‘Os Sete Relógios’, adaptação do clássico romance de 1929 ‘O Mistério dos Sete Relógios’, da dama do crime Agatha Christie, chegou no último dia 15 de janeiro ao catálogo da Netflix – ampliando o expansivo panteão de uma das maiores escritoras do gênero no circuito audiovisual.
Contando com três episódios de uma hora cada, a trama é ambientada em 1925 e é descrita como um “drama espirituoso, épico e rápido”. O enredo acompanha uma luxuosa festa em uma casa de campo onde uma brincadeira parece ter dado terrivelmente errado. No final, cabe à mais improvável das detetives – a curiosa Lady Eileen “Bundle” Brent – desvendar uma trama arrepiante que mudará sua vida, revelando o mistério da casa de campo.
A produção é estrelada por Mia McKenna-Bruce, Helena Bonham Carter, Martin Freeman, Edward Bluemel, Nyasha Hatendi, Corey Mylchreest, Guy Siner e Alex Macqueen, reacendendo nosso interesse em clássicas histórias de mistério, principalmente do panteão Christie.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista separando filmes e séries do gênero para você conferir nos streamings e sanar o gostinho de “quero mais” que a adaptação da Netflix nos deixa.
Veja abaixo as nossas escolhas:
ASSASSINATO EM GOSFORD PARK (2001)

Onde assistir: Prime Video
‘Assassinato em Gosford Park’ é uma das produções mais aclamadas do gênero de mistério, conquistando a crítica e o público por conseguir navegar pelo drama e pela comédia de maneira comedida, ácida e contando com ícones do cenário britânico como Michael Gambon, Maggie Smith, Charles Dance, Kristin Scott Thomas, Kelly Macdonald, Geraldine Sommerville e outros atores e atrizes que exibem suas incríveis habilidades ao longo de quase duas horas e vinte.
A produção, que ampliou seus horizontes com elementos da sátira cinematográfica e rendeu a Helen Mirren uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, acompanha um grupo de ricos membros da sociedade inglesa da década de 1920, navegando pelas pretensões, mentiras e artimanhas da elite britânica que toma um rumo inesperado com o patriarca da família é assassinado.
A NOITE DAS BRUXAS (2023)

Onde assistir: Disney+
Kenneth Branagh sempre foi um grande apreciador dos escritos de Agatha Christie – e realizou seu sonho ao dar origem a um universo compartilhado comandado pelo prestigiado e famoso detetive Hercule Poirot, um dos personagens mais conhecidos do panteão da autora. Em 2023, o terceiro capítulo da franquia, ‘A Noite das Bruxas’, chegou aos cinemas e conquistou os fãs de mistério ao adaptar um dos romances mais difíceis de Christie de maneira coesa e satisfatória.
Ambientada após o período da 2ª Guerra Mundial, a trama acompanha mais um mistério aterrorizante com o retorno do célebre detetive Hercule Poirot. Agora aposentado e vivendo em um exílio auto imposto na cidade mais glamorosa do mundo, Poirot relutantemente assiste a uma sessão espírita em um palácio decadente e assombrado. Quando um dos convidados é assassinado, o detetive é jogado em um mundo sinistro de sombras e segredos.
TRUE DETECTIVE: TERRA NOTURNA (2024)

Onde assistir: HBO Max
Desde sua estreia, ‘True Detective’ se tornou um dos pináculos do gênero de mistério e suspense – por mais que tenha passado por alguns percalços na segunda e na terceira temporadas. Felizmente, quando Issa López assumiu o andamento da narrativa com um quarto ciclo intitulado ‘True Detective: Terra Noturna’, nosso interesse pela produção foi reacendido com uma torrente ígnea que incluiu o trabalho primoroso de nomes como Jodie Foster, Kali Reis e Fiona Shaw.
A trama é ambientada durante o longo inverno que se assenta em Ennis, Alasca, após seis homens que operam a Estação de Pesquisa Ártica Tsalal desaparecem sem deixar rastros. Para resolver o caso, as detetives Liz Danvers (Foster) e Evangeline Navarro (Reis) precisam confrontar a escuridão dentro delas e escavar as verdades amaldiçoadas que estão enterradas sob o gelo eterno.
ASSASSINATO NA CASA BRANCA (2025)

Onde assistir: Netflix
A subestimada série ‘Assassinato na Casa Branca’, da Netflix, estreou no ano passado e acompanhou a popularização das comédias de mistério que a franquia ‘Entre Facas e Segredos’ havia conquistado nos anos anteriores. Trazendo nomes como Uzo Aduba, Giancarlo Esposito, Molly Griggs, Randall Park e Kylie Minogue, a produção é uma sólida e funcional narrativa que não se leva a sério a ponto de se tornar cansativa, e se vale de um espirituoso e complexo cosmos guiado pela presença marcante de Aduba como a Detetive Cordelia Cupp.
Contando com Paul William Davies e Shonda Rhimes como produtores executivos, a produção, que infelizmente foi cancelada pela gigante do streaming após uma temporada, é centrada em um Jantar de Estado na Casa Branca que culmina em uma trágica morte. A princípio dada como suicídio, as coisas tomam um rumo diferente quando uma genial detetive é escalada para a investigação, descobrindo um plano muito mais intrincado do que imaginava – e que envolve todos os membros que lá vivem.
VIVO OU MORTO: UM MISTÉRIO KNIVES OUT (2025)

Onde assistir: Netflix
Rian Johnson encontrou uma mina de ouro quando deu origem ao primeiro capítulo da franquia ‘Entre Facas e Segredos’. Construindo um cosmos ao mesmo tempo original e nostálgico, o realizador apresentou o Detetive Benoit Blanc ao mundo ao escalar o sempre incrível Daniel Craig como o investigador – arquitetando uma análise sarcástica sobre a condição do ser humano e do exagero da própria elite através de enredos envolventes e perigosos.
No ano passado, Johnson nos presenteou com a terceira entrada da franquia, ‘Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out’. O estelar elenco contou com o retorno de Craig como Benoit, além de nomes como Josh O’Connor, Glenn Close, Cailee Spaeny, Josh Brolin, Andrew Scott e Kerry Washington, todos envoltos em um mistério impossível e insolucionável. Na trama, Benoit se alia com um jovem padre para investigar um crime hediondo na igreja de uma cidadezinha que tem uma história sombria.


