domingo, junho 23, 2024

Grammy Awards 2023 | Quem será indicado à próxima edição da premiação?

Os Grammy Awards se configuram, até hoje, como a maior premiação da música – e, apesar das várias controvérsias ao longo dos anos, o gramofone dourado ainda é cobiçado por qualquer artista que se lance no cenário fonográfico.

Agora que estamos a poucos dias do anúncio de nomeações, é apenas normal que pensemos quem deve ser indicado às categorias mais disputadas do evento – e são vários os nomes que devem e merecem aparecer, incluindo BeyoncéAdeleKendrick Lamar.

Pensando nisso, o CinePOP separou uma lista prevendo quem será nomeado nas principais categorias do Grammy: Álbum do AnoMúsica do AnoGravação do AnoArtista Revelação.

Confira:

ÁLBUM DO ANO

FORTES CONCORRENTES
Renaissance, Beyoncé
30, Adele
Harry’s House, Harry Styles
Mr. Morale & the Big Steppers, Kendrick Lamar
MOTOMAMI, ROSALÍA
Un Verano sin Ti, Bad Bunny
In These Silent Days, Brandi Carlisle
=, Ed Sheeran
Encanto, Vários Artistas
Honestly, Nevermind, Drake

POSSÍVEIS APARIÇÕES
Red (Taylor’s Version), Taylor Swift
Traumazine, Megan Thee Stallion
Dance Fever, Florence + the Machine
Special, Lizzo

Beyoncé é um dos atos mais longevos da indústria da música contemporânea – e já deveria ter levado a principal estatueta do Grammy para casa já em 2013. Entretanto, Queen B nunca conseguiu o feito, mas pode estar perto de conquistar o Álbum do Ano com o irretocável ‘Renaissance’, que se tornou um sucesso crítico e comercial (e este prêmio só iria ajudar a cimentar sua importante representatividade no mainstream).

Mesmo assim, outros atos devem ser considerados na lista, tendo grandes chances de levar. Temos Adele com seu também ovacionado comeback ’30’Kendrick Lamar com o incrível ‘Mr. Morales & The Big Steppers’, que poderia vingar sua inexplicável perda na premiação de 2016; ROSALÍA tem altas chances de ser indicada pela primeira vez a Álbum do Ano com ‘MOTOMAMI’. Bruno Mars, por sua vez, poderia ser condecorado com mais uma estatueta na categoria com ‘An Evening with Silk Sonic’, performado ao lado de Anderson Paak. com o ato Silk Sonic (o que não seria surpresa, visto que este ano foram premiados com Gravação do AnoMúsica do Ano pela faixa “Leave the Door Open”), mas a dupla resolveu não submeter a produção para o próximo evento.

A maior dúvida, entretanto, reside sobre The Weeknd. Para aqueles que não se recordam, o artista foi esnobado no Grammy 2021 e não foi relembrado em nenhuma das categorias – o que causou comoção generalizada no público e o levou a dizer que não iria mais submeter nenhuma produção para o evento (mesmo que ‘Dawn FM’ seja merecedor não apenas das indicações, mas dos prêmios). Além dele, Taylor Swift pode conseguir sua sexta nomeação na categoria com ‘Red (Taylor’s Version)’, enquanto a trilha sonora de ‘Encanto’ pode ser tornar o primeiro álbum de um filme animado a abarcar uma aparição na lista.

Não deixe de assistir:

MÚSICA DO ANO

FORTES CONCORRENTES
N95, Kendrick Lamar
Easy on Me, Adele
Break My Soul, Beyoncé
About Damn Time, Lizzo
As It Was, Harry Styles
First Class, Jack Harlow
We Don’t Talk About Bruno, Encanto (OST)
Moscow Mule, Bad Bunny
Smokin’ Out the Window, Silk Sonic
All Too Well (10 Minute Version), Taylor Swift

POSSÍVEIS APARIÇÕES
Hold My Hand, Lady Gaga
Boyfriend, Dove Cameron
Saoko, ROSALÍA

Mais uma vez, é bem provável que os artistas indicados a Álbum do Ano faturem indicações nas outras categorias principais – o que implica em “Break My Soul”, de Beyoncé“Easy On Me”, de Adele, e “As It Was”, de Harry Styles, como os favoritos para serem relembrados em Música do Ano. As três canções alcançaram o topo da Billboard Hot 100 e ganharam aclame por parte da crítica – e isso dificulta o trabalho para saber quem poderá ganhar a estatueta.

“N95”, de Kendrick Lamar“Moscow Mule”, de Bad Bunny, e “We Don’t Talk About Bruno”, da trilha sonora de ‘Encanto’ (e que, nesse caso, contemplaria Lin-Manuel Miranda) também têm grandes chances de serem nomeadas. Já nas possíveis aparições, não podemos descartar aparições de ROSALÍA com o aclamado single de ‘MOTOMAMI’“Saoko”; Lady Gaga com a impecável arena-rock de “Hold My Hand”, do filme ‘Top Gun: Maverick’; e Taylor Swift com o relançamento de dez minutos de “All Too Well”, de ‘Red (Taylor’s Version).

GRAVAÇÃO DO ANO

FORTES CONCORRENTES
Hold My Hand, Lady Gaga
Break My Soul, Beyoncé
All Too Well (10 Minute Version), Taylor Swift
Easy On Me, Adele
Boyfriend, Dove Cameron
N95, Kendrick Lamar
As It Was, Harry Styles
About Damn Time, Lizzo
First Class, Jack Harlow
We Don’t Talk About Bruno, Encanto (OST)

POSSÍVEIS APARIÇÕES
Woman, Doja Cat
Saoko, ROSALÍA
Smokin’ Out the Window, Silk Sonic
Sweetest Pie, Megan Thee Stallion & Dua Lipa

Enquanto Música do Ano condecora as melhores composições, Gravação do Ano engloba o artista em si e a produção de determinada faixa. Por essa razão, inúmeros artistas têm chance igual de levar a estatueta para casa – e, nesse quesito, Beyoncé volta a se posar como uma das favoritas para conquistar uma indicação e, possivelmente, ganhar o prêmio com “Break My Soul”. Novamente, Adele também mostra-se como forte concorrente com “Easy On Me”, enquanto Taylor Swift pode abocanhar sua quinta indicação na categoria por “All Too Well (10 Minute Version)”.

Lady Gaga também pode dar as caras na categoria com “Hold My Hand”, cuja estrutura arena-rock oitentista foi bastante elogiada pelos críticos, reunindo-a com Benjamin RiceBloodPop na produção da faixa. E, por incrível, Dove Cameron, ex-estrela do Disney Channel, também tem chance de faturar uma indicação com o lançamento de “Boyfriend”, que inclusive entrou para a nossa lista de melhores canções de 2022 até agora.

ARTISTA REVELAÇÃO

FORTES CONCORRENTES
Em Beihold
GAYLE
Dove Cameron
The Linda Lindas
Mitski
Morgan Wade
Bailey Zimmerman
Zach Bryan
Latto
Anitta

POSSÍVEIS APARIÇÕES
Wet Leg
Muni Long
Lauren Spencer-Smith

A categoria de Artista Revelação sempre é uma das mais complicadas de se prever – afinal, novos talentos surgem a todo momento no cenário da música e podem fazer um sucesso crítico e comercial inesperado. Dentro da lista que separamos, GAYLE é uma das que mais tem chance de ser relembrada – afinal, ela fez um barulho tremendo com “abcdefu”, alcançando o terceiro lugar na Hot 100Dove Cameron, que vem ganhando expressivo espaço na indústria, também pode aparecer (apesar de não ser considerada uma artista nova, visto que já fez outras incursões).

Latto também tem chances de ser indicado, visto que ganhou o mesmo prêmio no BET Awards em junho deste ano – e sua canção, “Big Energy”, ocupou o terceiro lugar da Hot 100. E o grupo conhecido como The Linda Lindas causou grande impacto com o lançamento de “Racist, Sexist Boy”, que levou para casa a condecoração de Melhor Gravação Punk no Libera Awards, também em junho. E, vindo com bastante surpresa, a cantora e compositora brasileira Anitta tem enormes chances de ser nomeada, considerando a extensiva campanha que sua gravadora vem fazendo – e o fato de ela ter quebrado inúmeros recordes mundiais (há possibilidade, inclusive, de que o hit “Envolver” dê as caras em algumas das outras categorias).

Quem você acha que será indicado ao Grammy 2023?

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS