencontram na mesma cidade e uma das jovens recebe um bilhete dizendo: “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”. Deste momento em diante mortes acontecem, todas causadas por um gancho de pescador.
A CASA DE CERA (2005)
Direção: Jaume Collet-Serra
Diferente do que muitos pensam, a obra dirigida pelo espanhol Jaume Collet-Serra não é um remake ou uma espécia de sequência da lançada em 1953, ainda mais levando em conta que a história de ambas é muito diferente entre si. O filme de 2005 gira em torno de um grupo de jovens a caminho de um jogo de futebol que é obrigado a pedir ajuda em uma estranha e arrepiante cidade fantasma.Estranhamente o único lugar aberto é o museu de cera local, que logo atrai a atenção dos protagonistas pela perfeição das esculturas. Porém, a verdade logo vêm à tona: as figuras expostas, na verdade, são humanos cujos corpos foram cobertos com cera.
SWEENEY TODD: O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET (2007)
Direção: Tim Burton
Quando pensamos no gênero slasher, ‘Sweeney Todd’ definitivamente não é o primeiro título que nos vem à cabeça. Entretanto, ele merece estar nessa lista por unir, em um mesmo lugar, diversos estilos narrativos diferentes. O musical, dirigido por Tim Burton e estrelado por nomes como Johnny Depp e Helena Bonham Carter, é centrado em um homem que foi injustamente preso por um juiz corrupto e perdeu a casa e a família. Ao sair da prisão, ele volta para sua cidade natal e jura vingança contra os podres habitantes de Londres, aliando-se a uma padeira psicótica para dar continuidade a seu sangrento plano.
VOCÊ É O PRÓXIMO (2011)
Direção: Adam Wingard
Dirigido por Adam Wingard, a história é centrada em um casal que convida seus filhos, já adultos, para celebrar o aniversário de casamento deles. A comemoração segue em frente, mas, na hora do jantar, velhas rivalidades ressurgem e criam um certo mal-estar entre os presentes. Justo quando a tensão está em seu ápice, algo quebra a janela da casa. A família é atacada por pessoas que usam máscaras de animais, instaurando o pânico naquela que deveria ser uma festa de celebração.
A MORTE TE DÁ PARABÉNS (2017)
Direção: Christopher Landon
Na trama, a estudante universitária Tree Gelbman maltrata as pessoas e não parece estar muito disposta a atender as ligações do pai no seu aniversário. No fim do mesmo dia, no entanto, ela é brutalmente assassinada por um mascarado. Acontece que ela sobrevive, ou melhor, acorda no mesmo e fatídico dia, em uma espécie de looping macabro que termina sempre com a morte da garota. Reviver este dia dá a Tree a chance de investigar quem é o seu assassino.
RUA DO MEDO (2021)
Direção: Leigh Janiak
A recente trilogia ‘Rua do Medo’, da Netflix, é um deleite para os olhos e uma das melhores adaptações cinematográficas dos últimos anos. Baseado na saga de romances infanto-juvenis de R.L. Stine, a narrativa nos leva para a macabra cidadezinha de Shadyside, Ohio, estendendo-se em três períodos diferentes e mostrando como seus habitantes são perseguidos por forças demoníacas e serial killers que podem estar relacionados com uma mortal bruxa que viveu por lá séculos atrás.