quarta-feira, abril 24, 2024

Gostou de ‘Top Gun’? 10 filmes para você que ama AVIAÇÃO…

O universo da aviação sempre gera um grande fascínio quando pensamos nas inúmeras variáveis que compõem o simples ato de voar. Ao longo do tempo, no mundo do cinema, tivemos várias histórias que se passam em engenhosas maravilhas que voam. Algumas dessas, nos colocam conflitos, situações, até casos reais de problemas que viram pontos reflexivos para todos que amam aviação. Pensando nisso, e tentando ser bem diversos e diferente de listas que tem por aí, fizemos uma lista de 10 filmes para você que ama aviação:

Queda Livre: A Tragédia do Caso Boeing

Quando o poder e o lucro se tornam ferramentas egoístas sem pensar no próximo. Chegou recentemente ao catálogo da Netflix o documentário produzido por Ron Howard, Queda Livre: A Tragédia do Caso Boeing. Ao longo de uma hora e meia de projeção vamos descobrindo variáveis importantes deixadas de lado por uma das principais empresas da aviação comercial que visando sua reestruturação, ações, dinheiro, lucro abandonou princípios básicos de segurança ocasionando perdas humanas em dois polêmicos acidentes aéreos em um curto intervalo. No documentário, muito bem conduzido pela cineasta Rory Kennedy, indicada ao Oscar 2015 na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem por Last Days in Vietnam, vemos as dores das famílias, as investigações de um jornalista de um jornal norte-americano, depoimentos de especialistas em aviação que buscam entender como a omissão fora ator importante para essas tragédias.

 

Vidas ao Vento

Em uma época de afirmação militar buscada por todas as grandes potências do planeta, toda a esperança da aviação japonesa se encontra nas mãos do sonhador engenheiro Jirô Horikoshi. O jovem míope sempre sonhou em ser um grande piloto mas por não ter todas as qualidades para tal se forma na universidade entre os primeiros da turma e se torna uma referência como designer de aviões. Quando consegue uma chance para trabalhar em uma grande fábrica, Jirô precisará sonhar cada vez mais para realizar seu feito mais marcante. Ao mesmo tempo, encontra o grande amor que sofre com uma doença maligna.

 

Não deixe de assistir:

Livre para Voar

O longa, que foi lançado em janeiro de 1999 nos EUA, conta a história de Richard um sonhador que é fascinado por aviação. Um certo dia, decide tentar voar (com uma bugiganga inventada por ele) no prédio onde trabalha sua namorada; o desfecho é de um total fiasco. Após o ocorrido, perde a namorada e começa a ter uma crise emocional muito forte e decide se mudar de Londres (cidade onde residia). Em um novo lugar, cheio de montanhas, dedica-se à algumas horas de serviços comunitários (para compensar o incidente do Vôo). Assim, entra em sua vida Jane Hatchard, uma jovem de apenas 25 anos que possui uma doença degenerativa. A função de Richard agora é cuidar dessa jovem e aos poucos uma grande amizade vai sendo criada mesmo após um pedido peculiar da corajosa jovem.

 

11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente

Durante o documentário, que possui passagens atuais e filmagens obtidas da época, vamos acompanhando todas as decisões do alto escalão do comando norte-americano em todas as horas seguintes ao atentado às torres gêmeas. O medo e a tensão tomam conta de boa parte do que vemos, inclusive para os jornalistas que sempre acompanhavam o presidente que à bordo de Força Aérea 1 (avião do Presidente dos Estados Unidos) decolagem a aterrissavam sem saber para onde iriam pois até o avião mais seguro do mundo poderia ser alvo dos terroristas naquele dia.

 

Sully: O Herói do Rio Hudson

Na trama, conhecemos a história do incrível do pouso heróico no Rio Hudson de um avião nos Estados Unidos, com lotação, e todos escapam ilesos. Analisando todo o contexto do acidente, e os problemas sucessivos logo após a decolagem, o longa metragem faz um completo raio-x também do comandante do avião, o piloto Chesley ‘Sully’ Sullenberger (Tom Hanks) e toda a burocracia que ele e o co-piloto Jeff Skiles (Aaron Eckhart) para provar que a melhor decisão foi a tomada.

 

O Vôo

Na trama, acompanhamos a trajetória conflituosa de Whip Whitaker (Denzel Washington) um piloto de aviões comerciais, alcoólatra, usuário de drogas, que se torna o grande queridinho da mídia colocado, como um herói norte-americano, quando consegue pousar uma aeronave em inúmeras condições adversas, após uma pane no sistema. Quando passam alguns dias, a ficha cai para outras versões dos fatos: ele estava sobre a influência de drogas e álcool no momento do acidente e agora precisa lutar contra si mesmo por não aceitar seu novo status de grande salvador da pátria.

 

Apollo 10 e meio: Aventura na era Espacial

A criatividade para entender os contextos de uma época que não volta mais. Em Apollo 10 e meio: Aventura na era Espacial, disponível na Netflix, o cineasta texano Richard Linklater volta as suas origens para resgatar memórias dentro de uma fábula impossível sobre a ajuda de um menino na ida do homem à lua. Em criativos 97 minutos de projeção assistimos, sempre com uma ótima dose de bom humor os conflitos de toda uma geração repleta de acontecimentos ao seu redor que definiriam lutas e reflexões durante muitos anos.

 

7500

Lançado em 2019 na Prime Video, 7500, protagonizado por Joseph Gordon-Levitt, nos mostra uma ação terrorista em um voo em uma parte da Europa e as escolhas que um co-piloto precisa tomar.

 

Top Gun: Maverick

Um estrondoso sucesso em todo o mundo, o recente filme lançado Top Gun: Maverick, nos mostra Tom Cruise de volta ao papel de Pete ‘Maverick’ após 36 anos! Na trama, ele é selecionado para treinar novos pilotos para um perigoso objetivo atrás das linhas inimigas.

 

O Aviador

Contando a história real de Howard Hughes, personagem intrigante de décadas atrás, Leonardo DiCaprio teve a grande chance de levantar a estatueta do Oscar pela primeira vez, porém, acabou não levando o prêmio. Com um elenco muito bom, Scorsese fez de tudo para criar um grande filme e conseguiu. É impressionante como Leo cresce quando trabalha com esse diretor, talvez a melhor atuação da carreira dele até hoje.

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS